O melhor canal de televisão da França se chama ARTE. Trata-se de um projeto cultural franco-alemão, um canal sem publicidade e altamente elitista. Os programas são escolhidos a dedo como, por exemplo, documentários culturais e geopolíticos, seleção dos melhores filmes europeus, divulgação de concertos e espetáculos, entrevistas com escritores e intelectuais.
Semana passada, Arte divulgou um documentário ousado e interessante. O título La face cachée des fesses é uma alusão à expressão la face cachée de la lune. A face escondida da bunda/a face escondida da lua. Um documentário que explora, sob todas as formas, a história da representação daquilo que é próprio do homem, ou seja seu “traseiro”.
O documentário cita a famosa frase do filósofo francês Jean Paul Sartre : la patrie, l’honneur, la liberté, il n’y a rien: l’univers tourne autour d’une paire de fesses, c’est tout (a pátria, a honra, a liberdade, nada existe: o universo gira em torno de um par de bundas, e pronto).
Duas considerações. A primeira, a pertinência deste assunto, ou seja, uma reflexão sobre a parte do corpo humana mais representada, mais admirada e objeto de todas as obsessões. Uma história da representação deste objeto nas artes, na literatura, na psicanálise e na filosofia. A segunda, a segurança com a qual os intelectuais franceses são capazes de tratar certos assuntos delicados e limítrofes, para transformá-los em um texto de divulgação para um público abrangente. Analisar a representação das fesses em um colóquio que reúne psicanalistas e críticos de arte, na Escola de História da Arte do Louvre, é um empreendimento sem riscos. Transformar isto em documentário das 20.30h é um exercício que pede um grande esforço na elaboração de conceitos e na escolha das frases e das ilustrações.
Admiro esta segurança dos intelectuais franceses no campo das pesquisas sobre o corpo humano, todavia percebo um contraste entre a abordagem intelectual e a realidade das relações entre as pessoas. A ousadia intelectual é grande, mas sociedade francesa é conservadora.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Jorge Fortunato
Fiquei com vontade de assitir ao documentário. Acabei de ver um resumo no site e pareceu bem produzido.
Jorge Fortunato
O fato é que a (___!___) passou a ser a coisa mais importante do planeta. Tem muita gente que sempre viveu dessa, digamos, arte de mostrar essa parte do corpo. Como já foi falado aqui, objeto do desejo de muitos.
A França não difere dos demais países. Muitos com um discurso diferente do que praticam. Até a Holanda não é tão liberal quanto a gente pensa.
Sonia
LIna,
Ótimo post. Uma abordagem cultural por demais instigante.
Fiquei louca para assistir a esse canal.
A França é a França..
Obrigada.
Beth
Eymard
Então vc vai ver o programa da Helena, ora vejam…
Mas ela está intimada a passar o link para nós pobres mortais que não estamos em Saõ Paulo.
Quanto ao povo francês, eles são liberais nas idéias e conservadores nos hábitos. E a sociedade francesa e muito horizontal, ao contrário da americana.
Abs.
Sueli OVB
EYMARD
Isso não é justo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eymard
Helena: oba!!! Eu estou em Sp e terei o privilegio de assistir….(morra de inveja Sueli….risos).
Essa contradicao entre ousadia publica e conservadorismo privado nao e novidade (ou o inverso). A questao ‘e que muitos intelectuais escreveram sobre liberdade mas no seu mundo privado eram extremamente machistas, excessivamente controladores e alguns cheios de preconceitos inclusive de classe.
Quer mais do que os americanos, berco das liberdades individuais?
O livro que acabamos de comentar, sobre o romance de Eufrasia com Nabuco ‘e um bom exemplo disso.
Sueli OVB
HELENA BÄUERLEIN, querida
Não dava para ser no Bom dia Brasil? Como ficamos nós, que não somos de Sampa?
Gostaria de ver seu trabalho. Quem sabe a sugestão da Beth não é a nossa saída?
Beijos e muito boa sorte!
Sueli OVB
ORLANDO
Eu não tenho nada de discreta, muito menos douro pílulas. Mas o espaço aqui não é meu e quando nele exponho minha opinião tenho que respeitar a Lina. Embora a palavra apareça algumas vezes no texto, achei que no meu contexto ela iria agredir.
Helena Bäuerlein
Clau e Beth,
Obrigada . Loucura da minha parte aceitar, pois no fim de ano já são tantos os compromissos… Mas qaundo eu penso quanto vale o minuto para colocar o rosto na Globo ( e consequentemente mostrar meu trabalho), driblo o cansaço e encaro o desfio.
O livro está com meu cunhado. Vou receber no próximo mes.
Bjks natalinas,
Helena
Beth
Helena
Uma pena eu não morar em SPaulo!
Mas bem que vc poderia colocar o link aqui, após o programa.
Boa sorte e Parabéns!
Bjs.