Ao visitarmos o jardim de Monet pela primeira vez não nos damos conta de que existe, de abril até setembro, uma floração contínua. Não percebemos que à cada visita temos um jardim diferente, com outras flores, outras cores e outros movimentos. Precisamos voltar várias vezes para compreendermos que o jardim alterna momentos fortes com explosão de cores e períodos de transição mais calmos.
Foi Monet que estabeleceu, desde o início, esta sucessão ininterrupta da floração. De acordo com o mês, o jardim é cheio de papoulas, digitales e delphiniums. Elas desaparecem e cedem o lugar às dálias, aos girassóis e às capucines que se espalham pelo chão da allée centrale.
Ao visitarmos o maravilhoso jardim de Monet, não imaginamos que da morte do pintor, no final do século 19, até os anos 1970 ele ficou abandonado e que a parte chamada “Clos Normand” desapareceu invadida pelo mato da região e que o lago se transformou em pântano sem charme.
Após a morte do último filho do artista, em 1970, a Academia de Belas Artes, herdeira desta propriedade de Monet, entregou à dois grandes jardineiros o delicado trabalho de restauração de Giverny.
Dez anos mais tarde o jardim foi enfim aberto ao público! No ano passado, Giverny recebeu a visita de 631.000 turistas vindos do mundo inteiro. Às vezes, alguns deles choram de emoção diante dos canteiros, do lago e das suas plantas aquáticas.
O atual jardineiro chef da Fondation Claude Monet se chama James Priest. Ele é inglês e antes de se instalar em Giverny foi jardineiro da rainha, em Windsor, se ocupou durante 17 anos dos jardins de Élie e Liliane de Rothschild e trabalhou 8 anos na propriedade de Michel e Hélène David Weill.
James Priest tem por objetivo principal reconstruir o jardim que Monet teve diante dos seus olhos enquanto pintava. O jardineiro chef se baseia nas telas do mestre, nas fotos e nos textos da época.
Desde 2011, Priest retira as flores e plantas que não fazem parte do jardim original. Para ele, o impressionismo deve ser observado de longe: por isso é necessário flores grandes, simples e plantadas como pinceladas de cores.
Esta fidelidade ao passado não quer dizer imobilismo. Monet era apaixonado por flores e em constante procura por novidades. Ele importava espécies raras para a época, como as pivoines japonesas. Se ele estivesse vivo, sem dúvida alguma teria plantado vegetais raros, como a decisão recente do jardineiro chef de introduzir uma planta da Indonésia, com imensas folhas que se casam bem com as ninféas.
Quando vier a Paris, não deixe de visitar Giverny. A agência de viagem online Minha Viagem Paris possui propostas interessantes para você conhecer os jardins de Monet, veja aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
Andréa
Olá! Vale a pena visitar no inverno? Vou dia 13 de dezembro! 🙂
Obrigada <3
Rodrigo Lavalle
Andréa, o local só funciona do começo de abril ao fim de novembro.
Isabela Almeida
Já fui nessa maravilha várias vezes! E vocês têm toda razão: cada visita é um espetáculo visual diferente! Sou apaixonada!
Fabiana
Que lugar incrível ! Fui em outubro e mesmo assim o jardim estava lindamente florido. Super recomendo !
Lia
Ótimo ! gostei muito ! fiquei fã !!! Muito obrigada pelas informações !