Tenho 56 anos, moro em Ribeirão Preto, sou biomédico, trabalho a quase 25 anos no Laboratório de Qualidade de Água do Departamento de Esgoto de Ribeirão Preto e tenho duas filhas.
Tive pólio com dois anos de idade mas graças aos meus pais e a uma teimosia imensurável consegui chegar a ser a pessoa que sou hoje. Altualmente preciso de duas bengalas canadenses para andar.
Um dia comprei um guia de conversação em francês com frases e expressões práticas para viagem, relembrei meu inglês e embarquei. Antes de continuar gostaria de salientar que peguei informações com amigos e muitas referências no Conexão Paris.
Nos aeroportos tive toda a atenção dos funcionários da TAM que utilizaram uma cadeira de rodas e me auxiliaram na subida do avião.
Através do teu blog cheguei ao Tom com quem agendei os traslados e alguns passeios como: Bruges tours pela cidade e visita ao Louvre. Deixei Lisieux e Honfleur para o ano que vem, pois estarei voltanto…risos.
Fiz vários passeios sozinhos, pois nada de moleza sempre. Visitei a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, Praça des Vosges, Jardin du Luxembourg… Saí para jantar e fazer algumas compras. Ia de táxi e andava bem. Aliás nunca andei tanto na minha vida. Com calma, tranquilidade e sempre chegando.
Não tive problemas por não falar francês. Encontrava táxis portugueses e no Empório Armani fui atendido por uma belíssima francesa – sou filho de Deus também, né – e a comunicação foi em inglês sem problemas.
Se me permitir deixo aqui um endereço de um restaurante português que se chama Churrascaria O Galo (69 rue Dunkerque). Minha dica para aqueles que vão sentir falta de arroz, fritas, frango assado, lombo assado, tudo por 9 euros.
Esta viagem foi uma experiência ímpar e me mostrou que posso ir além… muito além.
Carlos
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
ANABRASIL
CARLOS.. tem quase um ano que não entro no CP , não posso ainda chorar, pq desencadeia enxaquecas por muitos dias e me recupero de duas cirurgias delicadas.Já voltei ao trabalho e aqui nesse ambiente é normal que se fale da França, porém meus amigos evitam falar para me poupar desse sofrimento que é não poder ainda usar a nete pois a luz do computador me é ainda prejudicial e ainda continuo com falhas na escrita.Sua viagem hoje foi tema de conversas… Para mim foi tema de libertação.Vou lhe contar um fato que alguns já sabem: fiz uma cirurgia , fui para UTI, tive infecção,fiquei dias… na primeira consulta após a cirurgia, vencido o primeiro mes de repouso, disse a ele que ia viajar e lhe pedi permissaõ rss o coitado pensava que eu viajaria para uma praia, uma serra, um mosteiro rsr, e disse SIM, nessa hora lhe perguntei o que o sr quer que lhe traga de Paris? rsrsr o dr quase cai de quatro,”” NÃOOOOOOOOO “” eu disse DR, se é para morrer que eu morra em PARIS.Fui ao hospital apanhei o calhamaço que era meu prontuário da UTI de alta complexidade (valha-me DUES!), coloquei na mala e FUi!!!!!, eu tinha 45 dias para descansar pq ainda faria a mesma cirurgia do segundo aneurisma da esplenica rsr meu amigo carlos rsrsr as moças da TAM se espantaram “o que a Senhora deseja de especial””? eu disse , só conferir a cada duas horas se continuo viva rsrsrs Carlos, ninguém acredita que estamos dizendo a verdade, so isso? ah! e por favor se eu morrer pode me deixar sentadinha, pq serei cremada e jogada no sena rsrsrs passei os dias mais felizes da minha vida, andei tanto de ónibus que dei 100 voltas no planeta,comi cada coisa proibida!!! rsrs, fui a lugares incriveis, fantásticos, A embaixadora Perol que me acolheu na sua casa me mimava até com mucunzá, marina, guia de turismo fantástica, me entregou um GPS rssrrs e ficava a localizar meus movimentos, eu sempre em opostos, ia de Barbés para Saint German com a mesma visão…tudo lindo!!!! minha segunda cirurgia foi em maio de 2010 e vinte dias depois viajei para Paris, só que meus 2 prontuarios pesavam mais dq minha mala rsrsr resolvi deixar em casa. Ainda tenho no braço a pulseira da UTI, vou tirar na CAPELA DA MIRACULOSA em maio, CARLOS, eu tenho culpa se faço promessa com uma SANTA que MORA EM PARIS rsrsrs responda, tenho? ah! quase fui presa pq perguntei a uma Fisacal da receita se ela era médica, rss após ela me dizer que estava cansada do plantão e me perguntar o que trazia em tantos pacotes… a mulher virou uma fera rsrrs eu dizia”tudo da feira de Saint DeniI”” ela não sabia que eu estava demente e pensava que eu estava a debochar.Carlos, meus parabéns… vc venceu! eu também! desculpas se ainda não sei simplificar o que quero dizer, perco horas decidindo se casa é com z rsrsr , Só SEI QUE FOMOS FELIZES…. e casa com Z TAMBÉM É CASA. .
um abraço apertadinho…então, estamos vivos e não precisamos emocionar ninguém, estamos na mesma condição…VIVOS!!!
