A música La Mer ficou conhecida no mundo inteiro no final da década de 50, quando o norte-americano Bobby Darin gravou a versão em inglês batizada de Beyond the sea. A música chegou ao sexto lugar da Billboard em 1958 e ficou tão conhecida que até hoje muita gente se surpreende ao descobrir que essa ela é originalmente francesa.
La mer foi composta por ninguém menos que Charles Trenet, em 1943 e, reza a lenda, foi escrita em 20 minutos em uma viagem de trem feita pelo compositor. Dizem ainda que Trenet a escreveu em um pedaço de papel higiênico fornecido pela SNCF (companhia ferroviária francesa).
A canção foi primeiramente oferecida à cantora Suzy Solidor, que a rejeitou dizendo “canções sobre o mar me aparecem umas 10 por dia”* (tradução livre de: “Des chansons sur la mer, on m’en envoie dix par jour!”). Em 1946, o produtor musical Raoul Breton convence Trenet a cantar ele mesmo a composição e, claro, La mer foi sucesso imediato na França, entrando, de uma vez por todas, para o hall de clássicos da chanson française.
Aí embaixo, você pode ouvir 03 versões de La Mer. A original, de Charles Trenet; a de Bobby Darin; e uma outra mais recente, de Robbie Williams (que aparece na trilha sonora de Procurando Nemo, da Pixar, que eu vi de novo anteontem e me inspirou a escrever este post).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
42 Comentários
Pernelle
Boa tarde!
Eu particularmente não aprecio música francesa cantada em outros idiomas.
Gostei do Charles Trenet
Europa é outra história, tem cultura.
Misturar estações eu não aprecio.
Espero que considere meus comentários como críticas construtivas.
E peço-lhe, mais uma vez, gentilmente, que mostre os antigos acordianistas de Paris………..apenas franceses.
Muito grata e desejo-lhe ótima semana.
Cumprimentos fraternos.
Pernelle
Vivi
A música é linda.
As músicas de hoje não nos emocionam como as de outrora…
Não conhecia a versão francesa, mas é tão linda quanto.
E eu não gosto de Robibie Williams… É muito teatro e pouco sentimento!
LuciaC
Penelope,
ao final do clip Boum! me aparce Django Reinhardt! Wow!
Django+ Stephane Grappelli –> –> —>Zaz ! e outros e outros
–> Jazz Manouche!
Onde foi parar o Jazz Manouche?
“Je Veux”.
Adoro!!!
Nada acontece por acaso!
LuciaC
Adorei Eymard!!
Vi o filme, consegui rever o clip, finalmente!
Mr Bean vislumbra LaMer por uma nesga e segue atraído por seus “reflects d’argent”. Hipnotisado levita por obstáculos que se transformam em caminho ideal para o “bergere d’azur infinie”.
É de bater palmas!
Final apoteótico!
“La Mer qu’on voit danser”!
Você lembra da cena das ostras no Train Bleu?
Penélope,
quem não tem passado, não tem futuro!
Charles Trenet “‘a bercé mon coeur pour la vie”!
Minha mãe que não era de “boi da cara preta” me embalou e cresci ao som de:
” …un mot, je vais le dire : je vous aime, c”est ridicule c’est boheme, c’est jeune et c’est triste aussi…vous…que passez sans me voir…!”
“oui je t’aime et je te donne ce poeme, oui je t’aime, dans la joie ou la douleur…douce France!”
“Ce soir c’est une chanson d’ automne dans la maison qui frissonne
et je pense aux jours lointains…que reste-t-il?…”
e outras mais que não lembro agora…”Je t’ attendrai, car l’oiseaux qui s’enfuit vient chercher l’oubli dans son nid…” me veio…também é de Charles Trenet?
Pois me ficou tudo isto, tudo de bom, muito bom!
Meu coração faz “Boum!” …e agradece!
http://www.youtube.com/watch?v=moPbM7Co8CY
Em tempo:
“Que reste t’il?” se transformou em “I wish you Love” na interpretação sucesso de Mr Blue Eyes!
Francy
Bom dia , Eymard !O mundo se renova a cada dia , ou seria a cada minuto? Nós mesmo aqui na internet inovamos, são relacionamentos “sem rosto”, mas com idéias e ideais afins .Como não perceber a vivência de um Dodô , o ler nas entrelinhas de seus comentários( talvez vício dos advogados) ,que entregam sua personalidade extremamente arguta e inteligente , o savoir faire da Beth , as minúcias da LúciaC, a certeza de que a Jane Curiosa é uma pessoa + jovem e instigante . Espero que este mundo “diferente”, só não nos deixe indiferentes ,a tudo que se passa ao redor .abs .
eymard
Francy, as vezes a gente perde algum comentário e precisa reler. Foi o caso do seu. Passei por ele e agora fui reler. Belo comentário. Complementado pelo da Jane Curiosa (neste comentário mais recente, claro). Gostei do migalhas-pérolas. Ja vivemos um mundo novo. Nao sei se melhor ou pior. Diferente. Nao se esqueça que as músicas do início do Sec. XX também foram construídas, cantadas, vividas, entre guerras! Ou, na melhor das hipóteses, após a maior delas, mas escritas e cantadas por pessoas que viveram entre elas.
Francy
Penélope :li se texto , uma beleza, a sensibilidade sempre me toca. Jane Curiosa : há quanto tempo! o seu comentário mostra que a delicadeza , mesmo neste “Novo Mundo”, ainda persiste !abs.
Aurea
Ótimo post, linda música! Sempre gostei dela, mas um dia, quando cheguei na França por Nice e seguimos de carro para Menton, por ‘lá bord de mer’, meu amor tocou para mim a versão com Kevin Kline. A emoção por chegar na França, que eu amo, uma paisagem e um dia maravilhosos e essa música… fizeram deste, um momento único, que nunca esqueço! Obrigada Penélope!
Jane Curiosa
Penèlope
Eu também tenho alguns tipos inesquecíveis em minha vida.Pessoas que sequer suspeitam o quanto me tocaram e quanta diferença significaram para mim.
Francy
Desconfio de que o limiar de um novo mundo se anuncia.O nosso é passado.
E depois,pense assim…não são migalhas,são pérolas,se feitas com boa vontade e carinho.
Suely
Penélope
Que bonita a sua homenagem, tem pessoas que marcam a nossa vida e nos deixam boas lembranças…
Gostei das 3 versões, em francês fica mais romântica e em inglês mais animada, deu até vontade de sair dançando.