A música La Mer ficou conhecida no mundo inteiro no final da década de 50, quando o norte-americano Bobby Darin gravou a versão em inglês batizada de Beyond the sea. A música chegou ao sexto lugar da Billboard em 1958 e ficou tão conhecida que até hoje muita gente se surpreende ao descobrir que essa ela é originalmente francesa.
La mer foi composta por ninguém menos que Charles Trenet, em 1943 e, reza a lenda, foi escrita em 20 minutos em uma viagem de trem feita pelo compositor. Dizem ainda que Trenet a escreveu em um pedaço de papel higiênico fornecido pela SNCF (companhia ferroviária francesa).
A canção foi primeiramente oferecida à cantora Suzy Solidor, que a rejeitou dizendo “canções sobre o mar me aparecem umas 10 por dia”* (tradução livre de: “Des chansons sur la mer, on m’en envoie dix par jour!”). Em 1946, o produtor musical Raoul Breton convence Trenet a cantar ele mesmo a composição e, claro, La mer foi sucesso imediato na França, entrando, de uma vez por todas, para o hall de clássicos da chanson française.
Aí embaixo, você pode ouvir 03 versões de La Mer. A original, de Charles Trenet; a de Bobby Darin; e uma outra mais recente, de Robbie Williams (que aparece na trilha sonora de Procurando Nemo, da Pixar, que eu vi de novo anteontem e me inspirou a escrever este post).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
42 Comentários
Penélope
Francy,
Adorei o seu comentário. Acho que todos nós pensamos um pouco nessas coisas e temos uma certa nostalgia. Nestas horas, sempre penso na música do Chico que fala “(…) talvez nos tempos da delicadeza…”.
Você me lembrou que tive o prazer de conhecer, aqui em Belo Horizonte, uma senhora que me inspirava muito esse sentimento e, quando ela morreu, fiquei tão tocada que escrevi um texto em sua homenagem: http://atrasdoarcoiris.blogspot.com/2007/09/au-revoir-madame-sion.html
Maurício Cristovão, este filme com Meg Ryan e Kevin Kline é ótimo. Revejo sempre no Youtube algumas cenas.
Maria das Graças,
Como adoro ver Trenet e sua presença de palco! Douce France é, sem dúvida, uma favorita. Carla Bruni vai relançá-la ano que vem no seu próximo disco, aguardemos.
Dodô,
Adorei a comparação dos mares! Acho que você tem toda razão.
Dodô
Eymard,
Com este “Bean on the beach” você lustrou a alma da gente. Aliás, sempre achei que um dia de praia funciona mais do que um mês de analista.
Abraços bronzeados.
Dodô
Penélope,
Você perpetrou uma façanha que quase equivale à descoberta do Titanic submerso. E trouxe à tona lembranças felizes desta turma antenada que comentou acima. Até o rádio de válvulas foi religado! Ouvindo as três versões, acho que a viagem de trem em que Trenet compôs La Mer foi pela orla do Mediterrâneo. Quando a melodia atravessou o Atlântico ganhou mais balanço.
Beleza de post, parabéns!
Maria das Graças
Penélope, que beleza.
Tenho o hábito de ver vídeos musicais pela manhã, na hora do café, via smartphone. Tinha visto o Charles Trenet cantando la mer neste vídeo que gosto muito. http://www.youtube.com/watch?v=TN4IwWkxYZ8&feature=related
Além de excelente compositor tem uma presença de palco e uma alegria contagiante. Vi um outro vídeo onde ela canta “douce France” que é sensacional.
Eymard, ótimo rever esse trecho de As Férias de Mr Bean. Eu me lembrava bem dessa cena, quando depois de todos as aventuras da viagem ele finalmente ver o mar e o fundo musical não poderia ser outro. rsrsrs.
Mauricio Christovão
Mme S.(que memória) me lembrou da interpretação de Kevin Kline no filme “The French Kiss”, de Lawrence Kasdan, com Meg Ryan. Muito boa, também.
Penélope está aumentando muito minha cultura musical. Não sabia que “La Mer” era a obra original. Eu pensava também que “Beyond the Sea” tivesse vindo primeiro. Merci.
Francy
Penélope ,que música tão maravilhosa que só traz doces lembranças.E vendo estes videos , me pergunto:em que hora o mundo mudou tanto?Não me refiro as roupas , as músicas,a arte, mas sim a maneira de viver , ou quem sabe sobreviver.Onde ficaram coisas tão importantes , como a delicadeza , a elegância , o humor?´Talvez a proximidade do Natal , faça com que eu devaneie sobre tempos em que a vida era tão tranquila , sem estes questionamentos , que me fazem refletir , se o que faço é o bastante para tornar a vida do outro melhor , e consequentemente a minha, ou se me tornei uma egoista e aquilo em que me empenho , são só migalhas do meu pequeno mundo?Bem , de qualquer modo , a música trouxe um frescor neste sábado quente , mas com um sol maravilhoso aqui no Rio !!!
Maria Cristina
Penélope,
o Bob Darin não era casado com a Sandra Dee? nossa! que mergulho no passado! Valeu demais ouvir as versões e rever o Bob D.
Jane Curiosa
..Splash,oras!
Jane Curiosa
Penèlope
Ora,gosto de “La mer”,desde tempos ancestrais.E Darin é muito charmoso,sem contar que foi uma espécie de herói na vida.Desde a tenra infância convivia com uma gravíssima condição cardíaca.Morreu novo,aliás.
Quem lembra de Spleesh,Spleesh?
Penélope
Henrique,
Pode ficar tranquilo que ainda faço um post sobre Tous les visages de l’amour.
Gerson e Tida,
Também prefiro Trenet. Mas gosto demais das outras duas versões também. Tem uma do George Benson que vale ser ouvida, mas tive que deixar de fora porque essa música tem umas 400 versões e seria impossível listar todas.
Esqueci de comentar no post que tem um filme sobre a vida do Bobby Darin cujo título original é justamente “Beyond the sea”. Foi lançado em 2004 e não teve muitos holofotes. Eu, que amo estas histórias de músicos, gostei bastante, ainda mais porque é com o Kevin Spacey, que eu adoro. Reconheço, no entanto, que não é exatamente uma obra-prima cinematográfica,
Jane Curiosa,
Hahahahaahhaah.