Acabei de ler um artigo interessante sobre a relação entre idioma e reflexão.
O idioma que você fala vai condicionar sua forma de reflexão. Existe um elo de causalidade entre nossa língua e nossa maneira de pensar. Quando trocamos de idioma, mudamos também nossa percepção do mundo. Quando aprendemos uma outra língua, aprendemos também outra forma de ver. E quando os bilingues passam de uma lingua a outra, eles passam de uma forma de pensar a uma outra.
Eu teria duas formas de ver o mundo? Tenho certeza de um detalhe: a lingua francesa mudou minha orientação espacial.
Quando vivo em francês sei que Montmartre se encontra ao norte de Paris, que o aeroporto Orly está no sul, que o La Defense se encontra a oeste. Quando procuro um apartamento para comprar, sei que tenho que selecionar os endereços com janelas com orientação sul, garantia de apartamento ensolarado.
Quando um francês utiliza expressões como amont ou aval, sei que ele está dizendo antes ou depois. Palavras utilizadas inicialmente para descrever o curso de um rio. Em amont aponta a direção da nascente nas montanhas e em aval, a direção do vale e da foz do rio.
Quando peço aos amigos franceses explicações para chegar em determinado endereço, a resposta é invariavelmente relacionada com os pontos cardinais: “pegue direção oeste e em seguida saia pelo periférico sul”.
O meu idioma de origem, o português carregado de mineiridade, me ajudou a saber que nasci no sudeste e que Porto Alegre se encontra no sul. Ponto final. Mas a partir de um ponto preciso, onde se encontra a Savassi? Posso indicar um trajeto, mas não sei se estaria indo em direção norte ou tout à fait ao contrário.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
Cláudia Oiticica
Acho que até o mesmo idioma pode condicionar a nossa forma de reflexão. A lógica brasileira não é diferente da lógica portuguesa? Não é questão de certo ou errado, apenas somos distintos nas nossas percepções.
Pattybiscuit,
alguns filmes… A Rainha Margot, Danton, Vatel,Joana d’Arc, A Marselhesa, A Rainha e o Cardeal. Na TV5 passa muitos outros menos conhecidos, fora os seriados sobre o tema.
Tem um programa também que é ótimo para quem gosta de história:Secrets d’ Histoire.
Beth
Claudia Matoso
No Rio, sala voltada para o Sul é a mais fresca…
Jacqueline
Não sei como me sairia com tal orientação pelos pontos cardeais. Visito uma amiga na cidade vizinha e digo: como é que o Sol se põe do lado contrário aqui? Completamente desorientada!!! Quanto ao comentário de que quem fala uma segunda língua ocupa um terceiro lugar, é mais ou menos isso. Falo inglês e francês, e acho que já estou mesmo num quarto lugar, tão desorientada quanto em relação aos pontos cardeais.
Claudia Matoso
É muito interessante isso. Realmente não nos orientamos pelos pontos cardeais.
Mas, quanto á pergunta… partindo do Centro, por exemplo, a Savassi está para o Sul. Tá… tudo bem… de carro vai dar umas viradinhas para sudeste, sudoeste… mas vai pro sul que você chega lá.
Quanto à orientação das janelas, em BH, se não me engano, as voltadas para o sul não recebem sol direto.
Renato S. Rios
Que coisa mais inteligente , Lina .
Mas Paris é muito pequena e dá pra pensar em pontos cardeais . Qdo. a gente visita os palácios e museus , existem as alas Sul , Norte …
Por aqui , a gente se perde se usar esses conceitos ….
eidia
Muito bom.Boa dica pra pesquisa. Comprei o Paris Menuel de Survie. To gostando. Bom e divertido.
Jane
Na sua postagem “Geografia da miséria” fiz um comentário e pedí uma informação sobre hotéis. Quero te agradecer pela brevidade de sua gentil resposta e tb me desc ulpar pela falta de atenção pois enganei com o nome do hotel. O Hotel Victória Châtelet- 17, Av Victoria, o que vc acha? O dono desse hotel é mesmo brasileiro?
conexaoparis
Jane
dizem que o dono é brasileiro. Não o conheço e não conheço o hotel. Mas o ponto é ótimo. Exatamente no centro geográfico da cidade e perto de tudo.
PattyBiscuit
Bonsoir Lina,
Bom, adorei o post e hj queria te fazer uma consulta. Estou lendo um livro muito bom sobre Paris e foi indicação daqui, do pessoal pitaqueiro! O livro é: Paris …biografia de uma cidade. (Colin Jones) Estou adorando e gostaria de saber de existe filmes sobre a época dos Reis da França, sobre a Revolução Francesa…todo aquele período rico e tb trágico da historia desta cidade magnifique! Como tb estudo Francês, estou lendo e tendo muita ajuda na WIKI-Fr …muito bom Lina estudar a historia e comprovar o que ainda existe hj, com todas as ferramentas que temos na net, fica muito facil conhecer a historia de um país e de seu povo.
Cada dia tenho mais interesse sobre a historia da França e principalmente sobre Paris! Bonne journée et bisous.
HELIO JR
LINA,
Nunca havia pensado no assunto relacionando-o ao aprendizado de linguas, porém acredito que a profissão que nos empenhamos em aprender modifica nossa visão de mundo. Imagino que o médico passa a ter uma visão particular depois que adquire certo conhecimento e o concretiza no dia-a-dia. E assim seria com os advogados, os carteiros, etc. Talvez isso também aconteça com uma nova língua. Não acho que sejam duas visões de mundo, mas visões que se somam e que nos modificam.
Marina
Oi Lina
Sempre acompanho seu blog,te mandei um email há tempos atrás perguntando sobre faculdade de Direito em Paris,mas nunca tive coragem de comentar nos seus posts.É a cidade que habita meus sonhos,e ainda não tive o prazer de conhecer,mas sempre passo aqui pra me sentir um pouco mais próxima.
Eu gosto muito dos posts que falam sobre comportamento,então quando li sua reflexão sobre a maneira como uma nova língua muda a forma de pensar,pensei humildemente no meu caso e vi que comigo acontece a mesma coisa. De fato, o inglês e o francês me deram novas visões de mundo,não só pelo conhecimento de novas culturas e hábitos,mas também pela forma diferente pela qual palavras e pensamentos são estruturados.Acho que ter esse contato com novos mecanismos de expressão do pensamento ajudaram a expandir minha visão de mundo.
conexaoparis
Marina
Seja bem vinda.