Desde o primeiro número, publicado em 2002, eu sigo as aventuras do Gato do Rabino – Le Chat du Rabin – de Joann Sfar.
Joann Sfar é um dos autores de comics mais interessantes da sua geração. Hoje ele tem 900.000 exemplares vendidos e traduzidos em quinze línguas, entre elas hebreu e árabe.
Trata-se da história de um rabino, homem bom, que vive com sua filha Zlabya, um papagaio barulhento e um gato racionalista e loucamente apaixonado pela sua proprietária. Tendo comido o papagaio, o gato descobre que pode falar. O rabino o proibe de ver sua filha porque ele diz somente verdades que machucam.
Nos primeiros números a ação se desenvolve em torno das discussões entre gato e rabino sobre o Talmud e os jogos de sedução do animal para conquistar o coração da bela Zlabya. Disposto a tudo, ele concorda mesmo em fazer o seu Bar-Mitsvah.
O dom da palavra foi temporário, e de novo mudo ele não interessa mais ninguém a não ser um pintor russo, hóspede de Chagall. Este homem deseja conhecer Jerusalém.
E por aí vai, eles todos partem em Citroen e percorrem os países africanos. A história é longa e absolutamente fascinante. Ela denuncia o imaginário colonial e conta o drama e a universalidade da “bêtise humaine”.
Le chat du Rabin se transformou em filme ( cliquem aqui para verem o trailer ). O desenho é delicado e a técnica de animação muito bem feita. Mas como sempre desconfio das interpretações, aconselho comprarem os albuns comics que são absolutamente maravilhosos.
Vão se divertir e aprender o francês.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
16 Comentários
Alex Costa
Desculpe,
pt-br = Português-Brasil
Tomate Confit
Pessoal,
Sobre o Festival de Cinema Francês, vi que ele acontece em 22 cidades no Brasil este ano, muito bom! Vi no site também que no sábado, 11 de junho, a animação “Um gato em Paris” será exibida ao ar livre no Rio de Janeiro, no Forte do Leme, às 18 horas, dentro da Programação do Festival. Dever ser um programa lindo para quem estiver na cidade maravilhosa.
Abraços,
Soraya.
Ana Lucia
Lina, obrigada pela atenção, entrei no site e vi a lista de taduções.
Já encomendei na Livraria Cultura ois dois volumes disponíveis em português.
Abs
Isabel A
Preto e branco, Alex? Que pena! Onde?
Alex Costa
Aqui no Brasil, vende o volume 1 e 2 em pt-br.