Após lançar a versão low cost de seu trem TGV, a empresa estatal francesa SNCF, lança a versão premium, chamada INOUI.
Como dissemos há algumas semanas, a SNCF, empresa francesa responsável pelos trens TGV (trens de alta velocidade), lançou uma versão de suas viagens low cost, chamada OUIGO, com passagens bem baratas saindo da Gare de Lyon, em Paris (clique aqui e leia o artigo). Na última quinta-feira, foi a vez da empresa revelar a versão premium dos seus serviços, chamada INOUI, que vai progressivamente substituir os TGVs clássicos que usamos hoje em dia.
Esses novos serviços/nomenclaturas servem a três propósitos: (1) dominar de antemão o mercado de viagens de trem, que será aberto a outras empresas em 2021; (2) propor opções claras e bem definidas para todos os bolsos e gostos e (3) unificar todos os serviços oferecidos pela SNCF em uma mesma marca, a OUI; além do OUIGO e do INOUI, a empresa também oferece viagens de ônibus no OUIBUS (clique aqui para ler) e aluguel de carros no OUICAR.
INOUI
Para marcar bem a nova fase, os TGVS clássicos estão sendo pintados de branco, cinza e vermelho e os interiores sendo remodelados/redecorados a fim de transformá-los, pouco a pouco, em TGVs INOUI. O objetivo da empresa, no entanto, é substituir todos os atuais TGVs INOUI por modelos novos, como o que faz o trajeto Paris-Bordeaux. Cem novos trens já foram encomendados à empresa Alstom.
Além das mudanças decorativas, os serviços oferecidos à bordo também melhoraram. Nos trens INOUI há wi-fi gratuita (rede _SNCF_WIFI_INOUI), tomadas e é possível comprar comida e bebida no vagão restaurante – que teve seu cardápio expandido e foi renovado e com o objetivo de torná-lo mais convivial – pelo aplicativo da SNCF.
As passagens não são mais verificadas dentro do trem pelos fiscais, com a viagem já acontecendo, e sim antes do embarque em pórticos eletrônicos instalados nas plataformas. Dessa forma os funcionários, cuja principal função era fiscalizar as passagens, passaram a ser comissários de bordo, mais focados em ajudar os passageiros e manter os vagões limpos e em ordem.
Por enquanto os destinos dos TGVs INOUI são Bordeaux, Toulouse, Lyon, Strasbourg, Nancy e Metz. Até o final do ano eles chegarão também ao sul da França. Lembrando que os TGVs clássicos continuam fazendo os demais trajetos que sempre fizeram.
E, diante de todas essas melhorias, o preço das passagens aumentou? Dizem que não.
Clique aqui para pesquisar horários dos trens e valores das passagens e comprar com antecedência a fim de garantir preços mais baixos.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Aurelio Gabriele Neto
Olá, estou montando uma viagem para Paris, e pretendo visitar Bordeaux na parte final da viagem. Pesquisando as passagens, notei que a volta para o Brasil por Paris fica mais em conta, que voltar por Bordeaux. Economia em torno de 250 Euros (eu e esposa).
– Será que, nessa volta de TGV para Paris (no mesmo dia do voo), eu correria o risco de perder o voo de volta pro Brasil, que será por Orly / TAP, voo às 20:55h ?
– Qual seria o horário menos arriscado para eu pegar o TGV em Bordeaux p/ Paris e quais seriam as opções (e tempos de deslocamento) da estação de chegada em Paris, até o aeroporto ?
– Vale a pena fazer esse retorno p/ Paris ou já voltar por Bordeaux mesmo ?
Obrigado !
Muito bom e atualizado seu blog. Parabéns !
Rodrigo Lavalle
Aurélio, a fim de não correr o risco de perder o voo e ter tempo de fazer todos os trajetos com calma, pegue o trem em Bordeaux no máximo às 14:00. Para ir da Gare Montparnasse até o aeroporto Orly faça assim: no subsolo da Gare Montparnasse, pegue o metrô linha 6 (direção Nation) e vá até a estação Denfert – Rochereau. Lá pegue o trem RER B (com destino final em Saint Rémy – les Chevreuse), desça na estação Antony e pegue então o trem especial Orlyval até Orly. Eu acho essa opção cansativa, apesar de mais barata. De qualquer forma, caso vocês queiram voltar para o Brasil saindo de Paris, comprem a passagem Bordeaux-Paris com a maior antecedência possível, a fim de garantir preços mais baixos clique aqui para pesquisar horários dos trens e valores das passagens.