Claudia Oiticida estava passeando pelo bairro da Madeleine em Paris, quando viu a placa indicando que Villas Lobos viveu no Hotel Bedford. Intrigada entrou e ficou sabendo de um fato histórico que desconhecia, e eu também.
Imaginem vocês, que nosso imperador D.Pedro II, obrigado a se exilar após a proclamação da república, morou neste hotel e aí faleceu no dia 5 de dezembro de 1891.
Imediatamente Claudia visitou este belo hotel quatro estrelas, residência dos dois ilustres brasileiros.
Quartos confortáveis e bem decorados.
Banheiros elegantes.
Uma sala de jantar digna dos nossos antepassados, com uma bonita cúpula de vidro.
Diante da localização e do conforto das instalações, este hotel não é caro.
Hotel Bedford, 17 rue de l’Arcade 75008 Paris.
Para reservas online, segurança e preços garantidos eu aconselho o excelente site booking.com. Cliquem aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Pedro Portela
Eu também me interesso muito pela a biografia do outro Pedro “II” Um ser fascinante. Cultura era o seu canal. Bacana.
Gostaria muitíssimo de obter mais informações a respeito desse grande ser.
conexaoparis
Gisele
Mande fotos do hotel.
Gisele Prazeres
A quem interessar,
Acabo de retornar de Paris e fiquei hospedada no Bedford, no quarto twin/duplo (cama arrumada como casal) 707. Depois de uma intensa troca de emails com a chefe de recepção (muito gentil, por sinal), me deram este quarto, que não era enorme mas bom para os padrões europeus, bem decorado muito limpo e elegante, com armários e lugares para colocarmos as malas, banheiro com ducha e banheira, muito silencioso, e o melhor: uma sacadinha com vista livre para a Torre, demais!! Localização ótima, bom comércio perto com mercadinhos daqueles que ficam abertos até tarde, e farmácia na esquina. Duas estações de metro muito boas próximas (Havre e Madeleine) com várias conexões, sem contar é lógico, com os Grds Magasins, a Fauchon, a Ladurée, a Madeleine, a Uniqlo, a Opera, etc… Deu para saltar no ponto final do Roissybus do CGD na Opera e ir andando (10 min aprox de caminhada) até o hotel, obviamente, se a mala não for muito pesada…
Preço deste quarto: 202,00 euros sem café da manhã, que por sinal, apesar de ser servido num salão muito bonito não vale muito a pena… Melhor ir no Paul da Av. Tronchet ao lado que tem um salão no seg andar, ou mesmo na Ladurée ou Fauchon, se come bem melhor!
Ainda no 7o andar tem outros quarto de cat duplo superior que podem acomodar uma terceira pessoa num sofá que vira cama de solteiro, que tem vista para a Sacre Coeur (chegeui a entrar no qto 706) estes sao maiores.
Recomendo!
Cláudia Oiticica
Yanshen, só descobri essas placas em 2002, quando passeava com minha cunhada pela Rue de L’Arcade, e como você, também me emocionei. Pedi na recepção para conhecer o hotel e fui prontamente atendida. Nessa época, o hotel tinha acabado de passar por uma reforma e tudo estava impecável. Apesar de nunca ter me hospedado lá, já o indiquei para alguns amigos que gostaram muito. Alguns anos mais tarde, essas informações saíram na mídia brasileira, mas, como você, tive a surpresa e o prazer de descobri-las por conta própria. O que fez toda a diferença.
YANSHEN FAN
Eu tive o prazer de ficar hospedado neste hotel quando viajei a serviço a Paris pela VASP em 1998. Quando cheguei no hotel e vi as placas mencionando a estadia dos dois ilustres brasileiros foi difícil conter a emoção. Era época da copa do mundo e lembro que tinha vários brasileiros hospedados lá, pois no lobby se ouvia o portugues constantemente.
Carlos dos Reis
É, Paris tem mesmo charme. E pensar que se pode também conhecer a última moradia de D. Pedro II. Um hotel no centro de Paris. Fato este que deveria ser de conhecimento dos brasileiros, principalmente dos alunos das escolas públicas e particulares. Enquanto Deputados e Senadores abusam dos nababescos privilégios de que dispõem, chegando ao ponto de estende-los a familiares e mesmo a amigos, o Imperador do Brasil termina os seus dias num quarto de hotel. Foi, de fato, um exemplo de cidadania de um grande estadista. Em setembro, quando estiver em Paris, certamente irei conhecer essa atração e tentar entender o motivo da ética ter sido banida do Brasil também.
Joao Amaral
Quando Pedro II faleceu em 5 de dezembro de 1891, o governo Francês comunicou à Princesa Isabel que prestaria homenagens de Estado ao Imperador, embora sob protestos do governo Brasileiro. Isso envolveu a mobilização de toda a população de Paris, que parou para assistir aos funerais.
No Brasil, ao saberem do fato, mesmo sob ameaças da policia, o comércio fechou as portas.
O vergonhoso decreto 78A de banimento e leilão dos bens da familia Imperial, foi redigido por Rui Barbosa , e distingue-se claramente sua letra , entre aquelas dos demais artigos .
Rui decidiu o decreto após saber da recusa do Imperador em aceitar os 4,5milhões de libras esterlinas(em torno de 800 milhoes de reais hoje) , e enfureceu-se porque D. Pedro II disse: “Não aceito … , esse dinheiro não é deles para da-lo, pertence aos Brasileiros!”
Rui Barbosa foi ministro da fazenda e responsável pelo´primeiro surto inflacionário do Brasil, desvalorização da moeda em 700%, e exaustão do tesouro nacional, provocando a renuncia de Deodoro e a ditadura de Floriano.
Adenauer Oliveira
Eu tinha conhecimento de que D. Pedro II morrera nesse hotel, e tinha vontade de ver ao menos o prédio, mas tem até a placa condecorando os dois ilustres brasileiros que la moraram. D. Pedro II foi o maior estadista que o Brasil ja conhecera, pena que saiu do Brasil de uma maneira tao humilhante, banido como se ele estivesse lesando a patria. Os republicanos mereceram as palavras de Roosevelt quando veio ao Brasil como presidente dos Estados Unidos, ele disse:”Os brasileiros nao souberam aproveitar a grandeza e a sabedoria de um homem que eu tive o privilégio de conhecê-lo na biblioteca de Paris, com suas barbas longas e muita sabedoria, era D. Pedro II, sabio e respeitado por todos que o cercavam”.
Um grande abraço a você que teve a idéia de fotografar essa placa, ganhei o meu dia.
conexaoparis
Márcio
Obrigada.
Boa viagem