Dia 22 de janeiro em Avignon, um adolescente de 14 anos morreu após jantar em um fast food da rede Quick. O resultado da pesquisa judicial é claro, o rapaz morreu em decorrência de uma toxi-infecção alimentar.
Este drama coloca nas páginas dos jornais franceses o tema da segurança alimentar e da ação do governo nesta área. O problema é grave porque o restaurante em questão já tinha sido controlado em 2008 por questões ligados à higiene. Se a memória não me falha, alguns restaurantes Quick de Paris foram fechados alguns anos atrás pelas mesmas razões.
Para que a legislação seja eficaz é necessário que a sanção esteja à altura do drama provocado e que seja aplicada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Beth
Esse papo de que Lá é melhor do Cá ou vice-versa não está com nada.
Tem lugar limpo e sujo em qualquer lugar.
Quanto à qualidade da comida, a francesa é das melhores que conheço!
Já comi carne dura no Brasil e muio da boa na Europa, o importante é a escolha da peça e como é preparada. Além do mais, tem ratos e baratas de todas as nacionalidades…
Luciano Melo
Carla
Você tem razão. Falta de higiene, ratos e outras porcarias tem em todos os lugares. Porém quero fazer uma ressalva. As carnes brasileiras tem um padrão internacional, quer aves, suinos e bovinos. A europa não tem qualidade igual. No mundo só a Argentina e o Uruguai tem padrão superior em bovinos. Nosso gado come capim e não ração como na europa. Essas rações sim tem coisas que até Deus duvida. É só lembrar da Doença da Vaca Louca causada por ração feita com proteína animal contaminada e que pode levar muitos anos para aparecer sintomas nos humanos que ingeriram a carne destes animais.
Carla
Trazer alimentos do Brasil para os filhos aqui, isso já é exagero, tenho flhos pequenos e aqui tem todo tipo de alimentação para criança, super saúdavel, principalmente as BIO.
Como já disse meu esposo trabalha com nutrição alimentar para uma grande industria, moramos 03 anos no Brasil e ele ficou abismado com os produtos quimicos os quais são proibidos aqui na França lá corre solto!
A França importa carnes do Brasil só para consumação coletiva, como escolas, presidios, hospitais, porque do contrário não vende!, o povo francês gosta de consumir o que eles produzem e produtos frescos os quais eles tem certeza de sua origem.
Eu acho muito mais fácil contrair infecção alimentar no Brasil do que aqui.
Ratos, baratas existem por toda parte, existe mais ratos no mundo do que gente.
Em SP em plena paulista a noite você ve familias de ratos passeando.
Carla
Tentei ler todos os comentários e achei tudo muito exagerado.
A maior parte dos restaurantes multados por falta de higiene na França, são restaurantes de imigrantes.
Para começar, é muito fácil falar do vizinho, o Brasil a coisa é muito pior!
Já fiquei sabendo de falta de higiene em ambientes considerados chiques, que até Deus duvida.
Uma vez escutei dentro do metrô um rapaz que falava que cospia nos produtos chiquerrimos só porque sabia que pobre nao comeria.
Outra coisa, quando estava no Brasil vi uma reportagem em que a Anvisa multava um supermercado fino, pois os Ketchpus estavam todos estragadas e tinham até vermes.
http://autoracing.virgula.uol.com.br/forum/index.php?showtopic=37525
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=62922.
Meu marido é francês, trabalha com alimentação e ele nunca teve coragem de comer nada cru no Brasil, nem a carne que ele gosta sagrando. Já aqui ele come sem cismas.
RENATO SAU RIOS
Intoxicação alimentar pode ocorrer em qualquer lugar do mundo , especialmente em viagens , quando as pessoas se descuidam mesmo .
E falta de higiene , infelizmente , também é globalizada ….
Estive em Paris em setembro de 2009 , comi de tudo , até ostras e foi tudo ok …… Mas sempre lavava minhas mãos e prestava atenção nisso em quem me servia ….
Agora , uma praga talvez não comentada aqui , foi ataque de percevejos de cama . Sou dermatologista e soube , por colegas , que alguns retornados de Paris foram atacados pela praga …..
O ideal é estar sempre atento , mas sem neuras …..
Fabiana - BEE
Olá pessoal,
Deixa eu defender um pouco o lado de quem está do outro lado – não não sou amiga da família do Ratatouille..rs
Trabalho em restaurante no Brasil, desde pequena estive em contato com este mundo, devido a carreira do meu pai de chef..e no ano passado trabalhei em restaurante na França..realmente a Vigilância Sanitária no Brasil é bem mais rígida – imagino que muito pelo que alguém comentou..nossa temperatura complica ainda mais o cenário – mas está havendo uma cobrança muito grande na França para que haja mais responsabilidade e segurança, mas isso dá mais trabalho, há bastante resistência dos funcionários e muitas vezes é mais custosa, mas para quem ama a cozinha..deve defendê-la, principalmente que cozinha tem que estar ao lado de saúde e bem-estar, assim quem trabalha na cozinha não pode ser relapso a este ponto. Ratos e outras pestes podem e devem ser controlados..é inadmissivel que haja simbiose entre estes dois num mundo que não seja o filme do Ratatouille..Pode-se comer bem e mal em qq lugar do mundo,,felizmente e infelizmente. Abs!
sonia gv
correção: … em que estive …
sonia gv
Não é sobre ratos e baratas, mas também sobre higiene (ou falta de): numa das vezes um que estive em Paris, estava perto da Bastille e resolvi comprar umas balinhas em uma barraca de feira; escolhi qual queria, indiquei para a vendedora e ela disse que eu podia pegar; indaguei: _ Com as mãos mesmo? Ela me deu uma pazinha e disse: _ Assim é mais fácil, né?
Daí eu pensei: Ai, meu Deus! Quantas mãos já não passaram por aqui??!!
Comi todas e não passei mal. Assim como lanches do Paul, etc. etc.
Acho que também tenho estômago de avestrus. E espero que continue assim em minha próxima viagem a Paris em breve.
ROSANA FOLADOR
eu ,meu marido e meu filho de 5 anos vamos à Paris uma vez ao ano ,e minha preocupaçao é tamanha que sempre levo daqui do Brasil suco de caixinha para a cça ( as compradas na França não são tão saborosas ou são em vidro),e dentro do possível dou comidinhas infantis tipo Nestle ou Bledina.Achava que Mcdonalds era relativamente seguro qto a higiene ,mas agora…
jane curiosa
E não esqueçam,carregar um frasquinho com álcool gel é uma boa prática higiênica. E nada de neuras,né,gente? Viagens estressam e
podem baixar a imunidade,principalmente de crianças e pessoas idosas.
Mas não é para isso que viajamos,certo?Assim,prestemos atenção,
treinemos nossos sentidos(ah,como uma viagem ajuda nisso!),
e sempre em frente,que atrás vem gente,rsrsrs