O mundo da gastronomia é representado majoritariamente por chefs homens. Ainda é raro termos mulheres entrando para o clube do bolinha. Anne-Sophie Pic é um desses casos raros – foi a quarta mulher na história a ganhar 3 estrelas do guia Michelin com seu restaurante em Valence (perto de Lyon), La Maison Pic. E foi a primeira mulher francesa a conseguir o feito.
Em 2012, a super chef abriu sua muito esperada casa em Paris, rapidamente contemplada com a primeira estrela do Michelin. Fomos lá conhecer o La Dame de Pic.
O restaurante é pequeno – umas vinte mesas ocupam o salão que fica diante da cozinha envidraçada.
A casa oferece apenas três menus fixos: Terra de Açafrão a 79 euros, Aromas Cítricos a 100 euros e Temperos do Bosque, a 120 euros.
Logo de cara, o toque feminino da chef chama atenção: para ajudar a traduzir a essência dos pratos e a escolha, cada menu vem acompanhado de uma fragrância, criada exclusivamente por Philippe Bousseton, parfumeur da gigante japonesa Takasago, que produz aromas, sabores e fragâncias artificiais para o mundo inteiro.
Depois de muito pensar e cheirar os papeizinhos das fragrâncias, fomos de Aromas Cítricos e Temperos do Bosque.
Abaixo, os três pratos que fazem parte de cada menu.
Tudo impecável. Meu único senão foi o pombo – mas por uma questão de gosto pessoal. Meu marido, que gosta do bichinho, adorou o meu prato.
E acho que os nomes do menu conseguem traduzir bem os pratos, não é?
Para finalizar, as sobremesas:
Uma curiosidade: na inauguração da exposição N°5 Culture Chanel, que acontece no Palais de Tokyio entre 05 de maio e 05 de junho, Anne Sophie Pic foi convidada pela Chanel para criar um menu que traduzisse o perfume N° 5.
Resultado: para começar, Caviar d’Aquitaine com creme de petit pois e mousse de cebolas à la bergamote. Em seguida, rodovalho no vapor com consomé de tomate com toques de vanille e rum. Para finalizar, sobremesas de amêndoas e violetas, com sorvete de amêndoas.
O que você achou dessa versão gastronômica do emblemático perfume?
La dame de Pic: 20 rue du Louvre, 75001. Tel.: 01 42 60 40 40. ladamedepic.fr
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante La Dame de Pic.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Gabriela
Oi Mariana, tudo bem? Muito legal seu post. Gostaria de uma opinião sincera. Pensamos em comemorar o aniversário de 40 anos do meu marido nesse restaurante. Seremos 8 mulheres e 2 homens! O que vc acha? Teria alguma outra sugestão nesse estilo – boa comida, local agradável etc. Obrigada Abs.,
Lina
Gabriela
Eu escolheria um restaurante mais festivo, para marcar a data.
Porque não o Jules Verne na torre Eiffel. Turístico? Sim. Mas a vista é única e o chef é um dos melhores do mundo.
Ou então restaurante do Hotel Royal Monceau. Ele acabou de ganhar sua primeira estrela. E a escada com a floresta de lustres de cristais vale a pena por si só.
Em outubro do ano passado comemorei o aniversário do marido lá.
https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/22/la-cuisine-restaurante-do-hotel-royal-monceau/
Lü
Adorei o ‘jeu de mots’ entre o sobrenome da Chef (Pic) e a dama de espadas (em francês, Dame de Pique)!
silvina
Lina
Estaremos pasando o dia 12-06 em Paris e gostaria muito que recomendasse um bom restaurante para nos. Queremos una noite especial, independente de preço, bom lugar e otima comida
aguardo sua sugestão
Obrigada
Mariana Berutto
Silvina, são tantas as opcoes que é dificil recomendar um. Tudo depende do que você gosta, que tipo de ammbiente vocie gosta etc. Leia os posts da categoria COMER e BEBER, tenho a certeza que vai encontrar um que seja a sua cara. Se preço não é um problema, você pode escolher um dos restaurantes gastronomicos, por exemplo.
Beth
Lina e Mariana
Sabem o que eu gostei mesmo no restaurante?
O fato da mesa ser recoberta com toalhas de tecido…
Abs.
Luiz Oliveira
Bem, combowa também chamada de combava, é uma fruta cítrica bem parecida com limão. Quem me deu esta dica foi um garçon de um restaurante de comida vietnamita (acho que o nome do restaurante era La-Hong, lembro que fica perto da av. Victor Hugo), lá eu comi um caldo de frutos do mar que era temperado com o “huille de combowa”. O garçon me explicou que era tipo um limão asiático, bem mais ácido e picante do que o limão ocidental (pude comprovar no prato!). As folhas são comestíveis e usadas como aromatizante de pratos.
Espero ter ajudado.
Mariana Berutto
Luiz Oliveira, obrigada! Eu perguntei ao garçon também: ele me disse que era uma fruta. Percebemos que era cítrica, mas não conseguimos identificar que tipo de fruta…
Evandro Barreto (Dodô)
Bela descoberta do CP. A julgar pelo que o post mostra, La Dame de Pìc mistura muito bem as cartas dos ingredientes silvestres com o visual urbano do século XXI, sem malabarismos marqueteiros. A conferir, na primeira oportunidade.
Lina
Evandro
Mariana me disse que você iria gostar do artigo.
Rosália Velloso
Mariana, amo esses posts sobre restaurantes, vivo a experiência com vocês a cada um deles. Mais um pra list(ona).
Não é cobrança não, é só ansiedade mesmo, mas cadê o post que você prometeu sobre o hotel Le Petit Moulin?
Mariana Berutto
Rosália: quarta feira publicaremos o post do Petit Moulin. Pode cobrar sim, viu? abs