No artigo “Instagram e museus franceses” analisamos o desempenho dos museus nessa rede social.
O Instagram possui uma audiência 10 vezes inferior à do Facebook, mas tem uma taxa de engajamento 60 vezes superior. Esta rede social baseada no poder da imagem é interessante para as marcas com um universo visual forte.
Fizemos uma seleção para vocês dos museus mais instagramáticos, levando em consideração o número de followers, de imagens publicadas e da frequência de publicação.
Museu Louvre
Com 869k followers e 887 publicações, uma publicação por dia, o Louvre é o museu francês mais influente no Instagram.
Museu Orsay
108k seguidores e somente 96 fotos publicadas! Com seu prédio lindíssimo e o acervo maravilhoso, o museu fica, às vezes, mais de 15 dias sem publicar. Uma pena.
Centro Pompidou
232k followers, 448 publicações, com frequência de 3 fotos a cada 3 dias. Nós gostamos do estilo Instagram do Centro Pompidou. Eles publicam três – triplegram – ou seis fotos relacionadas entre si a cada vez, formando uma única grande imagem ou uma sequência de informações sobre o mesmo tema.
Fundação Louis Vuitton
94.6k followers, 655 publicações, a Fondation possui o Instagram mais criativo que já encontramos. Até o dia 24 de outubro, Louis Vuitton possuía uma conta normal com fotos publicadas dentro do quadro convencional Instagram. A partir desta data e para a exposição Icônes de l’Art Moderne, La Collection Chtchoukine, a Fundação inovou criando um feed contínuo de imagens que não respeita o formato quadrado padrão.
Museu Picasso
5.662 followers, 37 fotos publicadas! Hoje, dia 6 de dezembro, a última foto publicada pela instituição foi dia 15 de outubro. O museu ficou fechado vários anos para reformas, mas uma vez inaugurado e tendo recebido 800.000 visitantes até o dia 14 de outubro 2016, a direção poderia ser mais ativa nas redes sociais.
Palais de Tokyo
130k followers, 447 publicações, os posts do Palais de Tokyo são escassos mas interessantes. Seguindo a mesma técnica do Pompidou, Tokyo publica grandes painéis formado por seis ou 3 fotos relacionadas com o mesmo tema a cada vez.
Centre de Monuments Nationaux
16.1k followers, 1133 publicações, ritmo de uma imagem por dia. O CMN poderia ter muitos mais seguidores pois representam alguns dos principais monumentos da França como o Arco do Triunfo, Sainte Chapelle, Mont Saint Michel, Panthéon…
Por curiosidade e para compararmos com os museus franceses demos uma olhadinha no Instagram de três dos museus mais poderosos do mundo, o MoMA com 2,1 milhões de followers, 2069 publicações, cadência de publicação variável, o Victoria and Albert Museum, com 399k, 1294 publicações, com mais de um post por dia e a Tate Art Galleries com 1.2 milhões, 1023 publicações e uma frequência de pelos menos 1 post por dia.
Esse comportamento dos museus franceses nas redes sociais – que são vistas mais como um “mal necessário” do que como uma ferramenta eficaz de marketing e divulgação – reflete a atitude desinteressada de muitas empresas e instituições francesas em relação ao mundo virtual.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Patrícia
Bonjour, Lina e turma. Muito interessante essa postagem. Com certeza reflete um pouco dessa relação francesa com o mundo virtual. Outra coisa é o wifi em bares, cafés e restautantes: não é onipresente como nos EUA e os franceses não ficam tanto no celular (ok, os mais jovens até ficam…) e podem exercer a infinita arte do diálogo (adorei o post de 27 de novembro e o link do Merci Alfred pra gerar assunto! demais).
Mudando de assunto: não sei se vocês já escreveram sobre a relação poluição X transporte gratuito. Estou na cidade há um mês fazendo um estágio e só hoje uma colega me explicou que o metro que está gratuito desde a segunda é por causa da poluição. Eh isso mesmo? Isso é rotina?
O blog é ótimo, parabéns!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, sim, sempre que a poluição do ar atinge níveis altos, o transporte público passa a ser gratuito.