por Rodrigo Lavalle
Muito já se falou aqui no Conexão Paris sobre a mulher parisiense – seu estilo, sua elegância e sua magreza. Em contrapartida, pouco discutimos o homem parisiense.
Depois de muito ouvir minhas amigas conceituando e explicando os homens de seus respectivos quartiers, percebi que já tinha material suficiente para uma análise inicial.
Como, na maioria das vezes, o primeiro contato que travamos com um desconhecido é através da visão, o ponto de partida dessas categorizações foi sempre a roupa e a aparência geral dos indivíduos. O modo como a gente se veste e se apresenta ao mundo diz muito sobre nós e, queiramos ou não, somos inconscientemente julgados por eles.
A conclusão foi que grande parte dos jovens homens parisienses podem ser enquadrados em três tipos principais. Como toda generalização, essa também não é justa e nem 100% certeira. Existem aqueles que insistem em não se enquadrar nos estereótipos.
O Rimbaud Moderno
O primeiro tipo é o “Rimbaud Moderno”, apelido dado pela minha amiga L. Podemos considerá-lo o exemplar típico da rive droite – o lado direito do rio Sena.
Segundo L, “Todos esses moços se acham uns Rimbauds dos dias atuais. Eles ainda estão presos nesse ideal romântico do poeta/artista de alma torturada do século XIX. Ninguém faz esporte, ninguém tem aspecto saudável, todos fumam e bebem muito, viram a noite e vão trabalhar no dia seguinte. Com a mesma roupa, bien sûr!”.
Eles são magros, pálidos, cabelos cuidadosamente desarrumados, barbas descuidadas, vestidos de preto com roupas bem ajustadas ao corpo.
O Lenhador Urbano
Uma vez, depois de uma tarde às margens do Canal Saint-Martin, minha amiga R desabafou: “Às vezes eu olho em volta e acho que não estou em Paris e sim no Brooklyn ou em uma cidade no interior do Canadá. Esses caras se vestem de lenhador mas não sabem usar nem canivete!”
Aqui temos a emulação da emulação, ou seja, moços parisienses querendo se parecer com moços do Brooklyn que querem parecer lenhadores (ou algo do gênero). O visual é composto por: camisas xadrez, calças jeans escuras e com as barras dobradas, botas de solas grossas, barbas enormes e bem cuidadas e gorrinhos de lã.
Acompanhando o visual vem todo o estilo orgânico (bio, em francês) na comida, os hobbies em trabalhos manuais, a bicicleta e a adoração pelo café (que é o novo vinho nos quesitos safra, degustação e harmonização).
Sarkozystas
O exemplar típico da rive gauche – o lado esquerdo do rio Sena – foi apelidado pela minha amiga S de “Sarkozystas”. O apelido vem do sobrenome do ex-presidente francês de direita, Nicolas Sarkozy. Eles são os burgueses com pedigree e aspirações aristocráticas.
O uniforme se compõe de jeans claros ou calças caqui, camisas de manga comprida listradas de azul claro, blazer e sapatos de couro. São todos lindos, bem barbeados e penteados e com cara de bons moços. Mas não os chamem de “mauricinhos” ou de “coxinhas”! Nada a ver.
Às vezes eles jogam um pouco de tênis, mas bem pouco mesmo. Melhor só assistir.
Algo que esses 3 tipos têm em comum entre si e com a maioria dos parisienses é achar que academia não é atividade de gente muito inteligente.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Maria Luisa
Fiquei surpresa que os “sarkozystas” sejam da margem esquerda, pois achei que esse era o reduto da esquerda (ainda que “caviar”), e, ate onde me lembro o Sarkozy era direita.
solange
Rodrigo, muito interessantes e espirituosos seus comentarios. Os homens franceses que se vê nas ruas da Rive Gauche- e nos quais reparei- são de modo geral, com as devidas excessões etc, miudinhos , mignons, roupinhas justinhas e apertadinhas, ar blasé, e assustadiços quando interpelados pelos novos parisienses, os arabes magrebianios e seus descendentes. O perfil etnico de Paris mudou demais nas ultimas décadas, e com ele os hábitos e comportamentos habituais dos moradores; seria interessante ouvir suas impressões a respeito. Vi cenas curiosas entre as duas populações- a nativa original- e a nova, descendente das ex-colonias. O colorido humano e cultural está mudando.
maria esther
Engraçado, mas as mulheres me chamaram mais atenção na sua forma de vestir. Achei-as bastante sensuais. Shorts curtinhos com meias finas, sapatos de saltinho ! Uma graça! Achei os homens belos, vestidos com muito jeans ou roupas sociais – elegantes na maioria das vezes. Fumam loucamente e como bebem !!! Mas como são belos !!! O problema é o odor desagradável que alguns, infelizmente, exalam !!! Mas tenho que confessar, que fui à Argentina e fiquei apaixonada pelos homens:MARAVILHOSOSSS ! Mas, são tão pedantes !!
Ricardo
É muito comum vermos homens jovens quase sempre muito magros e usando calças bem coladas no corpo e paletós por cima. Há uma invasão de barbas grandes e barbas para fazer. As calças justas e paletós dão uma impressão que Paris foi invadida por uma legião de Peters Pans.
Ricardo
seguindo as descrições dos homens jovens, o porte quase sempre magro caracteriza as 3 categorias citadas. Além disso, uma grande maioria veste hoje roupas muito justas nas pernas com calças dentro das botas e paletós. Temos as vezes a impressão de uma legião de Peters Pans em Paris.
Jacqueline Paes
Olha o que eu falava do Sartorialist…
mas até q esse tá basiquinho pra cima, a calça justa e com a barra dobrada é que não mente…
http://www.thesartorialist.com/photos/on-the-street-rue-vieille-du-temple-paris-7/
Jacqueline Paes
Tb penso como a Mariana. Cheguei de ferias no Marais e, por lá, o que mais cataloguei foi o tipo q descrevi como Sartorialist – como os das fotos do famoso blogueiro. Todos muito modernos, em calças jeans ou brim, coloridas, justérrimas, com a boca muito fina, dobrada – sempre dobrada, pescando siri e camisas igualmente justas, muitos xadrezes com blazer e lenços/cachecóis… todos muito modernos e elegantes. Aliás, depois dessa temporada no Marais, cheguei à conclusão que o Sartorialist só pode morar por ali… E tb vi muita gente praticando corrida, exercícios e bike… Viva a estética francesa!!! Ja no avião de volta começam a aparecer os fofuchos e, blerg, as mulheres-frutas!!! Que saudades de quando todo mundo era normal, magro, mas normal…
Thais Lombardi
Adorei o Rimbaud Moderno! ♥
quero um! rs