Dia 22 de janeiro em Avignon, um adolescente de 14 anos morreu após jantar em um fast food da rede Quick. O resultado da pesquisa judicial é claro, o rapaz morreu em decorrência de uma toxi-infecção alimentar.
Este drama coloca nas páginas dos jornais franceses o tema da segurança alimentar e da ação do governo nesta área. O problema é grave porque o restaurante em questão já tinha sido controlado em 2008 por questões ligados à higiene. Se a memória não me falha, alguns restaurantes Quick de Paris foram fechados alguns anos atrás pelas mesmas razões.
Para que a legislação seja eficaz é necessário que a sanção esteja à altura do drama provocado e que seja aplicada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
98 Comentários
Lenna
Pessoal, quando vou a Paris fico tão embevecida que não vejo ratos, lixo, nada… Só quero aproveitar as coisas boas. E, nunca tive indisposição nenhuma. Acho que é a alegria de estar lá!!!
Abrs.
eidia
Lina tô aqui em NYC, e não posso dizer que as coisas são as mil maravilhas, mas, todo restaurante, do mais suntuoso ao mais simples é muito controlado. E na porta de todos tem um adesivo enorme com a letra . A, B ou C.
A, que dizer que foi liberado,limpesa, higiene, tudo relacionado . B, alguma restrição, e C, vc entra se tiver disposto a arcar com as consequências, ou ele é fechado de vez. Cabe ao restaurante, com um tempo determinado pela Saude Pública, melhor sua pontuação e subir de letra.
Mosarina
Beth ou Lina,
Você tem alguma sugestão de casa noturna?
Agradeço antecipadamente.
conexaoparis
Mosarina
Casa noturna? Espetáculos? discoteca?
Beth
Jaqueline
A água francesa é muito confiável, inclusive a da torneira… Nunca esqueça, a França é um dos chamados países do 1o Mundo!
Quanto à música, vc vai encontrar até nos corredores do metrô.
Há vários grupos selecionados pela Prefeitura da cidade que se apresentam lá e totalmente free.
Além do mais, vc pode ir até muitas das inúmeras casas noturnas espalhadas pela cidade…
Paris é uma Festa!
Jacqueline
Interessante isso de bares com apresentação de canções francesas. Eu pensando que em Paris houvesse música francesa por toda parte. E os artistas de rua? Existem lá? Sei de alguns que se apresentaram nos metrôs. Em Buenos Aires, a Florida é cheia de dança e música. Não se encontra nada semelhante em Paris?
Jacqueline
E a água é confiável lá? É verdade que se pode pedir une carrafe d’eau no restaurante e beber sem susto? Usar a água da torneira para preparar sucos? Estou indo para passar um mês em Paris e espero não ter que recorrer aos bons serviços dos hospitais públicos parisienses. Nossa! Fiquei com medo.
conexaoparis
Jacqueline
Moro aqui desde 1983 e sempre que a água mineral acaba, bebo a de torneira. Sem problemas.
Jane
Sueli OVB
Concordo com você.Trata-se de um assunto sério,grave e lastimável.
zeluiz
Higiene e comida é um problema em todos os lugares. A cultura francesa é bem diferente da nossa na questão da higiene.
Temos de estar atentos o tempo todo. Uma amiga nossa comeu uma salada de palmito cru numa boa churrascaria em SP, num almoço familiar de Domingo e baixou no hospital em coma, no entardecer do mesmo dia. Diagnóstico: botulismo. Situação gravíssima. Ficou em coma profundo por seis meses no Hospital Santa Catarina. A família – marido e filhos – e os amigos, em estado de choque. Os médicos disseram que foi milagre a recuperação, sem nenhuma sequela neurológica. Mais seis meses de fisioterapia intensiva. .Agora está bem, graças a Deus. Palmitos crus. Vai saber a procedência…Quanto aos ratos, é um problema mundial. Por razões profissionais, já estive num hipermercado em SP à noite, quando os clientes se foram e as luzes estão apagadas. Mon Dieu. É o final do Ratatouille, aquela multidão de ratos zanzando pelos corredores. As empresas fazem desinsetização dentro dos prazos exigidos pela lei e o diabo mas é quase impossível combatê-los…
Enaldo
Ratos em profusão, pouco aptidão para usar shampoos, rs. Isto não é lá muito chique, n’est-ce pas?
Wallydosantos
Beth
Ratos é um mal geral de todo o lado! rizos
Os mais conhecidos em Portugal devem ser os dos subterraneos do Palacio de Mafra!
Enaldo
Em Portugal a legislaçao em relaçao à higiene apertou muito nos ultimos 5 anos. Existe mesmo uma especie de “Policia” que se dedica exclusivamente a verificaçoes sanitarias de todos os estabelecimentos comercias!
Mas como se diz..com a saude nao se brinca!