Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Outro dia estava conversando com amigos brasileiros em um bar e o assunto era cigarro. Como fumam os franceses! Com exceção de Praga, onde as pessoas ainda podem fumar dentro dos bares e restaurantes e fumam como chaminés, acho que nunca visitei uma cidade onde vejo tantos fumantes na rua.
Um amigo comentou que, para ele, fumar aqui em Paris torna-se quase uma obrigação social. Ele me contou que quando estava fazendo um curso, o professor saía da sala para fumar e ele sempre ficava esperando lá dentro, até que descobriu que, na verdade, a aula continuava durante a pausa para o cigarro e ele, de repente, se viu obrigado a acompanhar os fumantes, mesmo não sendo um.
Naturalmente, uma cultura tabagista tão forte acaba gerando uma série de músicas sobre o assunto. Escolhi as mais óbvias, mas se fosse pegar todas as músicas francesas que mencionam o ato de fumar, teria que passar uma semana inteira pesquisando!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Mauricio Christovão
Se vocês prestarem atenção nos filmes mais antigos, até os anos 70, verão que TODO MUNDO fumava. Aliás, mais antigamente fumava-se até dentro do cinema. As estrelas, ícones da beleza como Lauren Bacall, Marlene Dietrich e os galãs, símbolos de macheza, como John Wayne e Humprey Bogart, que por sinal morreram(só os homens) de doenças relacionadas ao cigarro, passavam os filmes exalando suas baforadas. Ou seja, a aliança entre o cinema e a indústria do cigarro vem de longe. Isso foi rompido mais recentemente, e agora é mais fácil achar um baseado que um cigarro industrial num filme.
Bruno Beltrão
Pessoal,
Algumas considerações a respeito do que li nesses comentários:
1-Existem coisas e caractrísticas boas e ruins ,seja no nosso Brasil, na França ou estados Unidos.
2- É função do goverono sim, interferir em hábitos nocivos e causadores de prejuízos econômicos imensos como o tabagismo.Não é questão filosófica ou religiosa, e sim financeira!Gasta-se muito com tratamento médico com neoplasias relacionadas a tabagismo na França e Espanha , assim como , gasta-se muito com acidentes de trãnsito no Brasil. Em ambos os casos existe uma séria omissão dos respectivos governantes. Falta investimento em educação e aplicação de leis rígidas no nosso trânsito, bem como falta boa vontade e , provavelmente, menos interesse por questões de lobby financeiro em relação ao tabagismo na França. Só para se ter uma idéia, após as intervenções em propaganda e combate ao tabagismo , conseguimos diminuir nosso índice que era superior à 30% da população pra atuais 16%!! Quanta saúde e quanto dinheiro economizado!
3- Menores e grávidas fumando não são questões pudicas ou moralistas e sim, criminal!
4- E sim, que tristeza são nossos políticos…
Bruno Beltrão
Penélope
Tânia, estou completamente de acordo com você. Acho que governos não devem nunca intervir no livre arbítrio de um povo. Este é um modo muito estadunidense de ver as coisas.
Sou, no entanto, completamente a favor de não permitir cigarros em restaurantes e bares fechados.
angela marianano
Cheguei em Paris pela primeira vez. Estou impressionada com os fumantes. Não só devido ao ato de fumar, mas pelo fato de aceitarem usar queles cubículos próprios para eles nos aeroportos. De longe a gente sente o cheiro. Imaginem os pulmões dos mesmos.
Como sou médica fico curiosa em saber o indice de doenças decorrentes do cigarro na França. Vou pesquisar.
Tania Baião
São diferenças culturais, claro! Não acho que tenha relação com atitude de governos, até porque não é isso que faz alguém não fumar.
Algumas situações são no mínimo estranhas: lembro de um cinema que existia em Santarém, Pará, nos anos 70, onde existia uma separação de vidro, atrás da qual ficavam as pessoas que fumavam durante a projeção….
Sou ex-fumante. Não sinto falta do cigarro. Acho que é tudo uma questão de tempo, de moda, de hábitos…
Mas, que a fumaça e o cheiro do cinzeiro são horríveis, lá isso é verdade!
Giovanna Porchéra Garcia da Costa
Tenho a sensação de que fumar já faz parte da cultura do parisiense, assim como tomar um cafezinho, com a cadeira voltada para a rua. Já está no automático.
Marcos
Bom senso é a chave para as situações relatadas e para as relacionadas, o resto é aporrinhação de ex-fumantes com pendores “evangelizantes”.
Marcos
Rebeca,
uma dieta rica em gorduras saturadas “gera despesas médicas e afastamentos de pessoas em idade ativa por doenças relacionadas”. Sedentarismo, idem! Você também acha “que falta uma posição mais incisiva dos governos contra” os hábitos dos gorduchotes e malemolentes?!
Beth
Pois ‘e…
L’a o pessoal fuma muito mas os políticos roubam menos…
rsrsr
Rosalia Velloso
Quando estive na Grécia, fiquei impressionada com o tanto que as pessoas fumavam por lá. Motoristas de táxi soltando baforadas na sua cara e falando ao celular – e gesticulando – ao mesmo tempo, uma beleza! Não sei se com a crise as coisas mudaram por lá, afinal cigarro custa dinheiro…