Este artigo foi escrio por Eduardo do blog Da Cachaça pro Vinho.
O Hotel Negresco ( leia-se Negrrrescô ) localizado na Promenade des Anglais em Nice causa as mais diversas reações: luxuoso, brega, caro, cafona, velho, moderno, fresco, ultrapassado. Na verdade é tudo isso. E muito mais.
É um verdadeiro museu em que algumas pessoas dormem E ainda bem que entre elas, estávamos nós. Fiz questão de reservar um quarto de frente para o mar e com sacada. A vista das praias de Nice vale o arroubo financeiro.
Só a chegada já impressiona. O hall é um verdadeiro museu com várias obras-primas de pintura e de escultura com o acréscimo dos acabamentos arquitetônicos unindo o novo ao super-tradicional além dum serviço espetacular.
Fomos alojados na ala Napoleão, no quarto andar. O elevador é uma atração à parte. Todo forrado de veludo vermelho e espelhos envelhecidos (devem ser naturais), a sua porta abre sozinha, como uma porta comum e uma voz, com um sotaque real, narra teatralmente tudo o que acontece.
Os quartos são antigos com camas confortáveis e design mais antigo ainda. Tá certo: rococó! Os banheiros são demais. Todos os aparelhos sanitários são dourados. Dá pra se imaginar um imperador quando se está no trono.
Ah! A exposição de quadros do nosso corredor era de Salvador Dalí. Todos originais. Também conhecemos o bar (viu, Dodô), que é esplêndido e pra jogar o barco nas pedras, ou melhor no mar, aproveitamos pra jantar no restaurante de lá, o Chantecler. Comida de primeira com uma apresentação impecável.
É caro? Depende de como se analisa. Se for só pelo preço, sim. Se se acrescentar que é um museu e a entrade é livre; que você viaja a cada centímetro que caminha dentro do hotel; que está se hospedando no projeto dos sonhos do Mr. Henri Negresco, acaba se convencendo que o preço é mais do que justo.
Com boa vontade e um bom vinho rosé, até que é barato!
Eduardo Luz
Leiam também o primeiro artigo que escrevi sobre Nice, onde falo da Promenade des Anglais, do Negresco e do seu restaurante e outras dicas de Nice. Cliquem aqui.
A tarifa mais barato do hotel é: 247 euros.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
33 Comentários
julie
Vou para Nice em agosto. Gostaria de saber se vocês recomendam algum hotel. Minha idéia é gastar uns R$ 300 por diária. Vocês tem alguma sugestão? Também não sei se fico no centro da cidade ou próximo a praia.
Ana Cintra
\olhem se hospedando no Negresco por 247 euros vcs ganham já o chinelo (observem em cima do lavabo) sai mais barato do que a do Pinel
Cláudia Oiticica
Edu,
o post está ótimo e bem humorado. O Negresco é mesmo um local emblemático da Riviera Francesa.
André Leme
Cristiane,
Irei a Paris em outubro e me hospedarei no Suez. Além de bem indicado aqui no CP, fui muito bem atendido quando fiz a reserva (diretamente com o hotel).
Adriana Pessoa
Cristiane,
eu faço parte do grupo que gosta de se hospedar no Suez. Rs
É um hotel bem cuidado, quartos e banheiros de bom tamanho, ponto maravilhoso…recomendo!
Abçs.
Walter Leite
Eduardo, na minha próxima passagem por Nice, vou conhecer esse hotel/museu, só conhecer a parte do museu, pelo que você ralata é muito bonito. Aliás, em Nice tudo é muito legal, menos suas praias. [NICE](http://goo.gl/b/QHQY)
LuciaC
Lina,
tambem adoro as obras de Niki St Phalle.
Reverenciava o Deus Sol todos os dias quando estive na Universidade da California, SanDiego. Imensa escultura. Uma alegria.
Tambem sou encantada com a fonte no Beaubourg a da Place Stravinsky.
E o que dizer das Nanas?
Esta que enfeita o Negresco eh tambem uma graca!
LuciaC
Edu,
delicia de reportagem.
Outro dia mesmo estava lendo que a proprietaria, Mme Augier, transformou seu palacio belle epoque, classificado como monumento historico, em uma fundacao. Na entrevista ela conta que embora tenha recebido diversas ofertas tentadoras nunca pensou em vende-lo, ppois quer que o Negresco continue frances e que jamais perca sua alma.
Filha unica (foi o pai dela que comprou o hotel), sem herdeiros, viuva, com quase 90 anos, fez do local sua casa. Mora no sexto andar, o ultimo, de onde aprecia a baia dos Anjos de suas janelas.
Ainda eh a patrone e redecora algumas suites a seu gosto.
Considera seu staff como os filhos que nunca teve.
Acho tudo isso simplesmente o maximo!
Ah! Adora cachorros! Sao benvindos!! Diaria 17EU.
LuciaC
Que deliciosa reportagem, Edu.
Li outro dia, nao lembro onde, que a dona do Negresco resolveu transforma-lo em fundacao.
Ela diz que lah eh sua casa (mora no ultimo andar) e que todo seu staff sao os filhos que nunca teve.
Nao tem herdeiros, era filha unica e agora eh viuva.
Tem mais de 80 anos, mas ainda administra o hotel, jah recusou diversas tentadoras ofertas de compra.
Com a fundacao tera a certeza que o palacio vai continuar frances e nao perdera a alma.
Ah! E adora cachorros! Diaria 17EU.
Acho tudo isto simplesmente o maximo!
Adorei, Edu.
Lina,
tambem sou fan de Niki St Phalle, passei um mes cumprimentando o mascote da Universidade da California em San Diego.
Lembrar UCSD eh lembrar o Deus Sol.
Todos reverenciam e Niki nunca eh esquecida.
Niki esta tambem na fonte do Beaubourg . Place Stravinsky.
E as Nanas?
Um luxo!