A Dordogne e o Périgord possuem jardins notáveis. Quando lá estive em maio 2015, visitei dois considerados como os mais bonitos.
Os Jardins Suspendues de Marqueyssac se encontram perto de duas cidades imperdíveis da região, Sarlat e Beynac/Cazenac.
Eles se espalham em torno de um castelo simples – não vale a pena visitá-lo – e oferecem uma bela vista do vale do rio La Dordogne.
Anos atrás descobri este jardim através de fotos e decidi conhecê-lo quando estivesse na região. Confesso que estava com medo do contraste entre a lembrança de fotos maravilhosas e a realidade.
Marqueyssac é realmente bonito e merece ser visitado com calma. Ele oferece seis km de trilhas e percursos de caminhada.
Ele é ao mesmo tempo romântico e pitoresco com seus arbustos plantados no século 19, podados e trabalhados com fantasia.
Ele é o jardim mais visitado da região tanto pelos turistas como pelos habitantes da Dordogne.
Marqueyssac oferece atrações para as crianças e faz parte dos passeios familiares dos fins de semana e férias escolares.
Do ponto mais alto a 192 m de altura– o Belvédére de la Dordogne – temos a vista do vale.
Marqueyssac está aberto o ano todo. Abril, maio, junho e setembro das 10h até 19h. Julho e agosto das 9h até 20h. Fevereiro, março, outubro e até 11 de novembro das 10h até 18h. De 12 novembro até fim de janeiro das 14h até 17h.
O segundo jardim notável da Dordogne é o Jardin du Manoir d’Eyrignac, classificado como um belo exemplo da arte topiária francesa. Ele se encontra também perto de Sarlat e possui 10 hectares de esculturas vegetais. Ele não é tão conhecido como o Jardim Marqueyssac e é o meu preferido. Foi um prazer enorme passar algumas horas cercada por formas, cores e plantas maravilhosas.
Eyrignac possui 7 jardins, todos interessantes. Mas os mais bonitos são :
. as Esculturas Vegetais : visita dos canteiros onde sobressaem os vegetais da arte topiária.
. a Pagode Chinesa : no século 18 a cultura chinesa foi uma moda seguida pela elite da época. Para lembrar esta época, a Pagode Chinesa instalada no final da Allée des Charmes lembra este período da história francesa.
. o Manoir de Artaban : a palavra manoir quer dizer residência nobre situada em área agrícola ou no campo. A casa data do século 17 e se encontra no centro de jardins deslumbrantes. Hoje ela é a residência dos proprietários do jardim.
. os Jardins Franceses : jardins de estilo francês são canteiros decorados com plantas em forma de arabescos. Eles eram criados para serem vistos do alto, à partir do primeiro andar dos castelos. Em Eyrignac existe somente um canteiro neste estilo, visível do primeiro andar do Manoir. Todos os outros resultam da mistura de dois estilos, francês e italiano, que não exigem serem apreciados de um ponto elevado.
. o Jardim Branco é um espaço onde predominam as cores branca das flores e o verde dos vegetais. Este jardim é o mais poético de todos com guirlandas, bancos, fontes e esculturas. Ele fica florido do final de maio até o início do inverno.
O proprietário de Eyrignac, Patrick Sermadiras, oferece a possibilidade de visitarmos seus jardins em sua companhia. Esta opção custa entre 20 e 75 euros por pessoa em função do número de participantes. Os visitantes podem tomar um lanche ou aperitivo com o proprietário, no interior do Manoir, por 20 euros por pessoa.
O proprietário e sua esposa oferecem também um curso de Life Style “Como organizar uma recepção” onde são abordados temas como serviço, decoração da mesa e decoração floral, protocolo. Preço: 100 euros por pessoa.
Os apaixonados pela arte topiaria que gostariam de aprender a podar e manejar as ferramentas e instrumentos necessários à esta especialidade podem consultar o especialista do jardim que explica qual os vegetais apropriados para a poda, quais os motivos e formas geométricas adaptados ao estilo Jardim Francês e como manter e cuidar dos topiarios.
O Manoir possui um restaurante agradável e elegante que oferece almoço das 12h até 15h. Em seguida ele permanece aberto para lanches. Os menus do almoço custam entre 17 e 22 euros. O restaurante abre de 1º de abril até 31 de outubro.
O jardim fica aberto o ano todos mas o ideal é visitá-lo a partir do final de maio até meados de outubro.
Aberto de janeiro a março das 10h30 a 12h30 etde 14h30 até escurecer. No mês de abril de 10h a 19h. De maio a setembro das de 9h30 a 19h. Em outubro das 10h até anoitecer. Novembro e dezembro de 10h30 a 12h30 e de 14h30 até o anoitecer.
Les Jardins du Manoir d’Eyrignac, Salegnac Dordogne.
Para ir de Paris até a Dordogne ou Périgord
- Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Anderson Pereira
Conheci Eyrignac em julho/16. Perto de Sarlat e fácil de chegar com GPS ou apenas seguindo as placas locais. 15 minutos de carro. Se você não parar nas dezenas de campos de girassol que há no caminho nessa época. Lindo. Entrada é paga e tem uma lojinha antes de passar na roleta com venda de utensílios para jardinagem e souvenirs. Comprando a entrada você ganha um crédito de €2,00 para uso no restaurante. Há estacionamento na entrada com belas árvores fazendo sobras. Não há restrição para fotos e filmagens. Banheiros na lojinha de alto nível e limpeza. Você ganha um mapa para se orientar no passeio e pode usar um IPod para ouvir as descrições de cada jardim e sua história. Atendentes poliglotas e gentis. Não deixe de caminhar descalso nos gramados onde é permitido. Vários lugares para assentar e até ler um livro na sombra. Os jardineiros (equipe fixa de 5), estão em plena atividade enquanto você visita. Ingressos para família (adultos + crianças) tem desconto. Borboletas e abelhas por todo lado. Vale a visita.
Rodrigo Lavalle
Anderson, obrigado pelas dicas e comentários.
Sandra Cardoso
Boa tarde,
Segui a vossa sugestão e vou de férias para a região de perigord noir ( ultima semana de Julho), vou ficar instalada em sarlat-la-canéda. Já fiz várias pesquisas na net de como ir de carro do aeroporto de mérignac até scarlat, mas sinceramente não fiquei esclarecida. As estradas nessas zonas são identificadas por D?? Existe alguma itinerário simples e prático que possa seguir?? Se eu optar ir pela auto-estrada, existe portagens que possa pagar com dinheiro ou são electrónicas? Neste caso como faço tendo um carro alugado? Para sair de bordeaux é muito complicado? Tem muito trânsito? A sinalização é boa?
Peço desculpa , por colocar tantas questões e de estar a ser abusiva. Muito obrigada.
Sandra
Marcello
Ok Rodrigo, obrigado pelo esclarecimento… talvez ficasse melhor “jardins notáveis”, “jardins extraordinários”… remarquable/remarcável, para nós, não seria uma boa expressão de tradução. Parabéns pela grande oferta de informações e variedade de atrativos.
Rodrigo Lavalle
Marcelo, obrigado pela sugestão. Será corrigido.
Abraços.
Marcello
O que é um Jardim Remarcável???? Não entendi 90% do post por conta desta expressão…
Rodrigo Lavalle
Marcelo, remarcável seria de alta qualidade, impressionante. Espero que agora você consiga entender 100% do post.
Abraços.
véra carvalho
E maravilhoso. Va visitar