Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Outro dia estava conversando com amigos brasileiros em um bar e o assunto era cigarro. Como fumam os franceses! Com exceção de Praga, onde as pessoas ainda podem fumar dentro dos bares e restaurantes e fumam como chaminés, acho que nunca visitei uma cidade onde vejo tantos fumantes na rua.
Um amigo comentou que, para ele, fumar aqui em Paris torna-se quase uma obrigação social. Ele me contou que quando estava fazendo um curso, o professor saía da sala para fumar e ele sempre ficava esperando lá dentro, até que descobriu que, na verdade, a aula continuava durante a pausa para o cigarro e ele, de repente, se viu obrigado a acompanhar os fumantes, mesmo não sendo um.
Naturalmente, uma cultura tabagista tão forte acaba gerando uma série de músicas sobre o assunto. Escolhi as mais óbvias, mas se fosse pegar todas as músicas francesas que mencionam o ato de fumar, teria que passar uma semana inteira pesquisando!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
35 Comentários
gilvan henrique
perdao pelos erro de 2 palavras 🙂 “grecia e come”
gilvan henrique
o que eu acho engraçado é somente uma coisa:nos maços de cigarro se colocam imagens de pessoas morrendo abortos cancer etc. agora ja cansei de tomar varios tipos de bebidas alcoolicas e nunca vi uma com uma obs no rotulo com as seguintes imagens:homem morrendo de cirrose,cancer de estomago de figado aferindo a pressao e etc e etc. eu acho esse lance do cigarro tudo isso uma hipocresia muitas pessoas estao morrendo por tomar venenos como refrigerantes alimentos industrializados e outras porcarias mais. e nao vejo campanha nenhuma em lugar algum contra isso e outra coisa falaram que fumantes sao mal educados e ignorantes mas isso nao tem nada haver com o cigarro e sim com educaçao gente mal educada existem em todas as classes e outra coisa na gracia se fuma muitooo mas os indices de cancer la nao sao altos e ai? agora tem uma coisa se comem muito bem!!!
Thais
Engraçado essa questão do cigarro em filmes, sou pesquisadora de cinema (francês) e em 2009 eu e minha equipe apresentamos um curta, o coordenador do curso, nos disse que era para tirar o cigarro de uma das protagonistas, essas foram as palavras dele: “Essa personagem tem um desvio de caráter imperdoável…ela fuma.”
Fiquei meio chocada (eu não fumo).Penso que esses comentários são desnecessários. Não dá pra julgar mal um fumante só porque fuma (apesar de não gostar e passar mal com a fumaça fedorenta) há costumes piores que são praticados por quem não fuma e que ninguém questiona.
Beth
Marcos
Muito bom o texto que vc anexou!
Não conheço nada pior do que o radicalismo plano…
Aliás muita gente já morreu na fogueira por muito menos, rsrs
Abs.
Marcos
Segue abaixo um texto lúcido e sensato sobre o assunto, assinado pelo colunista da Folha Hélio Schwartsman:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u356152.shtml
Além de expor os dois lados da questão, sem chamar ninguém de “estúpido ignorante”, como sói acontecer com argumentadores inteligentes, não cai na esparrela do “custo social” do cigarro.