Dia 22 de janeiro em Avignon, um adolescente de 14 anos morreu após jantar em um fast food da rede Quick. O resultado da pesquisa judicial é claro, o rapaz morreu em decorrência de uma toxi-infecção alimentar.
Este drama coloca nas páginas dos jornais franceses o tema da segurança alimentar e da ação do governo nesta área. O problema é grave porque o restaurante em questão já tinha sido controlado em 2008 por questões ligados à higiene. Se a memória não me falha, alguns restaurantes Quick de Paris foram fechados alguns anos atrás pelas mesmas razões.
Para que a legislação seja eficaz é necessário que a sanção esteja à altura do drama provocado e que seja aplicada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
98 Comentários
Beth
José Maurício
Risos.
Acho que eu também já fui atacada pela mesmíssima “Ostra Assassina” que vc! Arraial do Cabo, lá por 1995.
Acho que nesta área os franceses são mais cuidadosos do que nós…
Jorge Wolfstein
Cara senhora LENNA Camarao é FRUSTOS DO MAR! Em que mundo vc vive?
Lenna
Jose Mauricio,
a “ostra assassina” nunca vai me atacar. Sou alérgica a frutos do mar. Só posso comer peixe e camarão. Talvez seja por isto que nunca tive intoxicações. Os frutos do mar são os piores!
jose mauricio
A única vez que passei mal mesmo, foi pelo “Ataque da Ostra Assassina”, em Arraial do Cabo, comprada num ambulante na praia. Péssima idéia…
De resto, já comi de tudo, mesmo em lugares suspeitos(essa frase ficou meio estranha), até agora com bons resultados. Vamos combinar: Os franceses vivem e fazem assim há séculos e não parecem estar em extinção, logo…
Lenna
Vivian Mara,
tivemos sorte, porque pelos relatos há muitos problemas sobre alimentação. Nunca é demais tomarmos cuidado com alguns lugares. Por exemplo: em Barcelona não gosto de comer nas Ramblas e o Mercat St. Josep ( La Boqueria, também nas Ramblas) , tem coisas expostas com moscas em cima, que não me causam boa impressão.
Jaqueline,
sobre a água de Paris, já tomei das fontes de rua (lá pelas imediações da Sainte-Chapelle, se não me engano). Tudo bem. A garrafa de água é pedida nos restaurantes, sim!
Abrs.
Suly
Gente alimento é coisa séria. Sou enfermeira e trabalhei alguns anos em UTI. Nesse período atendi dois casos que me chocaram bastante. Nos dois casos os pacientes morreram em aproximadamente 48h após a ingestão de alimentos contaminados. Foi horrível. Se os ratos e baratas estiverem passeando pelo alimento acho que o melhor é procurar outro lugar para comer. Melhor não arriscar.
Beth
Olhando todos os comentários relativos a este post tomei constatei que vários leitores já tiveram sérios problemas de saúde após fazer uma refeição num restaurante francês.
Acho que é importante citar também o nome do estabelecimento, uma vez que o objetivo é alertar os demais leitores.
Eu pessoalmente nunca tive nenhum problema digestivo após comer (e muito bem) em muitos restaurantes não só em Paris como em outras cidades feancesas ao longo de muitos anos…
Jane
Lina
Que bom que você fez esse esclarecimento sobre a qualidade da água…
Cristiane AM
Por falar em intoxicação, este ano planejei experimentar as famosas ostras em Cancale (sugestão do CP…)
Mas acabei de ler uma reportagem falando de uma contaminação por algas que acabaram com quase 80% das criações de ostras na França(as algas contaminam as ostras q causam intoxicação na gente).
Lina e amigos, vcs sabem de alguma coisa? Estou pensando se vale à pena arriscar…
conexaoparis
Cristiane
Quando elas ficam contaminadas não são colocadas no comércio. Em princípio funciona desta forma.
Cibele
Gente, há um ano estive em Paris e lanchei, em uma tarde, no Quick. Poucas horas depois passei muito mal! Não sabia da má reputação da rede! Pensei que tinha passado por alguma indisposição, mas agora compreendo o que realmente aconteceu!