Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Outro dia estava conversando com amigos brasileiros em um bar e o assunto era cigarro. Como fumam os franceses! Com exceção de Praga, onde as pessoas ainda podem fumar dentro dos bares e restaurantes e fumam como chaminés, acho que nunca visitei uma cidade onde vejo tantos fumantes na rua.
Um amigo comentou que, para ele, fumar aqui em Paris torna-se quase uma obrigação social. Ele me contou que quando estava fazendo um curso, o professor saía da sala para fumar e ele sempre ficava esperando lá dentro, até que descobriu que, na verdade, a aula continuava durante a pausa para o cigarro e ele, de repente, se viu obrigado a acompanhar os fumantes, mesmo não sendo um.
Naturalmente, uma cultura tabagista tão forte acaba gerando uma série de músicas sobre o assunto. Escolhi as mais óbvias, mas se fosse pegar todas as músicas francesas que mencionam o ato de fumar, teria que passar uma semana inteira pesquisando!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
35 Comentários
Mauricio Christovão
Maria das Graças: Você tem razão. Nos filmes franceses ainda se fuma muito. Os americanos é que aderiram ao politicamente correto e praticamente baniram o cigarro dos seus filmes, a não ser quando querem criar algum ambiente decadente ou suspeito. Não fumo e nunca fumei, mas não demonizo os fumantes, pois sei que a nicotina é uma droga insidiosa, que vicia fortemente seus usuários.
Antonio
Não adianta tapar o sol com a peneira: o fumante é um estúpido ignorante aqui ou em qualquer outro lugar do mundo e o tabagismo, uma vez que não dã para proibir, deve ser cerceado de todas as maneiras possíveis.
Beth
Eymard
Lembro da multa aplidada a Catherine Deneuve…
Ms ser’a que o hotel pagou a multa? rrssr
Mas concordo com vc, tem que haver ‘areas separadas para não fumantes e os horríveis e mal-educados, para não dizer ignorantes fumantes!
Por outro lado, acabei de reservar lugar em hotéis europeus (bem estrelados) onde há espaço para os hoje execrados fumantes. rsrssrrs.
Risos e abs
Eymard
Em Paris ainda achei mais separado do que em Madrid. E vocês se lembram da multa imposta ao Hotel, no Brasil, depois da entrevista coletiva de Deneuve, fumando? Isso é recente.
carlos
O cigarro é a coisa ruim de Paris. Para mim, o grande defeito da cidade. no mais…….la plus belle….
Vivian Mara Côrtes Camargo
Beth…é o segredo francês! que invejinha! rsrsrs…não resisti!
BEL FONSECA
Ola, bom dia!
Vim a Paris a primeira vez agora em junho e me chamou bastante atenção o grande número de fumantes. Fiquei chocada com 03 meninas entre 10 e 12 anos fumando sem parar num daqueles bancos na margem do rio sena. Será q eles conhecem os malefícios causados pelo cigarro.
Beth
Maurício Cristóvão
Eu também fico muito impressionada quando vou a Paris!
Além de fumar, comer muito bem e tomar ótimos vinhos os parisienses sào magros e longevos.
E incrível, a grande maioria fala francês….
Risos e abs.
Jacqueline
Eu não sou ex-fumante. Nunca fumei. E, como observadora, vejo o quanto tem mudado a atitude por aqui em relação a cigarro depois que começaram as campanhas contra o fumo. Mas na última semana vi duas mulheres caminhando e fumando. De vez em quando isso acontece. Como as pessoas não são iguais, não há como alcançar a todos igualmente.Mas o governo pode e deve intervir, pois é um caso de saúde pública.
Não vi tantos fumantes assim em Paris. Impressionou-me, sim, Portugal onde até fotografei o chão de uma praça coalhado de baganas.
E acho que a gente tem que lutar, sim, por moralização na política e por melhores hábitos alimentares do povo, mas nem por isso esquecer que o cigarro é nocivo e que a indústria do fumo mantém sua saúde financeira sobre mazelas morais e físicas.
Maria das Graças
Mauricio Christovão, voce não tem visto filme francês ultimamente. rsrsrs Como fumam! Chegam em casa, não lavam as mãos, arrumam a mesa e comem fumando. É impressionante!