O mundo da gastronomia é representado majoritariamente por chefs homens. Ainda é raro termos mulheres entrando para o clube do bolinha. Anne-Sophie Pic é um desses casos raros – foi a quarta mulher na história a ganhar 3 estrelas do guia Michelin com seu restaurante em Valence (perto de Lyon), La Maison Pic. E foi a primeira mulher francesa a conseguir o feito.
Em 2012, a super chef abriu sua muito esperada casa em Paris, rapidamente contemplada com a primeira estrela do Michelin. Fomos lá conhecer o La Dame de Pic.
O restaurante é pequeno – umas vinte mesas ocupam o salão que fica diante da cozinha envidraçada.
A casa oferece apenas três menus fixos: Terra de Açafrão a 79 euros, Aromas Cítricos a 100 euros e Temperos do Bosque, a 120 euros.
Logo de cara, o toque feminino da chef chama atenção: para ajudar a traduzir a essência dos pratos e a escolha, cada menu vem acompanhado de uma fragrância, criada exclusivamente por Philippe Bousseton, parfumeur da gigante japonesa Takasago, que produz aromas, sabores e fragâncias artificiais para o mundo inteiro.
Depois de muito pensar e cheirar os papeizinhos das fragrâncias, fomos de Aromas Cítricos e Temperos do Bosque.
Abaixo, os três pratos que fazem parte de cada menu.
Supremo de filhote de pato defumado com nabo e combowa, que não conseguimos descobrir do que se trata. Alguém ajuda?
Tudo impecável. Meu único senão foi o pombo – mas por uma questão de gosto pessoal. Meu marido, que gosta do bichinho, adorou o meu prato.
E acho que os nomes do menu conseguem traduzir bem os pratos, não é?
Para finalizar, as sobremesas:
Uma curiosidade: na inauguração da exposição N°5 Culture Chanel, que acontece no Palais de Tokyio entre 05 de maio e 05 de junho, Anne Sophie Pic foi convidada pela Chanel para criar um menu que traduzisse o perfume N° 5.
Resultado: para começar, Caviar d’Aquitaine com creme de petit pois e mousse de cebolas à la bergamote. Em seguida, rodovalho no vapor com consomé de tomate com toques de vanille e rum. Para finalizar, sobremesas de amêndoas e violetas, com sorvete de amêndoas.
O que você achou dessa versão gastronômica do emblemático perfume?
La dame de Pic: 20 rue du Louvre, 75001. Tel.: 01 42 60 40 40. ladamedepic.fr
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Dame de Pic.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
Gabriela
Oi Mariana, tudo bem? Muito legal seu post. Gostaria de uma opinião sincera. Pensamos em comemorar o aniversário de 40 anos do meu marido nesse restaurante. Seremos 8 mulheres e 2 homens! O que vc acha? Teria alguma outra sugestão nesse estilo – boa comida, local agradável etc. Obrigada Abs.,
Lina
Gabriela
Eu escolheria um restaurante mais festivo, para marcar a data.
Porque não o Jules Verne na torre Eiffel. Turístico? Sim. Mas a vista é única e o chef é um dos melhores do mundo.
Ou então restaurante do Hotel Royal Monceau. Ele acabou de ganhar sua primeira estrela. E a escada com a floresta de lustres de cristais vale a pena por si só.
Em outubro do ano passado comemorei o aniversário do marido lá.
https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/22/la-cuisine-restaurante-do-hotel-royal-monceau/
Lü
Adorei o ‘jeu de mots’ entre o sobrenome da Chef (Pic) e a dama de espadas (em francês, Dame de Pique)!
silvina
Lina
Estaremos pasando o dia 12-06 em Paris e gostaria muito que recomendasse um bom restaurante para nos. Queremos una noite especial, independente de preço, bom lugar e otima comida
aguardo sua sugestão
Obrigada
Mariana Berutto
Silvina, são tantas as opcoes que é dificil recomendar um. Tudo depende do que você gosta, que tipo de ammbiente vocie gosta etc. Leia os posts da categoria COMER e BEBER, tenho a certeza que vai encontrar um que seja a sua cara. Se preço não é um problema, você pode escolher um dos restaurantes gastronomicos, por exemplo.
Beth
Lina e Mariana
Sabem o que eu gostei mesmo no restaurante?
O fato da mesa ser recoberta com toalhas de tecido…
Abs.
Luiz Oliveira
Bem, combowa também chamada de combava, é uma fruta cítrica bem parecida com limão. Quem me deu esta dica foi um garçon de um restaurante de comida vietnamita (acho que o nome do restaurante era La-Hong, lembro que fica perto da av. Victor Hugo), lá eu comi um caldo de frutos do mar que era temperado com o “huille de combowa”. O garçon me explicou que era tipo um limão asiático, bem mais ácido e picante do que o limão ocidental (pude comprovar no prato!). As folhas são comestíveis e usadas como aromatizante de pratos.
Espero ter ajudado.
Mariana Berutto
Luiz Oliveira, obrigada! Eu perguntei ao garçon também: ele me disse que era uma fruta. Percebemos que era cítrica, mas não conseguimos identificar que tipo de fruta…
Evandro Barreto (Dodô)
Bela descoberta do CP. A julgar pelo que o post mostra, La Dame de Pìc mistura muito bem as cartas dos ingredientes silvestres com o visual urbano do século XXI, sem malabarismos marqueteiros. A conferir, na primeira oportunidade.
Lina
Evandro
Mariana me disse que você iria gostar do artigo.
Rosália Velloso
Mariana, amo esses posts sobre restaurantes, vivo a experiência com vocês a cada um deles. Mais um pra list(ona).
Não é cobrança não, é só ansiedade mesmo, mas cadê o post que você prometeu sobre o hotel Le Petit Moulin?
Mariana Berutto
Rosália: quarta feira publicaremos o post do Petit Moulin. Pode cobrar sim, viu? abs