Algumas estações parisienses possuem várias plataformas de embarque. Já me aconteceu ficar distraída em plataforma errada, esperando painel publicar o número do cais de embarque do meu trem e depois ser obrigada a correr pelos corredores da estação, com malas e bolsas, até a plataforma correta.
Este é o painel da Gare de Lyon. Esta estação possui duas plataformas: uma chamada jaune (amarela) e outra, bleu (azul). Os cais de embarque da plataforma jaune são numerados de 5 a 23. Os da bleu são sinalizados com letras de A a N.
No painel encontramos: a característica do trem (TGV ou outro), o número do trem, a hora e a destinação, as particularidades (primeira e segunda classe, ou somente segunda classe) e, por último, o cais de embarque ou voie. Antes da publicação do número ou letra do cais, um quadrado amarelo ou azul informa aos viajantes qual a plataforma de cada trem.
Um outro detalhe: em cada plataforma, existe um painel como este acima, indicando a sua cor e as letras ou os números dos cais. A foto acima indica que estamos na plataforma azul, cais A à N. Uma flecha indica a direção da plataforma amarela onde ficam os cais 5 à 23.
Durante a compra das passagens via site da SNCF, vocês terão que escolher entre primeira e segunda classe, lugares embaixo ou em cima (alguns trens possuem dois andares) e, em alguns trajetos, poltronas no sentido do trem ou não (de frente ou de costas). Todos os trens TGV possuem mais uma escolha: trata-se da opção de quatro poltronas, sendo duas de frente para as outras duas, com uma mesinha ao meio. Esta é a melhor escolha para dois casais amigos, ou pais acompanhados de dois filhos. Na foto, o senhor lendo o jornal ocupa este lugar.
Não se esqueçam que o ideal é ter uma mala pequena. O espaço reservado para as malas dentro do vagão é pequeno. As malas acima possuem o tamanho de uma mala de mão de avião. Existem outros compartimentos para malas maiores, mas eles ficam, às vezes, fora do espaço onde ficam as poltronas. Além disso é o próprio passageiro que lida com a bagagem o tempo todo: ele leva a mala até o vagão, sobe com ela e a coloca nos lugares reservados.
Para comprar suas passagens na França: www.voyages-sncf.com
Leia também:
- Guarda volumes nas estações ferroviárias
- Primeira classe nos trens franceses de alta velocidade
- Desconto nas passagens de trens para maiores de 60 e menores de 25 anos
- Vai viajar de trem? Despache suas mala
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
347 Comentários
conexaoparis
Izes
Não se preocupe. Mesmo tendo escolhido retirar as passagens nas máquinas, apresente-se em um guichet, mostre o cartão com o qual comprou as passagens, a prova da compra e eles te darão as passagens. Eu nunca fiz esta operação, porque escolho sempre receber minhas passagens em casa. Mas sei que, nas máquinas, terá que passar o cartao de novo para receber as passagens.
Izes
Lina,
fiquei com uma dúvida: no momento de comprar a passagem de trem de Paris para Londres, marcamos a opção de “le retrait en Borne Libre Service”, que permite a retirada nos quiosques da SNCF. Mas no e-mail de confirmação, veio a seguinte informação: “Les cartes bancaires étrangères à piste magnétique et la carte American Express ne peuvent pas être utilisées pour un retrait en Bornes libres services”.
Como funciona essa retirada exatamente? Você já fez isso antes? É preciso passar o cartão novamente para retirar os bilhetes? Compramos com cartão de crédito internacional. Podemos retirar os bilhetes nas cabines normais, sem necessidade de passar o cartão novamente?
desculpe pelo excesso de perguntas, mas marinheiro de primeira viagem fica assim, um pouco descontrolado!
Obrigada!
Izes
conexaoparis
Ana
A viagem dura em torno de 2 horas.
Existe controle de turistas: deve mostrar seu passaporte, dizer o motivo da viagem e mostrar passagem de retorno.
A primeira classe é sempre mais confortável, mais vazia.
Ana Porto
Oi, Lina!
Comprei uma passagem saindo do Brasil para Paris e voltando de Londres. Pretendo ir de Paris para Londres de trem.
Estou com as seguintes dúvidas:
existe imigração na estação em Londres e como devo proceder?
quanto tempo em média dura esta viagem?
vale a pena ir de 1ª classe?
Grata,
Ana Porto
Izes
Lina e Vivian,
muito obrigada pelas preciosas informações!
Vou consultar o Ricardo, mas fiquei bem tentada a comprar no site indicado por vocês (voyages-sncf), e já imprimir o bilhete em casa.
Os preços estão ótimos e muuuito melhores do que a minha agente indicou! E já que é seguro, fico mais tranquila em realizar a transação!
Fico com medo de comprar e, na hora de embarcar, ver que o bilhete não serviria, ou mesmo não era verdadeiro. Mas com a indicação de vocês fico mais sossegada em comprar! Obrigada mesmo!
Abraço meninas!
conexaoparis
Evando
http://www.voyages-sncf.com/
No site acima você faz a simulação da compra da passagem Paris Lausanne e terá todas as respostas.
Pode comprar as passagens aqui um dia antes em qualquer estação de PARIS ou por internet o site acima. Na passagem vem especificado o seu lugar de embarque.Vai validar sua passagem na estação antes de entrar no trem.
EVANDRO BORGES
Olá,
Gostaria de umas dicas:
1- Dia 3 irei de PARIS para LAUSANNE = A saída do trem é da GARE DE LYON?
2- DA GARE DU NORD para GARE LYON é fácil o metrô?
3- Chegarei dia 1 em PARIS e posso comprar o tkt para LAUSANNE em qual GUICHÊ ? No dia da viagem com este tkt comprado tenho que identificar pelo sistema o meu local de embarque e ainda valida-lo antes de entrar no trem? é fácil localizar o local de embarque?
DESDE JÁ GRATO PELAS DICAS E PARABÉNS !!!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Complementando o post anterior, eles( Raileurope) tem escritório em São Paulo e este distribui as passagens via Sedex para o resto do Brasil.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Izes
Eu comprei bilhetes pelo Raileurope de Bruges para Amsterdam e já estou com as passagens em mãos, os preços estão muito bons. De Paris para Bruges (TGV) comprei direto da Voyages-SNCF e imprimi em casa.
A Raileurope tem inclusive uma opção mais onerosa de entrega de passagens aqui no Brasil via SEDEX, tenho amigos que utilizaram esta entrega e deu tudo certo.
conexaoparis
Izes
Eu não conheço este site. Ouvi dizer que depois os turistas teriam que pagar reserva de lugar. Pergunte para o Ricardo Freire do Viaje na Viagem. ele tem muitas informações.