Assim como a maioria dos grandes chefs franceses, Jean François Piège tem dois restaurantes: o gastronômico, com 2 estrelas do Michelin, e a brasserie, com preços acessíveis e a qualidade do endereço principal (pelo menos na teoria).
O restaurante gastronômico leva o seu nome, a brasserie Thoumieux fica embaixo do restaurante. Fomos aos dois – vamos tentar descrever aqui a experiência em cada um deles.
A brasserie e o restaurante ficam no 7˚ arrondissement.
Foto tirada da página no Facebook do restaurante.
Primeiro, a brasserie. Quando inaugurada, a Thoumieux ferveu, lotou, ficou badalada e difícil de encontrar mesas. Fomos lá nessa época e gostamos muito. Ambiente animado e bonito, ótima comida, preços razoáveis (no almoço, menu a 29 euros) – tudo efervescente, bem feito, caprichado. Voltamos há pouco meses e não encontramos mais o lugar da nossa lembrança. A casa estava vazia, o que já me surpreendeu de cara. O serviço, presunçoso e preguiçoso. A comida, apenas razoável. Uma pena. Temos que voltar lá para desempatar.
Eu vivia procurando um motivo para visitar o restaurante gastronômico porque tudo o que eu lia sobre a proposta da casa me atiçava a curiosidade. O motivo apareceu, aniversário de casamento, e lá fomos nós (tivemos a sorte de contar com uma desistência no dia – é preciso reservar com alguns meses de antecedência para conseguir uma mesa).
Ao entrar no restaurante, temos a sensação de estar na sala de jantar do chef. O lugar é mínimo, com 10, 12 mesas pequenas, no máximo. Luz baixa e fraca, sofás, tapetes no chão. Tudo feito para tornar a experiência intimista e desacelerada (o contrário da brasserie).
A proposta do cardápio é inovadora. Primeiro, são servidas sete hors-d’oeuvres, um prato sucede o outro. Não podemos escolher os aperitivos, é o chef quem manda. Na sequência, podemos escolher um ou dois pratos. Mas o cardápio não traz a descrição de como esses pratos são preparados – apenas os ingredientes utilizados. O resto é (uma ótima) surpresa.
Não é o caso de descrever aqui todos os pratos que comemos, ficaríamos até 2014 listando tudo. Mas não houve um prato que não surpreendesse – pelo gosto, pela forma inusitada do preparo, pela apresentação.
Aliás, a apresentação é um dos pontos altos. Os pratos são instalações milimetricamente preparadas pelo chef. As louças foram garimpadas e, a cada leva de pratos, tudo é trocado e um novo cenário é montado sobre a mesa. (Não pude publicar as fotos que fiz dos pratos, uma pena. Como o ambiente tem pouca luz, as fotos ficaram tenebrosas e não refletem a beleza e o cuidado na apresentação.)
Saímos de lá com a certeza de termos assistido a um espetáculo, feito sob medida para aquele dia.
Para finalizar, Piège acabou de inaugurar uma patisserie, a Gateaux Thoumieux, na mesma rua dos dois restaurante. E um livro, com 300 receitas que passaram pelos seus cardápios.
Brasserie Thoumieux (clique aqui para reservar uma mesa) e Restaurante Jean François Piège
79 rue Saint-Dominique | 75007
Tel.: 01 47 05 49 75
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Lina
Marta Mansinho
Será que você poderia me enviar um email correto.Envie para o meu email: [email protected]
Aguardo.
Tania
E o preço do restaurante?
Rodrigo Lavalle
Tania, nesse link http://www.thoumieux.fr/#/en/brasserie-thoumieux/lets-eat-menu você vê os preços para almoço na Brasserie Thoumieux.
Abraços.
Mariana Berutto
Tania, para o restaurante, o menu fixo está em torno de 99 euros por pessoa no almoço e 130 euros por pessoa no jantar..
Thiago Rubini
Por ali fica um otimo L’Ami Jean! Ja foram?? Delicia!!!
Marcia Lube
Rodrigo, você citou o endereço 79, rue Saint-Dominique 75009.
Não será 75007 ?
Rodrigo Lavalle
Marcia, não fui eu quem escreveu esse artigo. Sim, é 75007!
Obrigado e abraços.
Marcia Lube
A Rue Saint-Dominique está cheia de opções interessantes.
Estive em algumas delas.
A Brasserie Thoumieux, quando fui ainda estava badalada e efervescente. Impossível conversar e serviço lento.
Adorei o Les Fables de la Fontaine e quero conhecer o Le Violon d’Ingres.
Marli rosetti
Não deixo de ler suas dicas, sempre maravilhosas…amei a de hoje, bjosss!!!
Claudia
Dica super anotada.
E por falar em comida, o que acham desta reportagem
The perils of being fat, female and French
http://www.bbc.co.uk/news/magazine-25215641
A Lina poderia fazer uma matéria a respeito.
Marcello Brito
Vale lembrar que completa o endereço, o pequeno hotel Thoumieux, menos de 20 quartos, acima dos restaurantes. Tudo do grupo Costes.