Por Marcello Brito
Um dos mais premiados chefs franceses da atualidade, são 25 estrelas Michelin espalhadas pelo mundo, particularmente amado por grande parte dos leitores gourmets do Conexão Paris assíduos de seu incrível restaurante na margem esquerda do Sena, abrirá em julho próximo um L‘Atelier Joël Robuchon em Bordeaux.
Mas as novidades não param por aí.
Em associação com Bernard Magrez, um dos maiores magnatas franceses do mundo do vinho e produtor de Grands Crus excepcionais como Château Pape Clément, Château La Tour Carnet, Château Fombrauge e Le Clos Haut-Peyraguey, o projeto batizado provisóriamente de “La Grande Maison” é bem maior que apenas um restaurante.
Ele engloba a restauração de um belíssimo Hôtel Particulier (palacete residencial privado e histórico com grande jardim) do ano 1900 que será transformado em hotel de luxo com apenas seis suítes.
No térreo teremos o restaurante L‘Atelier com 50 lugares e, em ambiente anexo, um bar lounge mais descontraído onde se poderá jantar por não mais que 40 euros e degustar os vinhos de Bernard Magrez.
Robuchon informa que seus planos são ambiciosos para este restaurante bordelais com o qual pretende ganhar as primeiras 3 estrelas da região. Mas ele avisa: “o foco será nos produtos e cozinha local, o restaurante será luxuoso mas sem maior formalidade, pretensão e extravagância. A proposta é que o público se sinta em casa”.
O hotel localizado bem no centro de Bordeaux, na Rue de Tivoli, formará um circuito cultural imperdível com o histórico Château Labottière, situado do outro lado da rua, que abriga o Instituto Cultural Bernard Magrez local grandes exposições e polo irradiador de idéias na cidade.
Institut Culturel Bernard Magrez: 16 rue de Tivoli, 33000 Bordeaux.
Para a programação veja o site do Instituto clicando aqui.
Para quem quiser entrar em contato com os vinhos produzidos por Bernard Magrez, em Paris tem uma loja do grupo: La Cave Magrez, 43 rue Saint Augustin 75002 Paris.
Como ir de Paris até Bordeaux
- Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: passando por Orléans, Tours. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem tem cerca de 8 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
SANDRA MONTE ALEGRE
TRÈS BELLE!!!
Francy
Motivos prá voltar à Bordeaux ,não faltam ! Como sempre Marcello ,fino faro …
Sophia
Que boa notícia! Poderei me deleitar em dezembro próximo.
Marcello Brito
não deixem de ver o vídeo do instituto cultural do outro lado da rua para vcs terem uma ideia de como ficará o restaurante/hotel. São construções da mesma época e estilo e onde o magnata de vinhos Bernard Magrez dá lugar ao mecenas, com sua coleção particular de obras de artes e exposições temporarias bem bacanas.
Madá
Marcello, seu faro para notícias exclusivas aliado ao seu bom gosto, nos faz sentir muito especiais por participar do CP! Bravo! Temos que testar!
MônicaSA
Marcello,
Adoro suas novidades, aprendo sempre com os textos. Merci
Fátima
Excelente dica. Já está anotado no meu “caderninho”. Valeu Marcello.
Marcia Lube
Mais um motivo para voltar a Bordeaux.