O lugar é o mais simples possível. Na frente, funciona a peixaria.
Atrás, os proprietários colocaram algumas mesas bem pequenas e apertadas, pintaram as paredes com cenários (bizarros!) de beira mar, colocaram um som ambiente de gaivotas gritando, et voilá! Estranho? Sim, mas não se engane, é maravilhoso! Para você ter uma ideia, o lugar foi apontado como um dos melhores endereços de Paris por Alain Ducasse, o grande chef francês.
Fomos experimentar a pequena peixaria enquanto estávamos no Le Meurice. A ideia era comer ostras, tomar um vinho, e depois ir jantar no Palais Royal. Pois o programa foi tão bom que acabou virando jantar e o Palais Royal ficou para outro dia.
Primeiro, pedimos as famosas ostras, já que são o carro chefe do lugar. Você escolhe o tamanho e o tipo, de acordo com o gosto e o bolso. Os preços variam entre aproximadamente 25 e 70 euros a dúzia. Para acompanhar, pedimos uma taça de Sancerre.
Aí empolgamos e o Palais Royal foi pras cucuias. Pedimos na sequência camarões para mim, que sou menos corajosa. E frutos do mar para o maridon. Ouriço e outras coisas que nunca antes tínhamos visto ou ouvido falar. Ele foi alertado que não seria fácil, mas foi em frente.
Bem, a segunda parte para mim foi maravilhosa. Para meu marido, forte! Para vocês terem uma ideia, ele disse que algumas das conchas tinham gosto de tétano! Sabe-se lá que gosto isso tem, mas eu não tive coragem de experimentar. Mesmo meu querido padrasto Alby, que é praticamente um pescador corso, não soube identificar os frutos do mar servidos.
Mas comer ostras e camarões tão frescos e de uma qualidade tão excepcional e poder experimentar (mesmo que via o marido) coisas tão raras, foi uma experiência única. Para nós, um luxo puro. Mesmo o lugar sendo bem tosco e, a princípio, a antítese do luxo.
Se você gosta de frutos do mar, anote este endereço.
L’Écume Saint-Honoré: 6 rue du Marché-Saint-Honoré | 75001
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Écume Saint-Honoré
Outros posts da série Luxo em Paris:
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
65 Comentários
Claudia Maria
Jane Curiosa
Você pode dizer o nome do hotel? Acho que seria importante.
Mauricio Christovão
Esse post fez rodar os carretéis da minha memória(sim, minha memória ainda é de fita…), quando vi em Cap Froid nos anos 60 um outro caçador submarino quebrando e comendo um ouriço do mar. Cru!!! Fui conversar com ele e descobri que era francês, mas já morava no Brasil há algum tempo. Gosto muito de frutos do mar, mas confesso que do ouriço só provei os espinhos no pé(ai!!!), nos “endless summers” dos anos 60 e 70…
Jane Curiosa
Enfim,agora é continuar…lojas de artigos esportivos,Apple,lanchonetes,restaurantes, RATP,lojas de perfumes,infantil,masculinas e femininas…mas o gasto feito logo no início da escalada de consumo sendo feita no próprio hotel onde ficamos me deixou perplexa,irada e realmente chocada. Questionei(telefonei) para o hotel,e…espero uma resposta que até agora não aconteceu.Já o meu cartão teve de ser trocado esta semana,pois segundo nosso banco,houve tentativa de clonagem.Adivinhem aonde? E eu sómente usei esse cartão duas vêzes no exterior:Madrid e …Paris…no hotel!
Madá
Dica anotadíssima! Adoro ostras e nada como o inverno para degustá-las. Acho que para comer ostras o ideal é em casa ou num pé sujo (confiável) mesmo, pois a degustação “in natura” não combina muito com um restaurante formal… O que mais gosto dessas ostras “afinadas” é que elas não tem aquela consistência mole, meio leitosa, são translúcidas, pretinhas na ponta e deliciosas. Quanto mais tempo de “afinamento” mais cara é a ostra, fora a procedência etc.
Jane Curiosa
Putz! Cliquei errado…
Jane Curiosa
O lixo no luxo: Bem,começo por dizer que pensei bastante sôbre o que vou aqui contar:Meu marido,apesar dos cuidados, teve o cartão de crédito roubado.em Paris.Comeu bola?Sim.Acontece que um dos primeiros “usos” do mesmo se deu (fiquei bem chocada ao tomar conhecimento disso) no hotel em que estávamos hospedados.Aconteceu no último domingo de nossa estadia na cidade.Meu marido se deu conta que estava sem o cartão,na segunda-feira ,logo após o café da manhã;queríamos trazer um presente para o nosso filho.Ao se dar conta do “sumiço”,esperou até conseguir falar com a nossa gerente no Brasil.Aí,soube que o cartão havia sido bloqueado,pois haviam sido ultrapassados os números de tentativa para saque.Após isso foi até a polícia onde registrou o fato.PONTO.Já no Brasil,tomamos conhecimento da extensão do acontecido: À partir das cinco horas da tarde de domingo até a hora,na segunda-feira, em que o nosso banco foi comunicado, alguém fez um verdadeiro festival de gastos:G.Lafayette,Fenac
Marcelle
Oi Lina! Estou de volta ao Brasil e ja to com saudade de Paris! Simplesmente A-M-E-I. Tenho fotos da Torre Eifel de todos os angulos possiveis e imaginaveis rsrs. Vi muita gente com o seu guia na mao! rsrs Adorei a dica da sopa de cebola, sensacional!!!!! A decoracao dos cafes achei muito aconchegante, muito charmosa…a cara de Paris!! Ate o frio estava uma delicia. Achei os franceses bastante solicitos. Espero um dia poder voltar!
Lina
Marcelle
Que bom que você gostou. Volte sempre.
HUGO F DE CARVALHO
Olá Lina,
Achei ótima a dica; adoro ostras e frutos do mar. Mas concordo com a turma que já comentou: Achei o preço salgado. Na França, tenho pago a Ostra Grande entre 10 e 12 Euros a dúzia.
Suely
O preço está um pouco ” salgado”, um verdadeiro luxo!
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Adorei o post!!! O CP que gosto, com Paris que só o CP tem! Beijos Lina e um 2013 bem legal!