por Rodrigo Lavalle
Muito já se falou aqui no Conexão Paris sobre a mulher parisiense – seu estilo, sua elegância e sua magreza. Em contrapartida, pouco discutimos o homem parisiense.
Depois de muito ouvir minhas amigas conceituando e explicando os homens de seus respectivos quartiers, percebi que já tinha material suficiente para uma análise inicial.
Como, na maioria das vezes, o primeiro contato que travamos com um desconhecido é através da visão, o ponto de partida dessas categorizações foi sempre a roupa e a aparência geral dos indivíduos. O modo como a gente se veste e se apresenta ao mundo diz muito sobre nós e, queiramos ou não, somos inconscientemente julgados por eles.
A conclusão foi que grande parte dos jovens homens parisienses podem ser enquadrados em três tipos principais. Como toda generalização, essa também não é justa e nem 100% certeira. Existem aqueles que insistem em não se enquadrar nos estereótipos.
O Rimbaud Moderno
O primeiro tipo é o “Rimbaud Moderno”, apelido dado pela minha amiga L. Podemos considerá-lo o exemplar típico da rive droite – o lado direito do rio Sena.
Segundo L, “Todos esses moços se acham uns Rimbauds dos dias atuais. Eles ainda estão presos nesse ideal romântico do poeta/artista de alma torturada do século XIX. Ninguém faz esporte, ninguém tem aspecto saudável, todos fumam e bebem muito, viram a noite e vão trabalhar no dia seguinte. Com a mesma roupa, bien sûr!”.
Eles são magros, pálidos, cabelos cuidadosamente desarrumados, barbas descuidadas, vestidos de preto com roupas bem ajustadas ao corpo.
O Lenhador Urbano
Uma vez, depois de uma tarde às margens do Canal Saint-Martin, minha amiga R desabafou: “Às vezes eu olho em volta e acho que não estou em Paris e sim no Brooklyn ou em uma cidade no interior do Canadá. Esses caras se vestem de lenhador mas não sabem usar nem canivete!”
Aqui temos a emulação da emulação, ou seja, moços parisienses querendo se parecer com moços do Brooklyn que querem parecer lenhadores (ou algo do gênero). O visual é composto por: camisas xadrez, calças jeans escuras e com as barras dobradas, botas de solas grossas, barbas enormes e bem cuidadas e gorrinhos de lã.
Acompanhando o visual vem todo o estilo orgânico (bio, em francês) na comida, os hobbies em trabalhos manuais, a bicicleta e a adoração pelo café (que é o novo vinho nos quesitos safra, degustação e harmonização).
Sarkozystas
O exemplar típico da rive gauche – o lado esquerdo do rio Sena – foi apelidado pela minha amiga S de “Sarkozystas”. O apelido vem do sobrenome do ex-presidente francês de direita, Nicolas Sarkozy. Eles são os burgueses com pedigree e aspirações aristocráticas.
O uniforme se compõe de jeans claros ou calças caqui, camisas de manga comprida listradas de azul claro, blazer e sapatos de couro. São todos lindos, bem barbeados e penteados e com cara de bons moços. Mas não os chamem de “mauricinhos” ou de “coxinhas”! Nada a ver.
Às vezes eles jogam um pouco de tênis, mas bem pouco mesmo. Melhor só assistir.
Algo que esses 3 tipos têm em comum entre si e com a maioria dos parisienses é achar que academia não é atividade de gente muito inteligente.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Kariny
Preciso retornar a Paris para conferir. Confesso que minha atenção foi sempre para a bela paisagem. Mudarei o foco!
Isa Santos Tavares
Adorei !! Rodrigo vc como sempre mandando bem nos posts!
Mariana
Não fiquei em paris tempo o suficiente pra elaborar uma tipologia, mas ficando no marais notei os mais jovens bem no estilo arrumadinho levemente desalinhado (peças básicas e elegantes, mas com um toque de despojamento). Aliás, achei-os muito bonitinhos e bem vestidos (talvez nem sejam tão bonitos assim de verdade, mas só o fato de não usarem sapatênis escabroso nem camisa pólo com números/logomarca tomando metade do espaço da camiseta já confere uma vantagem).
Carmen Agnes
Curti muito o post: inteligente e divertido. Confesso que não reparei nos tipos. O que me chamou a atenção foram os indefectíveis echarpe e cigarro.
Na próxima viagem a Paris, vou observar melhor.
Em tempo: o Rimbaud era um gato!
Adriana Pessoa
Adorei!
E para mim, a mistura ideal seria do Rimbaud Moderno com o Sarkosysta. Hehehe….
Bárbara Silva
Adorei o texto. Cheguei a imaginar os tipos andando pelas ruas de Paris. Na próxima vez que visitar Paris, vou observar esses detalhes.
JulianaL
Que post delicioso! Enquanto lia sobre os esteriótipos procurava nas minhas memórias da viagem recente essas figuras “desenhadas” aqui. Reconheci todos pelas ruas de Paris. E a incrível onipresença do cigarro, é claro, em todos os estilos me parece… Excelente !!
Ps: Rodrigo, vc que já é quase um parisiense nato, em qual estilo se encaixaria mais??? hehehe
Rodrigo Lavalle
Juliana, adoro ser uma mistura de todos!
Abraços.
camilla
Bel Freire e Cerise, antes dos hipsters, uns 15 anos atras, o nome era Lenhadores mesmo (em SP, pelo menos)
camilla
Adorei o post.
Lenhadores ♥ (apesar de nao imaginar o tipo fisico frances como lenhador jamais)
Rodrigo Lavalle
Lenhadores miniatura, Camilla!
Petruskaya
Em Paris sempre é interessante reparar as diferenças entre a Rive Gauche e a Rive Droite, sendo que o lado esquerdo é considerado boêmio e cultural, enquanto o lado direito traduz o luxo e a elegância. E por isso a pergunta: não seriam o Rimbaud e o Lenhador as figuras pertencentes à Rive Gauche e os Homens Tom Pastel pertecentes à Rive Droite?
Rodrigo Lavalle
Petrskaya, na verdade hoje em dia é o contrário: a juventude e a população mais cool vive na rive droite e os burgueses e as famílias tradicionais vivem na rive gauche. Na verdade, hoje mesmo eu estava conversando com um amigo e ele comentou que a separação “ricos/pobres” é mais leste-oeste.
Abraços.