Paris está concorrendo, juntamente com Los Angeles e Budapeste, para ser a sede dos Jogos Olímpicos 2024.
Paris lançou oficialmente nessa última sexta-feira no Trocadéro, com projeção de imagens sobre a Torre Eiffel, sua campanha para sediar os Jogos Olímpicos 2024. A escolha da cidade-sede acontecerá no dia 13 de setembro em Lima, no Peru. Concorrendo com Paris estão Los Angeles e Budapeste.
Caso a capital francesa seja escolhida, os Jogos Olímpicos de verão nela acontecerão pela 3ª vez – exatos 100 anos após a última vez. Paris sediou os JO em 1900 e em 1924. Caso ela perca, essa será a 3ª derrota. Paris perdeu em 1992 (Barcelona foi a escolhida) e em 2012 (Londres ganhou).
Slogan
Na cerimônia acontecida no dia 03 de fevereiro foi anunciado também o slogan oficial da candidatura: “Made for sharing”, assim mesmo em inglês. Obviamente isso gerou polêmica e reclamações. Além dos franceses serem extremamente orgulhosos de sua língua e terem um certo rancor pelo inglês ter dominado o cenário mundial, a língua francesa é a língua oficial dos Jogos Olímpicos desde a sua recriação por Pierre de Coubertin em 1894. O francês Coubertin foi presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) de 1896 a 1925.
Herança dos JO
A apresentação de sexta-feira tratou das questões da herança dos jogos e de sua logística durante os 15 dias de competições. Foram abordados temas como os transportes, acomodações, segurança e a experiência geral que atletas e espectadores irão ter.
A herança que os JO deixarão para a cidade e sua população é um ponto importantíssimo e um dos primeiros critérios de escolha adotado pelos votantes. O objetivo é evitar gastos enormes com infra-estruturas que serão utilizados somente durante 2 semanas e depois se tornarão elefantes-brancos e, posteriormente, ruínas. Como aconteceu com Atenas em 2004.
Com relação a isso, Paris leva vantagens pois o básico já está pronto. Para o que ainda falta, o plano da prefeita Anne Hidalgo é construir estruturas efêmeras, que após os jogos seriam desmontadas, e também usar a própria cidade como palco para algumas competições. No Champ de Mars aconteceriam as provas de vôlei de praia e triatlo; nos Invalides, arco e flecha; no Grand Palais, esgrima e taekwondo e na avenida Champs Élysées, ciclismo. Tudo isso com a possibilidade de ingressos a 15€.
As transformações, ajustes e adaptações necessárias feitas na cidade seriam, após os jogos, plenamente usufruídas pelos parisienses e turistas. Uma dessas ideias, sobre a qual já falamos aqui, é tornar o Sena um rio “nadável”. As competições de natação aconteceriam em vários pontos ao logo dele e, após terminados os JO, todos poderiam usar as piscinas naturais.
Para Paris e para a França a oportunidade é excelente. A cidade recuperou um pouco da confiança mundial e da auto-estima com a realização, sem incidentes, da Eurocopa em 2016.
Dá até mesmo para desconfiar que a proposta de sediar os JO é somente uma fachada para que a prefeita ponha em prática suas ideias de transformar Paris radicalmente, tornado-a uma cidade mais amigável e respeitosa aos seus habitantes e ao meio ambiente.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Leandro
Uma partida de volei com a Tour Eiffel au fond seria fantástica! Mas tenho minhas dúvidas se ela vai ser escolhida. Acredito que o cenario politico vai influenciar. Se caso a candidata da extrema direita, Marine Le Pen,venha a ganhar ,Paris será descartada!
Rodrigo /Lina,como anda a opiniao publica à respeito? Os parisienses são à favor dos jogos na cidade?
Vinícius
Se não me engano o slogan também está disponível em francês e fica aparecendo, trocando, nas duas línguas.
Renato Maia
Se eu fosse cidadão francês, olharia bem para o “legado” que ficou do evento recente Rio 2016 para a cidade, faria de tudo pra cidade não entrar nessa roubada. É muito legal o tal do “espírito olímpico”, mas a conta sempre sobra para os pagadores de impostos.