MARIA ISABEL ABRANTES LOPES BARBOSA
… continuando … também preciso agradecer à lina e suas importantíssimas informações e dicas do Conexão Paris, pois nos ajudaram muito na viagem de julho. Ma-ra-v-lho-sa, graças a Deus !
Beijos, Lina !
Maria Isabel
MARIA ISABEL ABRANTES LOPES BARBOSA
Carlos, parabéns pelo esforço ! É assim, somado à força de Deus, que conseguimos vitórias que servem de testemunho ao mundo ! Em julho estivemos lá, e sempre contamos com a ajuda amiga de muitas pessoas, inclusive para a pronúncia das palavras, e acaba sendo muito divertido ! Deus abençoe sua vida e continue dando-nos essas belas palavras que nos edificam !
Abraços,
Maria Isabel
Gerson
Carlos
Duas lagrimas rolaram em meu rosto.Uma de emocao! Outra de alegria!
(perdao, estou em viagem passando por Los Angeles e apanhando do teclado)
Maria Angélica
Fui a Paris em julho do ano passado e estou retornando agora em julho,com uma irmã que está indo pela primeira vez..Estou ansiosa,pesquisando e entrando na Conexão em busca de novidades,como se fosse a MINHA primeira vez..Essa cidade é um mistério a ser desvendado,sempre.O depoimento do Carlos nos convida a refletir de que tudo fica fácil.Basta não colocarmos obstáculos inexistentes.
E Carla, na última foto o Carlos está em Bruges,na Bélgica.Um lugar mágico.
Carlos,o mundo é o limite.Parabéns.
Eliana Barbosa
Aproveito a oportunidade para agradecer ao TOM. Quando estive em Paris em setembro passado, combinamos o transfer, e lamentavelmente em razão do atraso em Brasília, perdemos a conexão em Lisboa, mas TOM mandou um outro colega brasileiro que nos atendeu direitinho.
Cristiane Pereira/BH
Carlos,
que bom ler sua história!
A mim fica a lição de que devemos nos esforçar para fazer do mundo um lugar melhor para todos viverem. E que podemos e devemos enfrentar e tentar superar nossas dificuldades (algumas tão íntimas, tão secretas…!) para poder curtir o que a vida tem de melhor para nos oferecer!
Laura Martins
que bacana o nome que seu blog terá, “A Cadeira Voadora”. Já estou doida querendo conhecê-lo.
Lina,
mais uma vez, parabéns por seu trabalho, que orienta e estimula tanta gente, das mais variadas maneiras!
Carla lima e Sousa
Carlos,
Parabéns pela grande lição de vida ! Como dizia Fernando Pessoa, o grande poeta português:
” Navegar, navegar é preciso SEMPRE… Viver (por viver), é que não é preciso”…
CARPE DIEM !!!
Abs,
Carla
Laura Martins
Adorei o relato do Carlos. Sou cadeirante e também viajei sozinha para Paris, em 2008, com as dicas da Lina e da Mariana Palmeira, que também fez um relato para o Conexão Paris. Foi ótimo, não tive nenhum problema, curti demais os passeios, fui super bem tratada pelos franceses.
Na mesma época, fui também à Suíça, visitar um amigo que mora em Genebra. Conheci também Annecy e Chenonceau.
Amo viajar e todas as viagens me mostram, como disse o Carlos, que posso ir além, muito além…
Acho ótimos estes relatos, porque incentivam outras pessoas com deficiência a colocar o pé — ou a roda — na estrada!
Por causa disso, estou montando um blog com meus relatos. Chama-se A Cadeira Voadora e é dedicado àqueles que não precisam de asas para voar.
Abração e obrigada a todos por tantos relatos inspiradores.
Lina, consegui contato com a Mariana Palmeira, ok? Ele me mandou um e-mail…
eymard
Tom: grande Tom! Depois do seu relato, nao tenho duvidas. Ja tinha muitas referencias sobre o seu trabalho (tantos depoimentos elogiosos, lembro especialmente o da Vera), mas, na proxima viagem a Paris, farei contato.
E, sabe de uma coisa, voce matou a charada: “calma, bom-humor, simpatia e tranquilidade” esses os ingredientes para qualquer pessoa viver a vida feliz!