O imóvel se chama C_42 e é visitado por milhões de turistas todos os anos. Ele é a vitrine internacional da Citroën e se encontra na avenida Champs Élysées.
Impossível não vê-lo. Seu estilo contemporâneo é um corte brutal na arquitetura predominante da avenida.
Ele sempre me interessou e há anos planejo empurrar a porta do 42 da mais famosa avenida de Paris. Recentemente vi sua maquete na Cité de l’Architecture do Trocadero e li sobre a arquiteta que o projetou, Manuelle Gautrand. Foi o empurrão final.
O local pertence à Citroën desde 1927 e já foi loja, showroon e restaurante chamado Hippo Citroën. Hoje é um espaço de exposição e vitrine da marca.
Sua fachada atipica é uma homenagem ao emblema da Citroën, a letra V invertida.
Como diz minha filha, talvez por eu ser uma « menina » levei mais de 30 anos para entrar na Citroën. Carro é assunto para « meninos ». Semana passada, quando me encontrei no interior da loja, fui logo avisando que o me interessava era a arquitetura do prédio e que eu gostaria de tirar fotos. Diante da reação calma dos atendentes, acho que somos numerosos a fazerem o mesmo pedido.
O espaço é lúdico, ocupado por uma “árvore” de carros. Como se fosse um sonho de menino, um lego gigante com veículos superpostos em uma grande torre.
A vista da Champs Élysées através dos vidros da fachada é linda.
O espaço me conquistou. Fiquei horas por lá, subi e desci as escadarias várias vezes e acabei comprando um presente de Natal para « menino » na loja Citroën.
De acordo com a mídia francesa, Citroën hoje aluga o imóvel. Seu proprietário é um antigo emir do Qatar.
Paris é inesgotável. Ainda tenho muitas portas para empurrar.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
8 Comentários
Bernardo
Boa noite Rodrigo e Lina, quanto tempo que não comento! Me desculpem a pergunta fora do tópico, mas vocês poderiam me dizer qual a câmera que estão usando para gravar os vídeos do canal no youtube? Estão muito bonitos!
Desde já agradeço a atenção 🙂
Rodrigo Lavalle
Bernardo, obrigado pelos elogios. Os vídeos são gravados e editados por outros profissionais, infelizmente não sabemos quais equipamentos eles utilizam.
Abraços.
Jessica
Fui esse ano para Paris, e andando pela Champs Elysees eu e meu namorado passamos na frente e resolvemos entrar. Achei mtu legal o ambiente. E tem o escorrega q não tivemos coragem de ir hahahaha
Entramos também na mercedes. hahaha
Ricardo
Bom dia a todos! Visitei essa loja agora em Novembro/15. A entrada não é paga Bruna.
Acredito que, independente de gostar de carros ou não, seja um endereço interessante para visita. Pela vista, pela arquitetura (lembrem-se que a Citroen sempre foi conhecida pelo design ‘diferente’ de seus carros, então, devido a esse ‘DNA’, não poderia se instalar em um prédio “igual aos demais”.)
Vale a pena a visita, não só para fotos, mas para um bate papo com os vendedores, consultores, todos muito simpáticos – um deles me deu ótimas explicações sobre como os carros eram colocados nas plataformas.
É um endereço curioso de Paris que merece ser xeretado!
Abraços!
Maria das Graças
A arquitetura me atraiu. Mas a razão principal para eu já ter entrado lá algumas vezes é por ser um assunto de “meninos”. Lá comprava miniaturas de carros da marca e outras pequenas lembranças que o meu neto adorava.
Bruna
Queridos, a entrada é paga?
Rodrigo Lavalle
Bruna, não.
Abraços.
Maria Isabel Figueira
Deixo aqui o meu pitaco 🙂 Também gostava de entrar nesse edificio pelas mesmas razões se bem que eu aprecio mais a arquitectura antiga.
Obrigada por ter distraído o meu olhar.
Bisous!