Por Diego Milatz
Foi lendo o artigo Os Franceses e a música, publicado no dia 30 de junho de 2015, no qual a Lina diz que Jean-Jacques Godman é o cantor preferido dos franceses mas que ela nunca tinha ouvido falar dele, que me veio a ideia de apresentá-lo a vocês.
Surgido na cena musical francesa no início dos anos 80, Jean-Jacques Goldman de cara agradou a toda uma geração de franceses apesar das violentas críticas do mundo jornalístico. Compositor ímpar, letrista inteligente e intuitivo, cantor de voz aguda e poderosa, ele é, aos olhos dos franceses, o artista que melhor conseguiu unir o brilho do show business e a discrição pessoal.
Sua primeira canção “Il suffira d’un signe” fez um sucesso considerável mas foi dois anos mais tarde, com seu segundo disco, que o cantor explodiu nas paradas de sucesso com músicas como “Quand la musique est bonne”, “Comme toi” e “Au bout de mes rêves”. O altruísmo e a moderação são qualidades que ele não cansa de valorizar tanto nas suas canções quanto na sua vida. Em virtude disso, Jean-Jacques Goldman se tornou um cantor adulado e inevitável.
Goldman possui um repertório rico em canções de melodias viciantes, que grudam nos ouvidos na primeira audição e cujas letras são diretas, sem concessões, que falam a todo mundo. Mesmo após mais de trinta anos da sua estreia, Jean-Jacques Goldman continua fazendo parte do Top 3 dos artistas que mais vendem discos na França. A marca Goldman está tão presente na paisagem musical francesa que a nova geração de artistas franceses lhe prestou uma homenagem: “Génération Goldman”, disco duplo com 14 músicas cada, todas interpretadas por jovens cantores pop franceses. O resultado foi incrível, com mais de um milhão e meio de cópias vendidas.
https://www.youtube.com/watch?v=nh-EXPkhnlA
Pouco à vontade com a celebridade, Jean-Jacques Goldman decidiu, no auge da sua glória, se associar ao amigo e guitarrista Michael Jones e à Carole Fredericks (cantora estadunidense que fez backing vocals para vários artistas) para criar o trio “Fredericks, Goldman, Jones”. Os quatro discos que eles gravaram (2 de estúdio e 2 ao vivo) fizeram um sucesso fenomenal e deixaram Goldman com uma aura ainda mais mágica.
https://www.youtube.com/watch?v=pILr63sjAP4
Cantor humanista e muito envolvido com associações de caridade, ele doa a elas seu tempo, dinheiro e talento. Compositor do hino oficial da “Restos du coeur”, a mais conhecida associação beneficente francesa, ele também participou da criação do espetáculo anual de TV “Les enfoirés”, que ele organiza, faz os arranjos e dirige. Todo o lucro do disco e do vídeo desse evento são integralmente revertidos àquela associação.
Sabe a Céline Dion? Ele compôs dois discos da cantora, entre eles o famoso “D’eux”, que vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo. Audição imprescindível. É o casamento de uma voz extraordinária com um músico e letrista atemporal.
Sem alarde, há 10 anos, Jean-Jacques Goldman pôs fim a 23 anos de carreira. Curiosamente ele ainda é a personalidade mais popular da França. O “chefe” da canção francesa, como muitos o apelidaram, virou cantor por obrigação pois ele não conseguiu encontrar intérpretes para suas canções em 1981. Devemos admitir que frequentemente é o acaso que faz as coisas mas, quando a música é boa, quem vai reclamar?
Leia também os outros artigos escritos pelo Diego:
- EDITH PIAF: a cantora eterna
- Etienne Daho, Padrinho da French Pop
- A canção francesa dos anos 80
- Véronique Rivière
- Véronique Sandson, um dos principais nomes da música francesa
- Mylène Farmer, a cantora silenciosa
- Três novas cantoras francesas
Clique aqui para escutar nossas playlists de música francesa
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
edna
Eu adoro Jean-Jacques Goldman. Acho as suas canções melodiosas e elas ficam no ouvido da gente. Merveille.
Elci Junior
Muito legal seu post, Diego!!! Conheci Goldman por conta do disco da Céline… As músicas ficam na cabeça tout le temps!!!
Fladiane
Eu conheci as músicas do Goldman justamente pela nova geração de cantores, no Génération Goldman. Acho incrível o trabalho dele.