Nós já citamos a Cidade Universitária de Paris em artigo sobre refeições baratas dos restaurantes universitários (leia aqui). A Cité Universitaire foi citada mais uma vez em artigo sobre o livro de Maurício Torres Assumpção, “A História do Brasil nas Ruas de Paris“, onde o autor narra a história da Maison du Brésil, casa dos estudantes brasileiros na Cidade Universitária, projetada originalmente por Lúcio Costa e entregue ao amigo Le Corbusier para o desenvolvimento do projeto.
Hoje voltamos com um artigo sobre este conjunto excepcional de moradias para estudantes (e turistas), situado em um parque de 34 hectares no sul de Paris. Além do seu belo parque, a Cité Universitaire está situada diante de um jardim maravilhoso e pouco conhecido dos turistas, o Parque Montsouris.
Antes de mais nada saiba que a Cité não acolhe somente estudantes, artistas e pesquisadores. Nas férias de verão as vagas são abertas aos turistas também.
Saiba também que a Cité Internationale ganhou uma estrela no Guia Verde Michelin e está ao lado de lugares excepcionais como Grand Palais, Sorbonne e o Jardin du Palais Royal.
O parque é aberto a todos e conhecê-lo é um surpreendente passeio pelos jardins e pelos estilos diversos de 40 prédios construídos entre 1925 e 1969.
A Cidade Universitária é o resultado de um sonho pacifista de três franceses: um senador, um reitor da Universidade de Paris e de um industrial mecenas. Logo após a primeira guerra mundial eles decidiram criar uma cidade universitária onde jovens de todos os países pudessem construir amizades duráveis.
As primeiras residências foram construídas entre 1925 e 1937: a Maison du Canada (Casa do Canadá), Maison de l’Argentine, Maison de la Belgique e Maison du Luxembourg.
A segunda guerra mundial acabou com a base utópica do projeto e, em 1938, os estudantes abandonaram a Cité Universitaire. O exército alemão invadiu Paris e ocupou os prédios até o final da guerra. Em 1945 a cidade retornou ao seu papel original e novas construções foram feitas.
A casa do Brasil, inaugurada em 1959. Hoje a Cité Universitária possui 40 prédios e acolhe 5.600 estudantes de 141 nacionalidades.
Informações práticas :
1 – Se você é estudante saiba que é possível obter um quarto na Cité. A política de admissão é baseada na excelência acadêmica e a prioridade é dada aos estudantes inscritos em master, doutorado e post-doutorado.
1.1 – Quais são as condições de admissão na Casa do Brasil ?
Para solicitar uma vaga como residente na Cité Universitaire você deve preencher um formulário de candidatura on line. Seu pedido será avaliado por uma Comissão de Admissão, entre 60 e 45 dias antes da data prevista para sua chegada. As admissões são concedidas em função de critérios estabelecidos pelos estatutos gerais da Cité Universitaire e também segundo as políticas de admissão específicas da Casa do Brasil.
Como principal condição, o candidato deve estar inscrito em um estabelecimento de ensino superior ou pesquisa situado na região parisiense, em curso de no mínimo segundo ciclo (master). Atenção: um curso de Língua e/ou Civilização Francesa, mesmo que feito na Sorbonne e mesmo que você já seja doutor, não é suficiente para atender à exigência estatutária quanto ao nível dos estudos a serem realizados.
Clique aqui para ler o texto completo sobre as condições de admissão da Casa do Brasil e para ter acesso ao formulário que todo candidato deve preencher.
2 – Se você é turista saiba que durante as férias de verão (julho e agosto e setembro) você pode se hospedar na Casa do Brasil. Esta categoria de hóspede se chama “passageiro” e a reserva deve ser solicitada com 15 dias de antecedência e é confirmada mediante o pagamento de um sinal. Para ter uma idéia, um quarto com banheiro de 23 m2 custa 1.183 euros por mês ou 91 euros a diária.
Clique aqui para ler o texto completo sobre admissão de hóspede “passageiro”.
3 – Se você é turista mas não está hospedado na Cité saiba que o parque é aberto a todos, todos os dias das 8h até 22h. Piquenique e jogos com bolas são permitidos. Nos dias ensolarados, vá até lá conhecer, caminhe pelo parque, instale sua toalha e aproveite o momento. Um mapa da Cité com todos os prédios está a sua disposição clicando aqui.
A Cidade Universitária é muito bem situada, diante do parque Montsouris e com várias opções de transposte em comum.
Cité Universitaire, 17 boulevard Jourdan.
Leia também:
- Cité Internationale Universitaire de Paris
- Refeição por 6 euros em Paris, com entrada, prato principal e sobremesa
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Elizabete GROBERIO
Boa tarde
Estou querendo is a Paris agora em fevereiro
Voce tem uma suggests
De hopedagem mais em conta?
Rodrigo Lavalle
Elizabete, clique aqui e veja nossas dicas de hotéis bons e bratos em Paris.
helena priori
como faço para reservar um quarto na universidade, vou para paris em agosto/2018.
Rodrigo Lavalle
Helena, entre em contato com a Maison du Brésil, clique aqui para acessar o site.
Lu Gonçalves
Olá, Rodrigo.
Já estive outras vezes em Paris. Porém, nunca visitei a Cité Universitaire de Paris.
Pretendo incluir na minha próxima viagem em 24/11/2016.
Nessa época consigo aproveitar as dicas do site para Cité?
Rodrigo Lavalle
Lu, em novembro não é possível pisar ou sentar na grama pois é o período em que ela está em recuperação, além disso o clima não permite fazer piqueniques.
Renata
Gente, estou em Gentily, divisa com Paris ao sul. Estou aqui para fazer o mestrado na faculté de pharmacie (Paris 11) e estou desesperada porque não consigo achar lugar para alugar! Preciso sair de onde estou até dia 25/09, essa sexta…Luana, se vc souber de alguma desistência na maison, ou em outras, me fala! Meu número aqui é 0638530256 Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Renata, procure no site http://www.appartager.com/.
Boa sorte.
Laila
Luana,
Estou pensando em morar em Paris por seis meses. Já estive na cidade duas vezes em época de férias. Gostaria de saber como é o período de adaptação. Há quanto tempo você está na cidade?
Grata,
Laila
Luana
Moro na Maison du Brésil e confirmo que a Cité é um lugar incrível. Numa simples caminhada pelo jardim a gente ouve um monte de línguas e observa gente do mundo todo . É um ótimo lugar pra um piquenique em dia de sol.