Pequena cidade situada no estuário do Sena, Honfleur atraiu no passado pintores famosos. Por aí passaram Monet, Turner, Vuillard.
Hoje ela continua atraindo multidões pela sua história, suas ruelas, seu antigo porto e seu charme.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Honfleur
Comecem caminhando em torno do famoso porto de Honfleur, que muda completamente de fisionomia de acordo com a maré.
Vocês verão lojas vendendo produtos locais e artesanato.
Se puderem não percam o delicioso mercado sábado pela manhã na praça Sainte-Catherine. Visitem também o mercado dos peixes situado na Jetée de Transit de quinta a domingo pela manhã.
A partir do porto, subam a pé até a cidade alta. Flane, dobre esquinas, observe as lojas. Essa é a verdadeira Honfleur. Andem pelas ruelas e descubram a cidade com suas antigas casas normandes.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Onde comer em Honfleur
Em torno do porto vocês encontram pequenos restaurantes, creperies e comerciantes vendendo sanduíches.
Mas se estiverem procurando um programa mais sedutor, almoço em bom restaurante regado a vinhos franceses – sobretudo se vieram de trem – escolham um destes abaixo, uma pequena seleção que fiz com a ajuda de alguns guias franceses.
. Ferme Saint Simeon – restaurante/spa/hotel 4 estrelas com vista maravilhosa para o estuário do Sena. Duas estrelas no guia Gault & Millau. Aberto todos os dias. Reservas Tel.: + 33 02 31 81 78 00. Endereço: rue Adolphe Marais, Honfleur.
. Sa.Qua.Na. – gastronômico com algumas estrelas nos guias Michelin e Gault & Millau. Restaurante aberto de quinta a domingo para o almoço e jantar. Reservas Tel.: + 33 02 31 89 40 80. Endereço: 22 place Hamelin, Honfleur.
. Le Bréard – restaurante gastronômico algumas estrelas no guia Michelin. Aberto de quarta à noite até domingo à noite. Reservas Tel.: + 33 02 31 89 53 40. Endereço: 7 rue du Puits, Honfleur.
. Au P’tit Mareyeur – restaurante tradicional especializado em peixes, citado no guia Michelin. Aberto de quarta até domingo. Reservas Tel.: + 33 02 31 98 84 23. Endereço: 4 rue Haute, Honfleur
Outras cidades da Normandia
Em artigos anteriores citamos outras cidades da Normandia como Rouen e Étretat. Leiam os artigos clicando aqui e aqui.
Se estiverem de carro, Honfleur está a 50 minutos de Étretat, uma hora de Rouen e duas horas de Paris. De carro, Étretat e Honfleur podem ser visitadas no mesmo dia.
Leia também nossos outros artigos sobre a Normandia e suas principais cidades: Rouen, Étretat, Le Havre, Deauville e Trouville, clique aqui.
Como ir de Paris até Honfleur
- Trem: a viagem de paris até a estação de Trouville-Deauville tem cerca de 2h05 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços. Faça o trajeto Trouville-Deauville até Honfleur de carro alugado ou ônibus Vert du Calvados linha nº 20. Dormindo uma noite na região você conhece também Trouville e Honfleur
- Carro: o trajeto tem duração média de 02h15. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, a viagem até Deauville tem cerca de 2h10 de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
- Outra opção é viajar com os ônibus da empresa Paris City Vision. Veja informações aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
68 Comentários
LuciaC
Que nada, Sueli!
Eu também não me conformo!
Mas daquele jeito, em lugar nenhum.
Nem em Paris, nem por Monet! Eu hein…
Quanto ao queijinho…tive que apelar para o Santo Google!
http://fr.wikipedia.org/wiki/Neufch%C3%A2tel_(fromage)
Como falei Pont l’Eveque é o quadradinho da caixinha de madeira.
Se alguém me perguntar:
Honfleur? Étretat?
Sueli OVB
Lucia C,
O queijinho seria um desses: “le Pont l’Evêque” ou “le Livarot?
