Dia 22 de janeiro em Avignon, um adolescente de 14 anos morreu após jantar em um fast food da rede Quick. O resultado da pesquisa judicial é claro, o rapaz morreu em decorrência de uma toxi-infecção alimentar.
Este drama coloca nas páginas dos jornais franceses o tema da segurança alimentar e da ação do governo nesta área. O problema é grave porque o restaurante em questão já tinha sido controlado em 2008 por questões ligados à higiene. Se a memória não me falha, alguns restaurantes Quick de Paris foram fechados alguns anos atrás pelas mesmas razões.
Para que a legislação seja eficaz é necessário que a sanção esteja à altura do drama provocado e que seja aplicada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
PattyBiscuit
Gente….perdi até o sono lendo TODOS esses comentários acima! Acordei pensando muito sobre este assunto…que as vezes a gente não dar o devido valor…viajarei em breve e ficarei mais que antenada sobre tudo ligado a higiene la em Paris. Outra coisa, a simples formiguinha que circula livremente pela nossa casa, anda nas mesas etc não é esse inseto inofensivo não! Vi um documentário dizendo que é ela que destrói e leva para o formigueiro, baratas e outros insetos ! E depois circula…..dando uma de ” inofensiva ” ! Vamos ter cuidado!
Lenna
Jane Curiosa,
excelente o teu esclarecimento. Uma informação para todos que não são da área da saúde. Grata.
Isabel A,
concordo contigo!
ISABEL A
Reunindo todos os comentários, dá para fazer uma listinha sobre o que não comer, onde não ir e onde ir ficar de olhos bem abertos. No geral, achei os procedimentos (ou a falta de) dos estabelecimentos espanhois bem piores. E na Itália tb não dá para facilitar, não. É bom conversar sobre isso, porque ficamos mais atentos para as próximas viagens, e um post como este tem um valor inestimável como lembrança de que é preciso estar “atento e forte”. rs
ab
jane curiosa
Dona baratinha não é um inseto inocente,não.Nela está presente uma proteína que também encontramos nos frutos do mar,a TROPOMIOSINA,proteína semelhante a dos crustáceos,e também encontrada em ácaros e insetos,dentre esses a dona Baratinha aí acima.,que não tem fronteiras e não precisa de passaporte.
Depois,também temos de saber separar a intolerância alimentar da alergia alimentar,mais séria e que envolve o nosso sistema imunológico,sendo que a alergia a frutos do mar é a que pode causar
sintomas mais severos,como o choque anafilático.
A tendência é que a alergia persista por toda a vida.
Suly
Contaminação dos alimentos pode acontecer em qualquer lugar do planeta e com qualquer alimento. Não é para ficar paranóico senão não comeríamos mais nada, nem em nossa própria casa. Só que se a sujeira for macroscópica tipo moscas e barata na salada, o melhor é procurar outro lugar para comer. E evitar os lugares já famosos pela porquice, como as redes de fast food citadas.
Maria
Mesmo sendo vegetariana , acho que contaminação pode ocorrer ate no queijo da maravilhosa soup d ‘ oignon !
Mosarina
Lina,
Penso em lugar para dançar e ouvir música francesa, comer, sem presença de ratinhos …rs rs. Graças a Deus, nunca tive nenhum problema digestivo em Paris e como bem.
Abraços
Lenna
Loulou,
esta intolerância a alguns frutos do mar (mexilhões, lula, ostras…) iniciou quando eu já era adulta. Tenho um cunhado que nasceu e viveu na Espanha e hoje vive no Brasil. Ele faz “paellas” maravilhosas. Logo que eu as comia passava mal. Daí descobri essa alergia, que exclue lagostas, camarões e peixes. Ainda bem. Que sem graça seria a vida sem comer um camarãozinho, não achas?
Loulou
Lenna e Lina
Já ouvi de vários médicos que a alergia é um dos temas mais complexos e até ‘misteriosos’ da medicina. Em grande parte dos casos, não há nenhuma explicação lógica para o surgimento ou o desaparecimento de uma intolerância/alergia qualquer. Pode acontecer de alguém comer, por ex., castanha do Pará até os 80 anos de idade e, então, de repente, desenvolver uma alergia ao produto.
No meu caso, tive alergia a camarão durante toda a infância e parte da adolescência. Um dia, adolescente, insisti em comer ‘só unzinho’ … e fui comendo outro e mais outro e mais outro … e nada aconteceu. Estava curada. Daquela época em diante, como bastante sempre que tenho oportunidade, para compensar os anos de privação. Espero que essa alergia jamais retorne.
Lenna
Vivian Mara, tens razão. Não podemos fomentar o mundo das neuroses e psicopatias. E, pela tua formação, falas de cátedra.
Abrs.