Por Ane Elisa Perez
Na linha “vamos experimentar um pouquinho do mercado de luxo em Paris” eu e meu marido, em novembro 2012, ficamos hospedados uma noite no Plaza Athénée.
Fizemos a reserva pelo site do Hotel e nos hospedamos no quarto Superior Guestroom, segundo mais básico, com vista para o pátio interno. Antes do almoço já havíamos nos instalado no quarto. Espaçoso, com dois grandes guarda-roupas, uma banheira incrível e um chuveiro separado. Roupões e amenities à disposição. Esperava que fossem Dior (já que é a marca do Spa do Hotel). Não, não eram. O mensageiro que levou nossas malas perguntou-me se eu queria que ele a desfizesse para nós. Um luxo. Mas não aceitei. Cama e lençóis impecáveis.
Já com as reservas feitas daqui, almoçamos no extraordinário Alain Ducasse au Plaza Athénée – pomposo, luxuoso (com seus incríveis lustres de cristais), delicioso e caríssimo. Atenção, o cardápio das mulheres não tem preço. O cardápio entregue aos homens sim. Inebriada, esqueci-me de perguntar ao meu marido o preço da entrada da foto (vieiras com trufas brancas). Soube depois (elegantemente me deixou pedir sem que me dissesse o preço): 172,00 euros. Desta forma, para quem deseja ter esta experiência preparar o bolso é importante: com entrada, prato principal, champagne (em taça) café (com petit fours deliciosos) e muita pompa gastamos 620,00 (cardápio de almoço que sempre é mais barato) – mas é um Alain Ducasse 3 estrelas Michelin.
O Jardim interno é lindo e delicioso. Dizem que servem um ótimo chá a tarde. Não experimentamos, pois este dia chovia muito. Jantamos no bar do Hotel, que tem música ao vivo inclusive de dia. Paguei por um club sanduiche 40,00 euros.
O Hotel é lindo com seus incríveis lustres de cristais mas, a exemplo do Ritz, está precisando passar por uma reforma – se olhar detalhadamente vai ver as paredes meio sujas e descascadas.
Na TV do quarto só encontramos canais árabes.
O serviço de Wi-fi é pago – 24,00 euros por 24 horas de uso. Um absurdo.
O café da manhã básico (estava incluído na diária), com croissant, pães doces, café, leite, chá, manteiga e geléia. O Serviço péssimo. Se desejássemos um café um pouco mais incrementado (ovos e omeletes) – haveria o acréscimo de 20,00 euros por pessoa.
Restaurante Alain Ducasse: vale a experiência? Vale e voltaria. Não muitas vezes lógico.
Plaza Athenee: vale a experiência? Nem tanto. Não voltaria. Adoro o meu lar em Paris, o bairro Saint Germain, com seus hotéis aconchegantes, perto de tudo, com seus museus, seus restaurantes e cheio de calor latino.
25 avenue Montaigne 75008 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
75 Comentários
Maurício Christovão
Ane Elisa: “O que é do gosto, regala a vida”, diziam os antigos. Que bom que vocês se permitiram essa hospedagem de luxo. Uma vez na vida não vai arruinar ninguém…Quanto ao cardápio sem preço das mulheres, é um costume que vem do tempo das cavernas, quando os valorosos machos da espécie saíam para caçar os mamutes que alimentariam a fêmea e sua prole. Com a atual escassez de maumutes, o homem moderno prova o seu valor perante a mulher amada pagando o jantar. Seu marido mandou muito bem, deve descender de uma famosa linhagem de caçadores de mamutes…
Tania Baiao
Estou adorando a ideia das postagens de luxo.
Assim fico sabendo, sem precisar pagar, quais não experimentar nem em dia de princesa.
Elci Junior
Oi, Ane! Deve ter sido bacana a experiência, mas concordo com o Eymard, não trocaria os hotéis da rive gauche pelo Athenée… Há algo de aconchegante e familiar nos cafés, nos bares, nos hotéis de Saint-Germain e em todo o Quartier Latin… Mas o jantar no Ducasse deve ter valido a estadia… Un gros bisou.
Adriana Pessoa
Nossa….o Jules Verne, na Torre Eiffel, também de Alain Ducasse é beeeem mais barato! Paguei 100 euros, e com aquela vista de presente!!
Sophia
As amenities do hotel Ares Eiffel, um quatro estrelas modesto, são Hermès mesmo no quarto mais simples.
Teresa Asmar
Hotel Lutecia em Saint-Germain
Eymard
Ane Elisa: também não gosto de trocar Saint Germain…
Quanto a experiencia, me chamou atenção os canais árabes a que voce se referiu. Esses grandes hotéis vem sendo comprados por grupos árabes e outros, por grupos Russos. É o dinheiro mudando de mão.
Quanto ao wi-fi, nada justifica cobrar por esse serviço. Não me convenço a ficar nesses hoteis.
Marcello: essa diferenciação deve ser recente. Anos atras, quando ainda existia Le Meridien e quando ele pertencia a rede Sofitel, as amenities eram Hermes. Me chamou atenção na época. Hoje ja nem existe Le Meridien (virou Pulmman)…e as amenities, acredito, tenham mudado de andar.
Helio Jr
Seja pela crise que paira sobre a Europa e que parece não ter fim, seja por pura ganância, o fato é que algumas cobranças são bastante deselegantes. Entretanto, assim como na América, onde não só rede wifi e diversos outros itens que em acomodações mais caras seriam esperados como inclusos nas diárias são cobrados a parte, a tarifação de cada item extra nos grandes hoteis europeus parece uma tendência que veio para ficar.
Sil
Eu acho esse cardápio feminino sem preço muito engraçado… ou o fim da picada, dependendo do meu humor feminista do dia.
E acho – em qualquer hotel – cobrar internet o fim. Isso hoje é serviço básico, como água encanada e luz.
marcello brito
Na lista de pequenas indelicadezas que os grandes hoteis propõem esta a hierarquização dos amenities.
No Sofitel ( a marca top de linha da accor) amenities Hermès só a partir de quarto de luxo. No standart vai sabonete com a marca do hotel mesmo.
Nos hoteis do grupo Dochester parece que acontece igual, porque li em algum canto que as amenities dos Le Meurice e Plaza Arthénée tb eram Hermés.