Acabei de ler um artigo interessante sobre a relação entre idioma e reflexão.
O idioma que você fala vai condicionar sua forma de reflexão. Existe um elo de causalidade entre nossa língua e nossa maneira de pensar. Quando trocamos de idioma, mudamos também nossa percepção do mundo. Quando aprendemos uma outra língua, aprendemos também outra forma de ver. E quando os bilingues passam de uma lingua a outra, eles passam de uma forma de pensar a uma outra.
Eu teria duas formas de ver o mundo? Tenho certeza de um detalhe: a lingua francesa mudou minha orientação espacial.
Quando vivo em francês sei que Montmartre se encontra ao norte de Paris, que o aeroporto Orly está no sul, que o La Defense se encontra a oeste. Quando procuro um apartamento para comprar, sei que tenho que selecionar os endereços com janelas com orientação sul, garantia de apartamento ensolarado.
Quando um francês utiliza expressões como amont ou aval, sei que ele está dizendo antes ou depois. Palavras utilizadas inicialmente para descrever o curso de um rio. Em amont aponta a direção da nascente nas montanhas e em aval, a direção do vale e da foz do rio.
Quando peço aos amigos franceses explicações para chegar em determinado endereço, a resposta é invariavelmente relacionada com os pontos cardinais: “pegue direção oeste e em seguida saia pelo periférico sul”.
O meu idioma de origem, o português carregado de mineiridade, me ajudou a saber que nasci no sudeste e que Porto Alegre se encontra no sul. Ponto final. Mas a partir de um ponto preciso, onde se encontra a Savassi? Posso indicar um trajeto, mas não sei se estaria indo em direção norte ou tout à fait ao contrário.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
Marilia Pierre
Lina,
acredito que também li esta matéria, saiu mês passado no caderno ilustríssima do jornal Folha de São Paulo, e a matéria não trata apenas de pontos cardeais, mas sim de como as linguas tratam os gêneros e como isso afeta o pensamento de uma nação.
Citam como exemplo o inglês que não faz distinção de femininos e masculinos para objetos e para pessoas.Os americanos não tem amigas ou amigos, lá são apenas the friend ou the teacher, the policeofficer.
Ao par de que no Brasil temos A Paris, enquanto na França, Paris será um nome masculino.
São diferenças sutis aos olhos, mas diferenças gigantescas diante da percepção humana.
conexaoparis
Marília
Vou procurar esta matéria da folha. Me interessa muito.
Marcela
Adoro idiomas e todas as suas complexidades culturais. Aumentamos o nosso horizonte e quando falamos outro idioma, nos transportamos a ele, e isso é genial !
Acho que só no BR e na Itália as referências não são dadas, sem os pontos cardeais (coisa de costumes latinos, talvez!). Nos EUA, França são todos na base do norte, sul, leste e oeste….
Beth
Letânia
Essa sua indicação tipo relógio era muito usada por pilotos de avião durante a 2a. Guerra Mundial…Já vi em filmes, risos.
Abs.
Letânia
Sei lá se a coisa é do idioma ou da cultura ou dos dois… O que eu sei é que sou de Porto Alegre, moro em BH há 7 anos e desde então me acostumei a indicar os lugares pras pessoas usando a Contorno como se fosse um relógio. Tipo: o bairro Santo Antônio fica ali por volta das 7 horas, morei no Prado, que é lá pelas 9 horas, e em Santa Tereza, que fica perto da 1 hora. É, de cara quase ninguém entende, mas me parece tão óbvio que eu uso mesmo assim.
Beth
LuciaC
Mas não é por aí?
Tem que “entrar” na língua de corpo e alma, risos.
Bjs.
Samuel
Interessantísismo esse posto.
Eu adquiri fluência em inglês bem cedo, pois já estudava desde os meus 8 anos. Engraçado que, em inglês, eu consigo falar rápido, bem mais rápido do que em português; e olha que eu fui “educado” no inglês britânico (meu pai trabalhar em uma multinacional inglesa e eu passei a conviver cedo com pessoas que tinha o inglês como primeiro idioma.
Já em francês, que eu comecei a estudar com 23 anos, como atividade complementar do curso de Direito, eu preciso sempre pensar mais antes de falar. Às vezes solto a pergunta em inglês – às vezes dá certo; mas sei que isso não soa educado; portanto, eu me esforço para falar em francês e perguntar pausadamente.
Gostei do post, muitíssimo! Ele poderia ter uma continuação, desdobramentos, desenvolvimentos.
Nilda
Se voar pela TAP todos fazem pouso em Orly e conexão primeiro em Lisboa.
Beth
Amélia
Voos diretos do Brasil geralmente vão para o CDG. Já voos com conexão para Orly. De qualquer forma Orly é mais próximo do centro de Paris. E o percurso é mais bonito…
Amélia
Lina, sei que a pergunta não está relacionada com o post, que, aliás,achei muito interessante, mas preciso saber, qual é o melhor aeroporto para chegar, Orly ou Charles de Gaulle? Agradeço sua sempre atenciosa resposta. Abraços.
conexaoparis
Amélia
Orly é mais perto de Paris. O táxi fica mais barato.