Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Outro dia estava conversando com amigos brasileiros em um bar e o assunto era cigarro. Como fumam os franceses! Com exceção de Praga, onde as pessoas ainda podem fumar dentro dos bares e restaurantes e fumam como chaminés, acho que nunca visitei uma cidade onde vejo tantos fumantes na rua.
Um amigo comentou que, para ele, fumar aqui em Paris torna-se quase uma obrigação social. Ele me contou que quando estava fazendo um curso, o professor saía da sala para fumar e ele sempre ficava esperando lá dentro, até que descobriu que, na verdade, a aula continuava durante a pausa para o cigarro e ele, de repente, se viu obrigado a acompanhar os fumantes, mesmo não sendo um.
Naturalmente, uma cultura tabagista tão forte acaba gerando uma série de músicas sobre o assunto. Escolhi as mais óbvias, mas se fosse pegar todas as músicas francesas que mencionam o ato de fumar, teria que passar uma semana inteira pesquisando!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
Marco Correa
Durante o ano de 1992 quando estive estagiando no Necker Enfants Malades e morava na cidade universitaria me lembro de que uma das coisas que mais me chamava a atenção era o quanto os franceses fumavam e em todos os lugares. Também viamos muitos casos de doenças relacionadas ao tabagismo.
Mariana
não vou dizer que cigarro não incomoda e MUITO (e eu sou bem alérgica), mas vistos de longe e em foto, achava a coisa mais charmosa desse mundo os franceses bonitos fumando.
Suely
Os fumantes tem que se conscientizar que causa câncer, e não é só no vizinho…
Eliana Barbosa
É realmente impressionante a quantidade de fumantes em Paris. Sou uma fumante sem-vergonha que já devia ter parado, mas ainda fumo um pouquinho. As vezes passo dias sem fumar, aí a vontade volta! Mas em Paris e Praga eu fiquei incomodada. E a sujeira das bitucas nas ruas?!! Em Frankfurt DENTRO do aeroporto tem umas cabines prá fumantes horrorosas. De longe a gente já sente o cheiro.
Antònio H.
Nessa questão de tabagismo, cidades como Paris, Praga, Berlin, Amsterdam, Madrid e outras estão na idade da barbárie….uma incoerência no chamado primeiro mundo.
Miriam K R
Já fui fumante e só depois que parei de fumar é que percebí o quanto incomodava as outras pessoas.É horrível você estar em um ambiente fechado, com pessoas fumando ao seu redor.
Rebeca
Sempre que vou a Paris fico impressionada com a quantidade de fumante! É impossível não comparar como o Brasil, onde, Graças a Deus, temos cada vez menos fumantes. Poderíamos dizer que, ao menos nesse ponto, o brasileiro está mais avançado que os europeus (sim, pq na Suíça se fuma tanto que durante a exibiçãod e um filme, nos cinemas, há intervalos para fumar!!).Será que falta uma posição mais incisiva dos governos contra o fumo (maior taxação, leis mais proibitivas etc), que, a final, gera despesas médicas e afastamentos de pessoas em idade ativa por doenças relacionadas ao vício?!
Claudia Maria
A primeira vez que fui a Paris ainda era permitido fumar dentro de bares e restaurantes. Confesso que fiquei muito incomodada em comer e ter alguem literalmente grudado em mim fumando. E olha que sou fumante. Os quartos dos hotéis eram puro cheiro de cigarro (sempre peço não fumante!). Fomos num clube de jazz e não conseguimos entrar devido a fumaça….Agora pelo menos esta bem melhor! Outra cidade em que se fuma muito é Buenos Aires!
Mila
Voltei de Paris ontem, fiquei 10 dias e não pude deixar de reparar nisso. Jovens, idosos, grávidas, adolescentes…todo mundo fumando. É uma pena, pois a cidade é linda, as pessoas também, mas a “inhaca” do cigarro é bem incômoda…além de ser muito prejudicial p/ a saúde.
Maira Gonthier
Realmente, os franceses e o cigarro – elo maior não existe! Outro dia, estava num parque com meus bebês e outra amiga, ela grávida, de repente um mãe com uma bebê no colo fumando ao nosso lado, me dirijo à ela e pergunto se ela não se incomoda de fumar um pouco afastada, meu bebê é alérgico e asmático “Ela solta, ah como por azar ele é alérgico ao cigarro, benzadeus quanta indelicadeza, e o que choca é que ela está contaminando não somente a ela mas sua bebê. Esses contextos sociais na França, realmente me chocam! Diversas vezes me deparei com tais situações, mães e recém nascidos, e o cigarro ali do lado!