Assim como a maioria dos grandes chefs franceses, Jean François Piège tem dois restaurantes: o gastronômico, com 2 estrelas do Michelin, e a brasserie, com preços acessíveis e a qualidade do endereço principal (pelo menos na teoria).
O restaurante gastronômico leva o seu nome, a brasserie Thoumieux fica embaixo do restaurante. Fomos aos dois – vamos tentar descrever aqui a experiência em cada um deles.
Primeiro, a brasserie. Quando inaugurada, a Thoumieux ferveu, lotou, ficou badalada e difícil de encontrar mesas. Fomos lá nessa época e gostamos muito. Ambiente animado e bonito, ótima comida, preços razoáveis (no almoço, menu a 29 euros) – tudo efervescente, bem feito, caprichado. Voltamos há pouco meses e não encontramos mais o lugar da nossa lembrança. A casa estava vazia, o que já me surpreendeu de cara. O serviço, presunçoso e preguiçoso. A comida, apenas razoável. Uma pena. Temos que voltar lá para desempatar.
Eu vivia procurando um motivo para visitar o restaurante gastronômico porque tudo o que eu lia sobre a proposta da casa me atiçava a curiosidade. O motivo apareceu, aniversário de casamento, e lá fomos nós (tivemos a sorte de contar com uma desistência no dia – é preciso reservar com alguns meses de antecedência para conseguir uma mesa).
Ao entrar no restaurante, temos a sensação de estar na sala de jantar do chef. O lugar é mínimo, com 10, 12 mesas pequenas, no máximo. Luz baixa e fraca, sofás, tapetes no chão. Tudo feito para tornar a experiência intimista e desacelerada (o contrário da brasserie).
A proposta do cardápio é inovadora. Primeiro, são servidas sete hors-d’oeuvres, um prato sucede o outro. Não podemos escolher os aperitivos, é o chef quem manda. Na sequência, podemos escolher um ou dois pratos. Mas o cardápio não traz a descrição de como esses pratos são preparados – apenas os ingredientes utilizados. O resto é (uma ótima) surpresa.
Não é o caso de descrever aqui todos os pratos que comemos, ficaríamos até 2014 listando tudo. Mas não houve um prato que não surpreendesse – pelo gosto, pela forma inusitada do preparo, pela apresentação.
Aliás, a apresentação é um dos pontos altos. Os pratos são instalações milimetricamente preparadas pelo chef. As louças foram garimpadas e, a cada leva de pratos, tudo é trocado e um novo cenário é montado sobre a mesa. (Não pude publicar as fotos que fiz dos pratos, uma pena. Como o ambiente tem pouca luz, as fotos ficaram tenebrosas e não refletem a beleza e o cuidado na apresentação.)
Saímos de lá com a certeza de termos assistido a um espetáculo, feito sob medida para aquele dia.
Para finalizar, Piège acabou de inaugurar uma patisserie, a Gateaux Thoumieux, na mesma rua dos dois restaurante. E um livro, com 300 receitas que passaram pelos seus cardápios.
Brasserie Thoumieux (clique aqui para reservar uma mesa) e Restaurante Jean François Piège
79 rue Saint-Dominique | 75007
Tel.: 01 47 05 49 75
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Lina
Marta Mansinho
Será que você poderia me enviar um email correto.Envie para o meu email: [email protected]
Aguardo.
Tania
E o preço do restaurante?
Rodrigo Lavalle
Tania, nesse link http://www.thoumieux.fr/#/en/brasserie-thoumieux/lets-eat-menu você vê os preços para almoço na Brasserie Thoumieux.
Abraços.
Mariana Berutto
Tania, para o restaurante, o menu fixo está em torno de 99 euros por pessoa no almoço e 130 euros por pessoa no jantar..
Thiago Rubini
Por ali fica um otimo L’Ami Jean! Ja foram?? Delicia!!!
Marcia Lube
Rodrigo, você citou o endereço 79, rue Saint-Dominique 75009.
Não será 75007 ?
Rodrigo Lavalle
Marcia, não fui eu quem escreveu esse artigo. Sim, é 75007!
Obrigado e abraços.
Marcia Lube
A Rue Saint-Dominique está cheia de opções interessantes.
Estive em algumas delas.
A Brasserie Thoumieux, quando fui ainda estava badalada e efervescente. Impossível conversar e serviço lento.
Adorei o Les Fables de la Fontaine e quero conhecer o Le Violon d’Ingres.
Marli rosetti
Não deixo de ler suas dicas, sempre maravilhosas…amei a de hoje, bjosss!!!
Claudia
Dica super anotada.
E por falar em comida, o que acham desta reportagem
The perils of being fat, female and French
http://www.bbc.co.uk/news/magazine-25215641
A Lina poderia fazer uma matéria a respeito.
Marcello Brito
Vale lembrar que completa o endereço, o pequeno hotel Thoumieux, menos de 20 quartos, acima dos restaurantes. Tudo do grupo Costes.