Desde 1985, passo religiosamente as férias de verão na Córsega. Apesar de ser uma ilha, os costumes e a gastronomia são de povos que vivem nas montanhas, longe do mar. Uma das razões que me levaram a me sentir bem aqui, um pulo das Serras do Curral para as montanhas do golfe do Valinco.
No início do blog escrevi tímidos artigos sobre a Córsega. Em seguida me disse que esta ilha perdida no meio do Mediterâneo não interessaria ninguém. Parece que agora a Corse está na moda por aí. Tanto que o Edu do blog Da Cachaça Pro Vinho acabou de publicar um artigo – que reproduzo parcialmente aqui – sobre a gastronomia local.
Foi através duns emails trocados com a Lina, a bigboss do ótimo Conexão Paris que ficamos sabendo que ela passa um bom tempo por ano (e regularmente) ilhada na Córsega.
Não sei se pra vocês, mas pra mim, a Córsega sempre foi um lugar místico e interessante (acho que tem alguma coisa a ver com Os Irmãos Corsos e o Asterix! rs).
Tanto que ela está na nossa wish list de viagens há um bom tempo. Não sei se pelo mistério ou pela quantidade de praias (afinal, é uma ilha!) ou ainda a proximidade, não só física, mas afetiva com a nossa querida Itália.
E daí a pedir pra Lina algumas receitas de pratos corsos, foi um pulo
Mais interessante ainda foi o formato que ela me passou de como fazer os pratos indicados. Todos sem qualquer receita detalhada, apenas com observações como “parece nossa carne cozida com macarrão aos domingos“. Muito bacana.
Entradas – Abobrinhas recheadas.
“Não tenho a receita. Escaldo a abrobrinha, corto no meio, tiro o miolo e coloco carne moída temperada e misturada com miolo de pão amolecido no leite. Importante é colocar aneth no recheio da carne. Arrumar no pirex, por molho de tomate em volta e colocar no forno. Padrão”. (by Lina)
Na verdade, coloquei um pouquinho de queijo corso ralado no final só pra dar uma saborizada. Logicamente, enfeitei com o endro daqui de casa.
Este prato ficou tão bom, mas tão bom que a Dé o incorporou imediatamente ao nosso cardápio diário.
Prato principal: javali com talharim.
“Javali cozido no fogo brando com vinho e temperos. Cortado em pedaços. Como se fosse cozido de carne brasileiro.Com muito alecrim e champignons de Paris. Servido com talharim e queijo corso ralado. Parece nossa carne cozida servida com macarrão aos domingos”. (by Lina).
Cozinhei o bicho em baixa temperatura após temperá-lo com bastante alecrim, pimenta do reino, cebola e alho.Usei o mesmo vinho tinto que tomamos, o também francês Malbec Le Plant du Roy 2005.
Ficou excelente, ainda mais acompanhado do pappardelle …Uau, que ragu que foi formado. Lina, bebemos todo o molho que estava nos pratos.
Sobremesa – Queijo, geléia e uvas
“Eles não comem sobremesa. Servem queijo seco, feito de leite de cabra. Acompanha geleia de figo e uvas. Toda refeição termina assim: queijo, geleia e uva”. (by Lina)
E quem sou eu pra contradizer os corsos?
Como chegar em Ajaccio saindo de Paris
Importante: Existem várias combinações e opções de travessias de barco e vôos para chegar à ilha, a viagem para Ajaccio é apenas uma delas.
. De trem. Em 3 horas é possível fazer centro de Paris/centro de Marseille; e em 4h, Paris/Toulon. Dessas duas cidades é possível pegar o barco que leva até Ajaccio. Os preços do trem variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. Paris/Ajaccio. A viagem de avião pode variar entre 2h50 e 5h50, tudo depende da escala do voo. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marselha. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Você pode entrar com o carro no barco que faz a travessia até a ilha, verifique antes as disponibilidades e preços. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata e a mais longa também, a viagem tem cerca de 12 horas de trajeto até Marselha e 13h40 até Toulon, as duas viagens com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
48 Comentários
Madá
Beth, também gostei do seu comentário.
Jorge, adorei lembrar da Julie Lescaut! Era um programa impedível aos domingos aqui em casa.
Maria das Graças, de fato vejo o “Paul” em outros filmes, mas não a Sarah e sua irmã. Adorava o N’Guma e Zorah!
Edu, gostei do encontro conexista, seria na Córsega ?
Sueli OVB
Hum, que delícia!
Ontem no DCPV, hoje no CP.
Bela parceria.
Emmanuel Bomfim Salvador
Conheci o restaurante “Cosi”, com um amigo corso e, participei de um jantar maravilhoso!!!Quem quiser experimentar a culinária corsa, estando em Paris, é o local! Fica na rua Cujas. não lembro o número.Aquele abraço.
Eduardo Luz
Lina e pessoal, nós é que gostamos muito de experimentar um pouco da culinária corsa.
Agora, Lina, bem que você poderia colocar algumas receitas entremeando o teu guia. É claro que elas teriam que ser no formato das que você me enviou. 🙂
E sócio, bem que poderíamos fazer um encontro conexista com este menu, né não?
Abs a todos.
conexaoparis
Eduardo
Gostei deste encontro conexista.
A minha sogra me explicava as receitas mediterrâneas assim: a quandidade? Na hora você vê! Ou então dizia: um pouquinho. Me deixava louca.
Beth
Maurício
Agora lembrei do seriado!
Mas isso já faz muito tempo, não?
Acho até que passava nos canais fechados de TV, não só na TV5…
Abs.
monica amadeo
Nossa que dupla!!!!!!!!!!!!!!!
Maurício Christovão
Maria das Graças: É verdade. Passava há alguns anos atrás, na TV5, se não me engano, mas pararam. Era interessante ver as jovens atrizes que faziam as filhas da comissária crescendo ao longo das temporadas da série e começando criar confusão com a mãe, como todo adolescente…
eymard
So senti nao ter participado desse jantar corso. Tudo maravilhoso. Fora dizer que essa comida mediterranea faz um bem danado! abs.
Maria das Graças
Lina, na próxima ida ao sul da França incluirei uma temporada na Córsega. Tenho um curiosidade enorme por tudo que já vi e li sobre a Ilha e também adoraria fazer a viagem de barco para lá.
conexaoparis
Maria das Graças
Eu adoro esta viagem de navio. Mas o mar tem que contribuir. O meu enteado foi embora semana passada e pegou o navio com ventos à 85 km/hora. Quase morreu. Ficou doente dois dias.
conexaoparis
Maria das Graças
Venha sim. Vale a pena.
Maria das Graças
Mauricio Chistovão, essa série não passa mais no Brasil. Vejo, de vez em quando, o ator que fez o papel de marido da comissária. Mas ela e as filhas nunca mais as vi.