Faço aqui meu mea culpa. Nunca escrevi um artigo entusiasta sobre o bairro La Défense e, para falar a verdade, estive lá poucas vezes. Claro que, quando o arco – La Grande Arche – foi inaugurado, o visitei e admirei este monumento que fecha a grande perspectiva cujo ponto de partida é a pirâmide do Louvre.
Quando li a primeira frase do email do arquiteto Maurício Azenha Dias – “acho curioso como muitas pessoas vão a Paris e deixam de conhecer o La Défense“ – minha primeira reação foi a indagação “por que conhecer um lugar que é o antônimo de Paris?”
Continuo a leitura e Maurício me fala sobre a “escala urbana agradável da região”, sobre “espaço generoso, com prédios de arquitetura contemporânea e grandes esculturas urbanas de artistas como Mirò e Calder”. Me informa que “La Défense representa o que gostaríamos de ver nas cidades brasileiras, afinal temos Paris com um gabarito baixo, prédios residenciais e serviços e, ao lado, uma área específica para os grandes edifícios e corporações.
De repente comecei a ver o La Défense sobre o ponto de vista de políticas urbanas e me dei conta que a sua existência foi determinada pela necessidade de preservar Paris e seu patrimônio arquitetural.
Então digo a todos, viva o La Défense e basta olhar as fotos do Maurício para verem a beleza do espaço.
Como ir: basta pegar o metro linha 1 e descer na estação La Défense.
Leiam um artigo publicado em 2007 clicando aqui e um outro com belas fotos do La Défense publicado em 2009, clicando aqui. Neste último artigo discuto se vale a pena ficar hospedado nesta região.
Conheça também o shopping center do La Défense que fica aberto aos domingos
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
69 Comentários
Olívia Vidal
Nunca fui a La Defense, mas tenho uma relação especial com o bairro por dois motivos.
1 – Em 2001 fui com meu namorado no Grande Arco e foi uma noite muito romantica! Esse lugar ficou no meu coração.
2 – Anos depois eu trabalho na Technip, empresa de engenharia francesa onde tem sede exatamente em La Defense. Nas fotos dá pra ver o prédio.
Sendo assim, em Outubro La Defense já está no meu roteiro.
Boa dica, Lina!
Bjks
jorge fortunato
Rendeu o assunto La Defense. Será que os parisienses gostam? Taí vou perguntar isso para uma maiga francesa e depois colo a resposta aqui…rs
Elaine
Eu também gostei dessa região tão moderna, mas minha paixão foi mesmo pela Paris que todo mundo pensa como é… com o charme, elegãncia e tão apaixonante!
Meu filho gostou mais do que eu do La Defense, tudo muito diferente do que estávamos vendo e ele curtiu bastante, pediu pra voltar e voltamos em uma tarde e ficamos até escurecer bem.
Tudo novo, limpo e com um sol brilhando e quente! Vale sim a pena conhecer. Bjsss.
sonia pedrosa
Eu fui a La Defense e amei! Parece outra cidade dentro de Paris. Vale a pena ir até lá. além do que, é facílimo chegar lá de metrô.
Tatyana Mabel
Olá a todos,
Adorei o post do La Defense. Penso que somente pela controvérsia
já vale a pena sim conhecer! Imagina o quanto seria cansativo para a arquitetura e criatividade humana, edificar prédios imitando/copiando seus ancestrais?! Lembro o quanto achei deplorável o fato de Dubai está criando uma réplica de Veneza para, assim, permitir essa experiência aos seus turistas… Mas nada de se estranhar em se tratando de Dubai … Mas esperaríamos isso de Paris? Uma cidade cresce e precisa desenhar-se com a cara e em atenção às necessidades de seu tempo. Então, pq não conhecer La Defense? Pegando a linha 1 do Metro, em poucos minutos vc atravessa 3, 4 séculos e chega “de volta para o futuro” (risos).
eymard
Andre, voce me deu oportunidade de voltar la e ver as fotos do Marcos. Parabens Marcos.
Andre: o restaurante que ficou mais famoso pela “dificuldade” foi o relato do eduardo luz sobre o restaurante efemero no teto do Palais de Tokyo.
A foto do Marcos é do restaurante no Palais de Chaillot, como disse LuciaC. Tem um post inteiro com o teste driver do Marcos chamado “relato de viagem”. Coloque ali no buscar e voce localiza todas as fotos e o relato deles.
André Lima
LuciaC,
Show!! Eu acho que a Lina ou um Pitaqueiro já falaram sobre este restaurante. Me lembro que disseram ser muito difícil ter mesa sobrando e por isso é preciso reservar, não é mesmo?
LuciaC
André Lima,
é o restaurante no Palais de Chaillot.
Thiago Lourenço
É engraçado, fiquei em Paris por 3 meses e visitei mais o La Défense que a própria Tour Eiffel ou outros pontos sagrados da cidade.
No La Défense eu me sentia num universo futurista, parecia um cenário de Aeon Flux. O vão central generoso é espetacular, dá uma sensação tremenda de liberdade urbana, contrastando com toda aquela gente vestida de preto, fumando seus cigarros enquanto dão uma “fugida” do trabalho. Sensacional. E tem um prédio preto maravilhoso que me fez sentir na própria Matrix, outro filme que eu me recordava a todo momento.
A feirinha de Natal, que ocorre no local, também foi uma experiência interessante.
André Lima
MARCOS FELIPE,
No teu album do Flickr, no final, onde é aquele Café em que se pode ver a Torre pela janela?