Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
O belga Jacques Brel ficou famoso na França por suas letras fortes e sofridas e suas interpretações dramáticas. Falar da importância de Brel para a música é chover no molhado: o cantor revolucionou a chanson e foi influência para gigantes como Nina Simone, Leonard Cohen e David Bowie.
Entre tantas composições, Brel escreveu duas que ficaram muito famosas no mundo inteiro: Le moribond e Ne me quitte pas. A primeira é uma carta de despedida de um homem no seu leito de morte e fez muito sucesso nos EUA depois que foi gravada por Terry Jacks, na década de 70. Seasons in the sun, como foi chamada pelos americanos, ficou semanas no primeiro lugar das paradas de sucesso e vendeu 10 milhões de cópias, estrelando até hoje a lista de singles mais vendidos da história.
Depois disso, a música ganhou várias interpretações, que vão dos Beach Boys até a banda indie Beirut. Abaixo vocês podem ouvir algumas das interpretações mais notórias de Le Moribond.
Claro, não poderia faltar a interpretação de Brel para Ne me quitte pas.
E para fechar esta lista, posto aqui a minha favorita de Brel, a intensa Quand on a que l’amour.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Eduarda
Coisa de apaixonados…Categoria fora de qualquer enquadramento, seja de baixo, ou alto astral. Simplesmente fora…Out! Só quem já passou é verdadeiramente cúmplice, como em qualquer loucura.
Marzelena Zamboni
Oi,
Mais uma vez estou recorrendo ao CP, queria saber como, quanto custa e quanto tempo da Estação Zuid até a Praça Central de Bruxelas, pois o tempo e a grana estão curtos e queria colocar essa esticadinha no meu roteiro de viagem até Paris.
Tens idéia Quanto custaria um táxi da Rua Navarin no Montmartre até a Gare du Nord?
Amo, Amo, Amo o CP, não passo um dia sem vir aqui e espiar tudo! 🙂
conexaoparis
Marzelena
Para Bruxelas, não sei te dizer.
O taxi até gare du nord custa em torno de 10 euros.
Penélope
Eduarda e Lina,
Sou deste tipo também. Ne me quitte pas é demais para mim, não consigo ouvir. Mas é o que a Eduarda falou: tem que postar aqui, pela importância. Em todo caso, prefiro Quand on a que l’amour, que é intensa, mas mais leve.
conexaoparis
Penélope
Claro, tem que citar. Mas a letra é terrivelmente baixa astral.
Eduarda
É como Maria Bethânia…Uns amam, outros detestam, mas ninguém contesta a importância.
Dodô
Ver/ouvir Brel me faz sentir como um voyeur morrendo de medo de ser apanhado em flagrante. Você não é parte da ação, mas a ação passa a fazer parte de você, ora convocando à cumplicidade na auto-imolação explícita, como um samurai chamado a decapitar o amigo no gesto final do harakiri, ora
eriçando o encantado desconforto de quem se descobre capaz de encontrar prazer estético na dor alheia, quando expressa com tanto brilho e nenhum pudor.
É duro morrer na primavera. É duro ver a primavera morrer no seu contínuo.
Eduarda
Samuel:
E olha que a Penélope postou uma versão um pouco menos visceral…
Essa abaixo foi feita logo após sua separação:
http://www.youtube.com/watch?v=dSfc662vXZU&feature=youtu.be
conexaoparis
Eduarda
Michèle, filha do meu marido, francesa e parisiense, detesta esta música. Diz que se trata da música mais sofrida e baixo astral do universo.
Samuel
Colegas,
“Ne me quitte pas” é a quintessência do desespero. Quem quer passar (sofrer) por um amor assim? Rs.
De Jacques Brel sempre me lembro de “La chanson des vieux amants”. Ao menos, envelheceram juntos (rs).
Abs. E bom final de semana a todos!
Eduarda
Penélope,
6ª feira é dia de passagem obrigatória pelo CP.Seus posts são ótimos!
Simone
Querida uma sugestão de tema para seu blog: lockers nas estações de trem de Paris. Estou tentando descobrir se há lockers em Gare Saint Lazare, tamanhos e preços e está difícil achar algo recente…
Bjs!!
conexaoparis
Simone
Tem guarda volumes sim. O site deles é péssimo e eu não me lembro dos valores.
gabebritto
Maravilhoso. Adoro Ne Me Quitte Pas. Que letra fantástica. Adoraria poder ter visto Brel vivo (e ao vivo).