Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
O belga Jacques Brel ficou famoso na França por suas letras fortes e sofridas e suas interpretações dramáticas. Falar da importância de Brel para a música é chover no molhado: o cantor revolucionou a chanson e foi influência para gigantes como Nina Simone, Leonard Cohen e David Bowie.
Entre tantas composições, Brel escreveu duas que ficaram muito famosas no mundo inteiro: Le moribond e Ne me quitte pas. A primeira é uma carta de despedida de um homem no seu leito de morte e fez muito sucesso nos EUA depois que foi gravada por Terry Jacks, na década de 70. Seasons in the sun, como foi chamada pelos americanos, ficou semanas no primeiro lugar das paradas de sucesso e vendeu 10 milhões de cópias, estrelando até hoje a lista de singles mais vendidos da história.
Depois disso, a música ganhou várias interpretações, que vão dos Beach Boys até a banda indie Beirut. Abaixo vocês podem ouvir algumas das interpretações mais notórias de Le Moribond.
Claro, não poderia faltar a interpretação de Brel para Ne me quitte pas.
E para fechar esta lista, posto aqui a minha favorita de Brel, a intensa Quand on a que l’amour.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
marcio silva de almeida
Tenho um vinil dele, talvez um nomes mais influentes do europop para roqueiros dos anos 1960/1970. coisa de boêmio!!!
Cláudia Oiticica
Sou do time que a-ma-m Ne me Quitte Pas, rs. E Betânia, também. Juro que não sou baixo-astral,rs.
Rodrigo Lavalle
Ei, Eduardo, tudo bem?
Vamos fazer um post sobre como se vestir na primavera. Vai estar no ar na próxima semana ou na seguinte.
Abraços
Rodrigo Lavalle
Eduardo
Ok, obrigado!
Ficarei no aguardo!
Abraços.
marcello brito
Marzelena,
É bem perto! de taxi uns 10 minutos no maximo ou menos se nao tiver transito.
Vc pode ir de metro tb. mas nao saltará exatamente na Grand Place que eu acho que é a praça central que vc se refere. Se for de metro saltará na estação Bourse no boulevard anspach e caminhe duas quadras ate a praça.
Samuel
Eduarda,
Acho que nem “emo” aguenta isso … mas, é algo inevitável: tem de conhecer; impossível falar de música francesa sem falar de Jacques Brel; impossível falar de Jacques Brel sem mencionar “Ne me quitte pas”.
Mas, essa música é demais: dá medo. É necessário estar bem equilibrado para conseguir ouvi-la (rs).
Abraços! E bom final de domingo para todos!
Eduardo
Ah, não sei se isso interfere em algo, mas tenho 30 anos.
Eduardo
Olá! Sou muito fã desse portal, e estou por aqui diariamente, planejando a minha primeira ida a Paris!
Mas tenho uma dúvida que ainda não vi abordada por aqui: como os HOMENS devem se vestir na primavera.
Explico: passarei a primeira quinzena de maio aí e em outros países próximos, e já vi que apesar de não ser tão frio, tem que estar preparado para vento gelado e chuva, certo? O problema eh que moro no nordeste do Brasil, e aqui não temos necessidade desse tipo de roupa (“verão” o ano inteiro!), por isso terei que comprar tudo o que for usar na viagem. E pela falta de uso e de experiência, não tenho a mínima idéia do que comprar. O que voce sugere? E tênis/sapato/meias, precisam de alguma característica especial? Desde já agradeço, e parabéns por tudo isso.
conexaoparis
Eduardo
O Rodrigo Lavalle, nosso expert compras e moda vai te responder.