Na minha última viagem ao Périgord incluí no meu roteiro o Gouffre du Padirac, uma das maravilhas da natureza francesa. Minha intenção era conhecer Padirac logo após a visita de Rocamadour. Como estava acompanhada, tomamos outros rumos, interessantes também, e não conheci este imenso e fabuloso “buraco”.
Alguns meses mais tarde, Jeannie Miyazawa conheceu o Padirac e me contou sua visita. Ela chegou até lá aconselhada por um amigo – de bom gosto, diga-se de passagem – o mesmo que alguns anos atrás lhe indicou a Córsega.
Nas listas das 7 maravilhas da França, às vezes encontramos o Gouffre du Padirac.
Por Jeannie Miyazawa
Padirac é uma caverna mas sua entrada é um imenso buraco de 130m de profundidade.
Em 1889, o advogado Edouard Martel, um apaixonado por explorações subterrâneas, desceu pela primeira vez no « buraco » de Padirac sem saber o que iria encontrar. Até então, a lenda local considerava Padirac como o antro do demônio.
Deslumbrado com o que descobriu, Edouard decidiu criar um acesso seguro ao gouffre e abrí-lo ao público. Ele executou o projeto e desenhou os mapas do interior da caverna, seu rio subterrâneo e suas imensas salas. Em Paris, ele esqueceu sua sacola contendo toda a documentação dentro de um fiacre. O passageiro seguinte, Georges Beamish, herdeiro das cervejas irlandesas do mesmo nome, a recuperou e ficou encantado com o projeto.
Neste instante, o explorador encontrou o financiamento para que este lugar fantástico fosse acessível a todos.
Hoje, 400.000 visitantes descem neste abismo para observar as esculturas trabalhadas durante milênios pelas gotas de água.
A caverna possui 2.5 km abertos ao público. Mas o rio subterrâneo possui 23 km até seu reaparecimento. Várias cavidades e galerias ao longo do curso do rio não foram exploradas ainda. Somente 40 km de galerias já foram repertoriadas e mapeadas.
Podemos descer pelas escadas tranquilos. Sabemos que a subida será via elevador.
Uma parte da visita é a pé e uma outra de barco.
A temperatura constante é de 13 graus. Não se esqueça da lã polar e do cachecol.
Melhor comprar, com antecedência, seu ticket por internet no site do Gouffre de Padirac.
O Gouffre du Padirac está aberto todos os dias de 28 de março até 11 de novembro. A visita dura 1.30h. Todas as visitas são acompanhadas por um guia. Preço: adulto 10.50 euros, crianças de 4 a 12 anos 7 euros e gratuito até 4 anos. Padirac se encontra a 15 minutos de Rocamadour.
Como chegar em Padirac saindo de Paris
- Trem: Consulte bilhetes de trem até cidades próximas como Rocamadour ou Gramat. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem dura cerca de cerca de 3h20. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
A partir da foto da Jeannie, todas as outras são do site do Gouffre de Padirac, feitas com aparelhos apropriados para o local.
Este é o sexto artigo sobre minha viagem no Périgord/Dordogne. Clique aqui para ler todos os anteriores. Você vai cai no arquivo da categoria onde encontrará muitas informações sobre esta região da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
Bruno
Olá! Vou à França em maio e passarei duas noites em Souillac. Gostaria de saber como chego a Rocamadour e posteriormente ao Gouffre du Padirac. Não estarei de carro. Viajo com mochila. Alguém pode me ajudar. Meu email é o [email protected]
Rodrigo Lavalle
Bruno, em Souillac é preciso pegar um ônibus até SAINT DENIS PRES MARTEL ou até BRIVE LA GAILLARDE (isso vai depender do horário da viagem) e, de uma dessas duas cidades, pegar um trem até Rocamadour. Pesquise o trajeto Souillac-Rocamadour nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en. Ele vai mostrar os horários e as conexões.
Para ir de Rocamadour até Gouffre du Padirac somente de carro (ou táxi). A cidade fica à 15 minutos do local.
Abraços.
REGINA BRANDAO
estive em Pardirac em junho/2015. Estava um clima maravilhoso – apenas um casaco de couro já é suficiente. Não aconselho para deficientes fisicos ou pessoas idosas. Anda-se bastante.
Eliane Dutra Corrêa de Sá
Um passeio imperdível!
Uma gruta fantástica e uma organização de visita impecável!
Deve-se agendar pelo site mesmo que seja com poucos dias de antecedência.
Adene
Adorei o post e, devido às outras matérias já publicadas sobre o Perigord, gostaria muito de conhecer também o Gouffre de Padirac mas sei como chegar sem alugar um carro. É possível ir em transporte público?
Rodrigo Lavalle
Adene, é possível ir de Paris até Rocamadour de trem. De lá até a Gouffre é preciso ir de carro.
Abraços.
Cristiane Pereira
Lugar maravilhoso que espero conhecer num futuro próximo!!!
véra carvalho
Estive nessa gruta em 2012 o passeio é fantastico,vale realmente a visita
Maurício Christovão
Linda!!! Mais uma maravilha da França para minha listinha!!! E que história interessante!!! Se o descobridor não perdesse as suas anotações, talvez não encontrasse um mecenas que levasse o projeto adiante.