O Jardin des Plantes não é o jardim mais bonito de Paris – como o Luxembourg – nem o mais central – como o Tuileries. Mas ele deve ser um dos mais interessantes pela variedade das atrações.
Ele possui o segundo zoológico mais antigo da Europe. Um pequeno zoológico simpático e histórico.
Aqui também se encontra um jardim botânico, herdeiro do jardim real de plantas medicinais de Luis XIII, e quatro maravilhosas estufas que acabaram de ser restauradas. Nelas vocês podem ver as florestas tropicais úmidas, as plantas dos desertos e zonas áridas, as plantas da Nouvelle Calédonie e a última estufa retraça a história das plantas.
A fila da segunda foto explica porque fico devendo, a vocês, o interior das estufas.
No Jardin des Plantes encontramos também a Grande Galeria da Evolução, uma gigantesca construção onde podemos ver uma instalação teatral das teorias da evolução.
E, por último, o jardim possui uma galeria de Anatomia Comparada e de Paleontologia.
O Jardin des Plantes se encontra nas margens do Sena, no final do Quartier Latin. Quando morava no Marais, ele fazia parte do meu “circuito caminhada matinal”.
Como chegar: estações de metrô Gare d’Austerlitz e Jussieu
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
61 Comentários
Kika Mello
Eymard
estou lisongeada!!
Saiba que então a admiração é mútua!
Gosto muitíssimo das suas observações, forma e timing de intervir, das informações e dicas, do seu bom humor…
Viu como a admiração é de parte a parte?
Grande abraço prá vc. meu admirador declarado(rsrs)!
Sueli OVB
EYMARD,
Li hoje no Correio Braziliense: “Viajar não serve muito para entender, mas para reativar a leitura visual do mundo”. Italo Calvino.
E o mundo é vasto e diversificado. Há lugar e hora para tudo e para todos.
E viva o livre arbítrio!
Elaine
Verdade Eymard. Estamos aqui por Paris, mas vamos viajando e atravessando oceanos.
Vou sim aguardar umas dicas de NY… quando puder ter um tempo e escrever mande por email… agradeço muitooo!
Vou solicitar à Lina seu email e passo o meu, assim vou viajar sabendo de tudo, como fiz em Paris com o CP.
Mas trocar os macarrons de Paris por muffins? Jamais… never!!!
Abraços
Beth
Adriana
Eu morei/estudei tanto na Europa e nos EUA. São dois mundos e dois estilos de vida muito diferentes. Mas com os anos fui me inclinando cada vez mais para a Europa. Especialmente ns últimos anos… NY para mim é a cidade mais fascinante do mundo, DEPOIS de Paris, risos.
Abs.
eymard
Adriana e Elaine, claro que se voces se interessam, apresento minhas dicas com muita satisfaçao. Tenho certeza que seus filhos vao gostar muito. E troquem os macarrons por cupcakes (risos), sem precisar chorar!!!! (risos). Se preferirem, peçam para a Lina o meu e-mail. Ja fica autorizado (para nao fugirmos tanto dos objetivos do blog).
Elaine
E eu de carona nas conversas… fico só de olhoooo… lendo e anotando tudo!
Vou esperar as dicas do Eymard… também quero ir pa NY com o Renan (meu filhão de 14 anos… lindooo).
Ele amou Paris… adorou Roma… curtiu outros lugares e conheceu as histórias de perto, coisas que ele só conhecia em livros e na internet.
Vamos pensar agora nas luzes de NY City… trocar os macarrons por muffins – buááá!!! Eu não queria… hehehe
Adriana Pessoa
Logicamente o João está se referindo aos
Estados Unidos=Disney=opção da maioria das crianças da sua idade.
Sabemos o quanto o país é interessante além Disney – ele também sabe disso – e estamos pensando em levá-lo a NY no final do ano, pois é um sonho dele conhecer a cidade, além de poder praticar o inglês, lingua que já é fluente.
Até me lembrei de você, Eymard, que deve estar cheio de dicas, pois tem crianças e esteve por lá recentemente.
Abçs.
Eymard
Joao Gabriel, é isso ai! Kika Mello (sou cada dia mais seu fã, viu!) disse tudo. Depois ainda veio o José Mauricio e a Carla e complementaram. Uníssinos. Meus filhos também aproveitaram e aproveitam tudo. É como diz a Maria das Graças sobre alimentação: o que interessa é a variedade. Experimentar. O meu filho menor foi primeiro a Paris. Quando chegou em NY dizia não ter gostado. Que gostava de Paris. Passaram-se os dias e ele percebeu que poderia gostar dos dois lugares. Depois começou a achar que poderia gostar de outros lugares…e assim foi. Gostou da Disney, também. Mas o importante é ter olhos para essa variedade de lugares e não se limitar. Como disseram, tenho certeza que os teus olhos já saberão olhar todos esses lugares e cada um despertará interesses diferentes em você. Abraço. Eymard.
Carla
Gabriel,
Eu não acredito que as críticas feitas por seus colegas sejam à você. Acredito que elas aconteçam pela falta de oportunidade deles em conhecer Paris ou outra cidade que não se restrinja à parques. Eu tenho duas filhas, uma de 10 e outra de 8 anos, a mais nova já elaborou duas perguntas aqui no site e tem muita vontade de conhecer Paris. E isso provavelmente ocorre porque ela ouve eu conversar muito sobre a cidade, lendo livros, ouvindo ópera, etc. Isso desperta a curiosidade de se conhecer algo diferente, enriquecedor. Quanto à Disney, discordo de quem acha ser um lugar desinteressante. Minhas filhas já foram 3 vezes e eu não sei quem gosta mais, eu ou elas. Existem parques com muita informação enriquecedoras para crianças e adolescentes, tal como o Epicot. O Bush Gardens possui um jardim zoológico bastante diversificado, sem falar nos jardins lindos que lá construíram. Nada emocionou mais a mim e meu marido do que o semblante de felicidade de minhas filhas quando assistiram ao primeiro show no castelo da cinderela.
Gabriel, pela sua maneira de escrever nota-se que você deve ser uma criança inteligente e bem informada. Portanto não importa para onde você queira ir, o que realmente importa é com que olhos você irá enxergar as coisas. Provavelmente você tem uma sensibilidade maior para extrair coisas interessante dos lugares que conhece do que alguns de seus colegas.
” A queima de fogos no Castelo da Cinderela, no Magic Kingdon, foi o meu sonho de infância, que se materializou naquele espetáculo digno do Walt Disney. Guardei numa sequência de imagens, armada com tripê e câmara, e trouxe no bolso, como uma das lembranças lúdicas da minha vida.”
Bia Parreiras. Fotógrafa e Socióloga, recebeu o quarto prêmio mundial de fotografia , no Japão.
Bj, Carla
Jose Mauricio
João Gabriel: Você está certo em querer trilhar seus próprios caminhos.
Disney? OK, se você achar interessante. Se não, não vá apenas por modismo.
Kika Mello está certa: Os Estados Unidos são muito maiores e interessantes do que Miami e Orlando apenas. Mas mesmo na Florida existem aspectos culturais e de natureza que valem a pena conhecer.
Apenas um lembrete: você é um jovem inteligente e articulado, e tem interesses culturais incomuns para a sua idade, mas não deixe de aproveitar também a sua juventude e a companhia de seus amigos, mesmo que muitas vezes eles não o entendam.