Faço aqui meu mea culpa. Nunca escrevi um artigo entusiasta sobre o bairro La Défense e, para falar a verdade, estive lá poucas vezes. Claro que, quando o arco – La Grande Arche – foi inaugurado, o visitei e admirei este monumento que fecha a grande perspectiva cujo ponto de partida é a pirâmide do Louvre.
Quando li a primeira frase do email do arquiteto Maurício Azenha Dias – “acho curioso como muitas pessoas vão a Paris e deixam de conhecer o La Défense“ – minha primeira reação foi a indagação “por que conhecer um lugar que é o antônimo de Paris?”
Continuo a leitura e Maurício me fala sobre a “escala urbana agradável da região”, sobre “espaço generoso, com prédios de arquitetura contemporânea e grandes esculturas urbanas de artistas como Mirò e Calder”. Me informa que “La Défense representa o que gostaríamos de ver nas cidades brasileiras, afinal temos Paris com um gabarito baixo, prédios residenciais e serviços e, ao lado, uma área específica para os grandes edifícios e corporações.
De repente comecei a ver o La Défense sobre o ponto de vista de políticas urbanas e me dei conta que a sua existência foi determinada pela necessidade de preservar Paris e seu patrimônio arquitetural.
Então digo a todos, viva o La Défense e basta olhar as fotos do Maurício para verem a beleza do espaço.
Como ir: basta pegar o metro linha 1 e descer na estação La Défense.
Leiam um artigo publicado em 2007 clicando aqui e um outro com belas fotos do La Défense publicado em 2009, clicando aqui. Neste último artigo discuto se vale a pena ficar hospedado nesta região.
Conheça também o shopping center do La Défense que fica aberto aos domingos
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
69 Comentários
Jarbas Perrone
Quando visitei um lixão, senti a mesma coisa… um lugar que não queria estar, mas que organizava a cidade, tirando-a daqueles dejetos. Simples assim. Desculpe a total franqueza e opinião contrária.
Katia Paz
Valeu, Lina! Vou conhecer na próxima vez.
Anna
Eu trabalhei na Defense durante quase 3 anos. Logo que cheguei là, no meio do inverno, achei tudo horrível (antes eu trabalhava no Bld Haussmann). Nao conseguia entender as hordas de turistas asiáticos fazendo “site tour” com “conférencier” naquele lugar. Tanta coisa legal para se visitar em Paris vir perder tempo nesse buraco de concreto???
Depois que o choque passou (e o inverno também), eu comecei a descobrir a Defense: ruelas para cima e para baixo, a arquitetura urbana, fui descobrindo obras de arte aqui e ali… alem do mais, tudo é muito pratico para quem trabalha ali, tem lojas e mais lojas, restaurantes, cafés, academias, tudo é muito perto, e para todo lado tem muita gente.
Descobri também que 80% dos meus amigos de faculdade trabalhavam por ali, e organizar um “dej” ou um “pot” ficou bem mais facil.
Quando minha empresa me transferiu … olha so… para a Avenue Kleber, do lado da Etoile, eu realmente nao fiquei feliz.
Eu tenho uma excelente lembrança da Defense. Eu continuo indo com frequência principalmente para fazer compras.
Eu aconselho a visita para quem vem para ca com tempo e quer conhecer uma Paris “diferente”.
Eu aconselho também para os(as) loucos(as) de shopping, pois para quem nao sabe, o 4 Temps é o maior da regiao parisiense.
Maria Luisa Miceli Silveira Leite
Na minha primeira vez em Paris, me hospedei em La Defense e adorei o lugar e as outras vezes que voltei a cidade não deixei de passear por lá. Acho que vale muito a visita.
Marcia Castro
Se você esteve em Paris mas não foi até La Defense, não subiu no Grand Arche, não pode dizer que conhece Paris.
No meu entender é obrigatório ir lá tanto quanto subir no último andar da Torre Eiffel, ir no Sacre Coeur de Montmartre, etc. etc.
Ana
Lucas,concordo com vc,é como se esta parte de Paris não fosse a verdadeira Paris,para quem a ama pela história que carrega…estou arrumando coragem para visitá-la na próxima vez em que for lá…
Lucas Sebastião de Almeida Castro
La Defense não tem beleza!!! Apenas aceito bem a existência dele, pelo fato dele ser um “imã de prédios grandes”, protegendo Paris da ameaça formada por essas construções. A torre Montparnasse é um exemplo do que pode acontecer em Paris se não tomarmos cuidado. A cidade deve seguir o plano principal onde for possível, para lhe dar mais beleza e qualidade de vida.
Renata
Lina, chego no inicio de fevereiro, ainda na época de liquidação, e necessito fazer algumas compras para sobreviver bem ao frio. Vc indicaria o shopping de La Defense ou as lojas ao redor da da Opera ? Penso que talvez os preços do shopping sejam menos turísticos (caros).
Lina
Renata
Eu faria as compras no boulevard Haussmann perto da Opera. Lá encontrará marcas baratas e boas e ainda por cima em liquidação.
Dayse Vieira
Concordo com o Jorge Fortunato. La Defense é muito sem graça! Fui, conheci e não pretendo voltar lá.
Vanessa
Lina,
tem dicas de hospedagem em La Defense? Vou para lá em Julho!
Muito obrigada!