A artista portuguesa Joana Vasconcelos se instala em Versailles. Barroca e provocadora, Joana é a primeira mulher a expor no castelo.
Suas obras são compostas por objetos do cotidiano, com exuberância e irreverência. Joana vê o exterior do castelo como masculino. O interior, ela o considera essencialmente feminino e o associa a bailes, perucas, leques e rendas delicadas.
Na entrada somos recebidos por Mary Poppins, peça exuberante e suspensa ao lustre. Fabricada com tecidos, objetos e tricôs, Mary Poppins é um corpo tentacular protetor.
No Salão da Guerra, um coração negro feito de garfos, colheres e facas de plástico.
Na Galeria dos Espelhos, a obra Marilyn – sapatos feitos com panelas, lembrando o luxo festivo.
Ao todo são 17 esculturas espalhadas pelo castelo e seus jardins.
Houve uma certa polêmica na mídia sobre a interdição de expor em Versailles o famoso lustre confeccionado com OBs. Na realidade, ele nunca esteve programado para esta exposição. Versailles recebe visitantes de origens diversas e esta obra poderia ferir sensibilidades. Uma pena, adoraria vê-la.
Aproveitei para eleger a visita de Versailles como a número um na minha lista dos “sofrimentos” de Paris. Versailles acabou de roubar o primeiro lugar, antes atribuído à torre Eiffel. Quando me vi presa e cercada por uma muldidão de turistas nos longos e estreitos corredores do castelo, sem chances de avançar ou de recuar, me disse que somente uma artista como Joana Vasconcelos para explicar a minha presença ali.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
44 Comentários
Katia Becho
Uau! Já quero ir a Versailhes e enfrentar o desconforto só pra ver o sapato de panelas. Genial!
Lina, saudades de vc.
bj
Lina
Katia
Estamos te esperando.
Miriam K R
Andreia, você tem que fazer algumas baldeações de metrô até chegar em estação que tenha conexão com a linha C5 do RER.Procure na internet o mapa do metrô, acho que vc estará hospedada perto da estação Saint Paul, e veja quais as baldeações que vc precisa fazer.
flavia salim
Estarei em Paris daqui a 17 dias e confesso que fiquei com “medo” de visitar Versalhes, rsrsrs. Mas o sofrimento faz parte, não é? Estou pensando em visitá-lo no dia 14/07, feriado. Você sabe se terá alguma programação especial para esse dia? E mudando de assunto: esse tempo não esquenta por aí não ( mais risos!!) . Pensei que só precisaria levar roupas leves na mala, por ser verão , mas pelo jeito vou pegar um friozinho, não vou? Bjs Lina e obrigada pelas dicas maravilhosas!
Lina
Flavia
Não tivemos verão ainda. Eu atravessei o Mediterrâneo para ver o sol. Estou na Córsega.
Adriana Pessoa
Eu sou uma sortuda!!
Na minha 6ª visita a Paris, fui pela primeira vez em Versailles em outubro passado. Um dia frio, do jeito que gosto e….muito tranquilo. Não estava cheio, andei pelo castelo, pelos jardins, passei de barco…foi delicioso!
Eu AMEI o que vi aqui da exposição de Joana Vasconcelos, essa portuguesa que adoro.
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2601697&seccao=Artes%20Pl%E1sticas
Beijos e boa semana a todos!!
Susana
Boa Tarde!
Essa artista portuguesa, enche os portugueses de orgulho, e ainda mais quando fico a saber que é a primeira mulher a expor em Versalles.
Só um detalhe o coração negro é inpirado no Coração de Viana, joia tipica Portuguesa!
Obrigada Lina por mencionar esta expsosição no seu Blog.
Lina
Susana
Obrigada pela informação, sobre a origem da inspiração da obra de Joana que está em Versailles.
Beth Lima
Gostei dessa exposição e, se estivesse em Paris, voltaria a Versailles para conferir.
Andreia
Querida Lina, viajo para Paris em agosto, preciso de sua ajuda, ficaremos no Marais, na rue Ecouffes e gostaria de ir a Versailles no domingo de metrô, qual linha pego? tem que fazer baldiação? Por favor me dê mais um de seus helps! Obrigada, grade abraço. Andreia Fernandez
Lina
Andreia
Vá a pé até a Bastille. Lá pegue metro linha 5 até Gare d’Austerlitz e em seguida pegue RER C5 para Versailles Rive Gauche.
Pati Venturini
Lina
Concordo com você! Visitar o interior do castelo também foi um sofrimento para mim… não dá para apreciar tudo como a gente quer. Já a visita do Domaine, acho deliciosa.
Adorei as obras da artista, esses sapatos feitos de panelas estão incríveis!
Francy
Concordo contigo Lina, Versailles é um sofrimento.Ano passado estive sómente nos Dominios de Maria Antonieta.Prefiro guardar na memória as visitas antigas ,quando a multidão não era sufocante.Achei pelas fotos esta exposição instigante.
Eymard
Nunca estive em Versailles com exposição. Fato é que a polemica e a intervenção de artistas contemporâneos atualiza a história. Gosto disso. Ate 30 de setembro quem estiver por aí pode enfrentar as filas pois deve valer a pena. Dei uma olhada no site oficial da exposição e essa obra dos sapatos feitos com panelas é muito interessante.