Sueli OVB
Lucia C,
Seus comentários poéticos, imbuídos de nostalgia e cheios de informação, enriquecem ainda mais qualquer dica que a Lina nos dá.
Apaixonei por Honfleur!
PS Até hoje não me conformo que você não tenha visto a exposição de Monet no Grande Palais, ano passado. Havia quadros lindos dessa região. Já sei… foi escolha sua…
LuciaC
…se bem que eu prefiro viver Honfleur em suas delícias!
Luminosidade diferente que muda a cada minuto, difícil reproduzir em pintura. Só mesmo para o parisiense Oscar Claude e sua turma!
Ferme Saint Simeon adorável e La Tortue, um restaurante numa rua com o nome: Homme de Bois, inesquecível!
Vale a pena experimentar também!
Fartei-me de moules normandes, tarte tatin, sucre de pommes, pont l’ eveque (o famoso quadradinho), camembert, o em formato de coração que esqueci o nome ! Vaquinhas decorativas, sininhos soando, macieiras pelos caminhos do Calvados e Seine marítimo!
Primeira vez que fui à Honfleur a ponte ainda não existia.
Não gostei de avistar o porto de Havre, uma paisagem meio jamesbaondiana, de um cenário tão bucólico, tão delicado.
Não conheço Le Havre.
E …Henri Salvador, prefiro-o assim:
http://www.youtube.com/watch?v=mEr9mYSZfAA&feature=related
esbanjando seu talento com muio humor!
Adorei o post, Lina!
conexaoparis
LuciaC
E eu adorei sua abordagem.
LuciaC
Ivete de Porto Alegre,
pronto, aí vai:
http://www.youtube.com/watch?v=MIz9Ymw5948
IVETE DE PORTO ALEGRE
Lina querida!
Obrigada por levar-me, outra vez, através das suas palavras e imagens a esse encantador lugar chamado Honfleur.
Valéria V
Busquei no repertório de Henri Salvador essa canção Mourir a Honfleur que vc citou no seu comentário e não encontrei nada. O título da canção seria esse mesmo? Estou bem interessada em ouví-la! Grata por sua informação!
Bjs à ambas
EchangeEurope
Correção: Monet não nasceu em Le Havre, mas morou aqui boa parte da sua vida quando jovem, e retratou a cidade em váriosssss de seus quadros. hehehe.. ;*
Ivens
Valéria V.
Oi Lina!
Ouvir Henri Salvador enaltecer a felicidade de estar nesta bela cidade é certamente uma tentação. Sonho com suas belezas inspiradoras, ao som de Mourir a Honfleur, lindo… Boa semana!
SILVIA
Olá Lina!
Já estava desesperada de não conseguir aceder ao blog!!!
Estive dias sem conseguir, com a mensagem que o blog estava demasiado ocupado, pode ser??
Ai que saudades que eu tinha!!
beijo
conexaoparis
Silvia
A hospedagem está com problemas. Os técnicos estão resolvendo o problema.
EchangeEurope
Oi Lina!
Vou contribuir aqui com algumas dicas, mais uma vez! hehehe…
Como moro em Le Havre, fica facinho de saber essas barbadas:
Mais uma vez, uma boa pedida é pegar o mesmo trem que vai para Rouen e ficar nele até sua estação final, Le Havre.
Aqui, alem de poder conhecer a cidade onde nasceu Monet e que tem um dos melhores museus impressionistas da França (Museu Malraux), existem onibus saindo com bastante frequência da estação de ônibus (do lado da estação de trem) para Honfleur (25 minutos) e Étretat (45 minutos). O ônibus para étretat é só 2 euros, e para Honfleur deve ser cerca de 5 (é na baixa normandia, então fica + caro, mesmo sendo mais próximo).
Bem, qualquer dúvida, é só perguntar. hehehe..
Beijos
Ivens
conexaoparis
Ivens
Obrigada pelas dicas.