Ir ao Le Grand Véfour, em Paris, é muito mais do que uma experiência gastronômica. Além de experimentar a culinária estrelada (2 estrelas pelo Guia Michelin) do chef e proprietário do restaurante, Guy Martin, trata-se de uma imersão na história e na cultura da cidade.
Há mais de duzentos anos, o Grand Véfour funciona dentro do Palais Royal, um dos pontos mais bonitos da cidade.
Ao chegar, fomos levados à nossa mesa. Ou melhor, à mesa de Victor Hugo, conforme nos anunciou orgulhosamente o garçom. Mas poderia também ser a mesa da Colette, de Jean Cocteau ou de Napoleão e Josefina, todos eles frequentadores do restaurante.
O décor do restaurante é ainda mais impressionante do que a fama e a idade dos seus clientes. Classificado como monumento histórico, a casa preservou a decoração ao longo dos anos: painéis pintados nas paredes e no teto, muito dourado, espelhos e sofás vermelhos. Pela janela, vemos o jardim do Palais Royal.
E não é só o passado que garante a fama do restaurante. O chef e atual proprietário Guy Martin, apesar de ter perdido uma estrela do Michelin, conseguiu manter a casa na lista dos melhores restaurantes da cidade. A cozinha é clássica. Os ingredientes utilizados são de excelente qualidade.
Ponto também para o serviço. O pessoal, com anos de casa, é visivelmente orgulhoso de fazer parte daquela história. O resultado são garçons, maître e sommelier super bem humorados e gentis.
Comemos lagostins e caviar (Oscietra!!!) de entrada.
Na sequência, fomos de parmentier de rabada e ravioli de foie gras.
Cometemos o exagero de pedir um prato de queijos para finalizar. E não nos arrependemos.
A conta? Cara. Ainda mais que exageramos em tudo. Sem o vinho, pagamos 200 euros por pessoa. Mas não é qualquer dia que se vai a um restaurante com mais de 200 anos de história, não é? Saímos felizes da vida e fomos caminhar pelas arcadas do Palais Royal.
O Chef do Grand Véfour possui uma escola em Paris para leigos que gostam de comer bem. Clique aqui para ler artigo sobre o Atelier de Guy Martin e seus cursos.
Le Grand Véfour: 17 rue de Beaujolais | 75001
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Isabela Almeida
Lina, adoro viajar nas suas experiências gastronômicas… São um deleite! Belíssimas fotos!
Madá
Viajei nos pratos escolhidos! Que vontade de conhecer. Por enquanto, experimentei o restaurante mais simples dele, na rue de Bréa, quando era o Sensing, e adorei, mas agora virou Italia e ainda não conferi. Porém, o ambiente é o mesmo, moderno e relaxante.
Beth
Paulo R Filomeno
Nenhum problema!
MUITAS pessoas não tomam bebidas alcoólicas por motivos religiosos e até de saúde!
Ou simplesmente porque não gostam…
Pode pedir uma água mineral para acompanhar os pratos na maior traquilidade.
Abs.
Marcia Lube
Já estava pensando em ir. E depois do post, só tenho uma certeza : vou !!!
Paulo R. Filomeno
Aos amigos do Conexão Paris, uma pergunta, na qual outro dia pensei, mas não soube nem imaginei a resposta correta: Alguém que frequente um restaurante como esse e decline de tomar vinho (por qualquer motivo, seja religioso, de saúde, não importa) estará cometendo uma gafe? Nesse caso, há uma bebida “substituta” para tentar contornar ou é melhor pedir qualquer uma porque a gafe já foi cometida? Abraços a todos.
Lina
Paulo
Beth tem razão. Não é obrigatório pedir vinho. Decline e pronto.
Beth
Maria das Graças
O Grand Véfour é pequenininho mas é o maior charme!
E como se come bem lá…
Sem falar no chef, que é o maior defensor da culinária francesa.
Abs.
Maria das Graças
Beth e Dodô, onde voces estavam?
Sobre o Grand Véfour, com a paixão que o Guy Martin demonstra ter pelo que faz deve ser uma experiência e tanto uma refeição lá.
Evandro Barreto (Dodô)
Ah, o Véfour! Ali, a gente chega a supeitar que, em determinados lugares e momentos, a vida conspira a nosso favor. A localização perfeita, a decoração que atravessa o tempo sem perder o brilho, as opções que o menu e a carta nos descortinam, a História que nos recebe em cada mesa, o orgulho de pertencer que o pessoal da casa nos demonstra sem arrogância e com um sorriso permanente – tudo se soma para uma experiência inesquecível. E a estrela que os tristes tiraram do Guy Martin cintila mais do que nunca no céu de quem está de bem com a vida.Obrigado por este post que nos faz a cabeça e nos alegra o coração.
a
Adriana Pessoa
Lugar lindo, me lembrou imediatamente o Tavares Rico, em Lisboa, pela decoração, os pratos, a história das mesas e seus personagens….enfim,para anotar já!
Beth
Belíssima escolha, um jantar e tanto…