Ele era inteligente e governou a França muito bem. Mas foi o rei mais sujo da história francesa. Para mascarar os odores ele tinha seus métodos.
Por Tom Pavesi
Nas visitas guiadas pelo Museu do Louvre e Palácio de Versalhes, os turistas sempre questionam sobre a vida e a higiene dos monarcas que ali viveram.
O famoso Rei Sol, Luis XIV – apesar de ter tido 16 amantes, 6 filhos legítimos, 16 filhos bastardos enobrecidos e mais de 30 filhos não reconhecidos, apesar da propaganda deixada nas pinturas oficiais de um monarca soberano, majestoso e de aparência limpa – foi uns dos reis mais sujos da história da França.
Ele teve inúmeras doenças: escarlatina e sarampo quando criança; blenorragia (gonorreia) e sarna quando adolescente; febre tifoide, fortes enxaquecas, dores no estômago, crise de gota e fístula anorretal quando adulto. Para completar o quadro, tinha todos os dentes inferiores estragados e um único dente superior.
Acredita-se que Luis XIV deva ter tomado de 2 a 5 banhos ”inteiros” durante os seus 77 anos de reinado (morreu em 1715, de gangrena nas pernas).
Luis XIV tinha vários métodos para mascarar os odores. Espalhar perfume pelo corpo e roupas – patchouli, almíscar, “fleur d’oranger” – e, para o mau hálito, pastilhas de anis. Ele praticava o famoso banho seco, ou seja, trocar de roupas várias vezes no dia. O monarca tinha conhecimento do mau cheiro que exalava, dificilmente suportável a todos que o acompanhavam. Ele mesmo abria as janelas para arejar quando entrava em uma sala.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Voltando no tempo
Voltando no tempo, os romanos bem preocupados com a saúde e o bem-estar construíram as ”termas”, verdadeiros locais para banhos públicos e higiene pessoal. Em outras épocas, cidades medievais foram equipadas com latrinas e banheiros públicos.
Gradualmente estes hábitos desapareceram com a chegada de certas crenças e doenças. Acreditava-se que a sífilis e a perda do apetite sexual pudesse ser transmitida pelo banho. Com a peste, surgiu a teoria que o banho quente dilatava os poros e facilitava a “entrada dos vírus”. Por ordem médica, a sujeira acumulada na pele era recomendada a todos como meio de proteção contra qualquer doença. A água quente virou motivo de medo e de morte.
E a igreja deu a sua contribuição para o desaparecimento da higiene denunciando o banho como sendo imoral. A partir deste momento, o uso da água seria limitado às partes livres do corpo como as mãos e o rosto. Um banho de corpo inteiro passou a ser uma raridade.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Voltando ao rei Luis XIV
Luis XIV lavava as mãos num pequeno filete d’água despejada de uma jarrinha por um cortesão. No rosto e no corpo, muito blush – pigmento branco à base de chumbo, altamente tóxico, sinônimo de beleza e saúde; na cabeça, uma mistura de talco e farinha para a peruca exageradamente alta e explicitamente gordurosa ao meio-dia para refletir magnitude e vigor. A peruca era de cabelos falsos misturados com cabelos verdadeiros e crinas de cavalos, local preferido dos piolhos.
Considerando a expectativa de vida no século XVII, Luis XIV morreu idoso, com 77 anos, deixando uma França próspera, rica e militarmente poderosa.
Deixou a imagem de um rei forte, robusto, detentor de um poder extraordinário para governar, uma personalidade inigualável, um rei guerreiro, um rei de paz, um arquiteto, um dançarino quase profissional, um mestre em jardinagem, um músico aplicado, amador de teatro, de poesia, mecenas das artes. Enfim, um rei brilhante como o Sol e Divino como Deus.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
COMPRE SEU INGRESSO
Veja também nosso vídeo dentro do mesmo assunto higiene dos franceses:
E não deixe de assinar o canal do Conexão Paris no YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais.
A Paris City Vision oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris em todos os passeios de seu site, basta usar o código CONEXAOPARIS.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
102 Comentários
Alex carvalho
É, mas era porquinho, nera? kkkkk
Lilian
Um pedacinho da História da humanidade que nos encanta
Wanderley
Nunca fui a França,mas desde a minha adolescência senpre me encantei com ela. Creio ue o “cumpado” seja Alexandre Dumas, meu escritor favorito. O que quero enfatizar é que ao se ler A. Dumas tem se uma idéia totalmente diversa da realidade da(s) época(s) a que situa suas histórias. Todos são mravilhosos e encantadores. Tanto as mulheres como os homens. Todos limpos e cheirosos e eu prefero lembrá-los assim. Hoje já estou lendo “José Bálsamo” para confirmar.
Line
Contos de fadas que só existiam para uma minoria, nação rica as vezes caminha junto com nação desigual, tanto que mendigos foram usados como cobaias até o superior rei ser operado e que matava por prazer, o que não é muito ecológico. Não vi nada de contos de fadas ou de rei bonzinho nisso, é preciso ser egoísta e viverem uma bolha por opção pra ver contos de fadas nesta época.
Luciana
Tom, depois de passar o dia no Louvre contigo, tendo aula e rindo, ler este artigo fechou com chave de ouro minha vinda a Paris…….. eca, fico imaginando o que deve ter sido ser uma das mulheres deste rei……. Ainda bem que eu sou do seculo 21 e brasileira………..a higiene em primeiro lugar……. Tom, voce é muuuuuuito fera!!!!
CONDE TERRANOVA
A pose desse cara era o que mais tinha de elegancia masculina, mas… “Ui poderosa!!!” kkkkk nao resiosti uhsuhshauuahuah
waldemar ziembowicz
Lendo tantos hábitos que mais parecem fixão, sinto-me confortável com os nossos atuais costumes. Nada como uma mulher cheirosa.
Tom Guia Louvre e Versalhes
Louis XIV, mandou construir no andar térreo do castelo, ala noroeste, 5 apartamentos, sendo um deles, uma sala de banho para lavagem dos pés ( e não do corpo), pois após um dia de caça ou passeios pelos jardins chegavam sujos de lama. Nesta sala de banho foi colocado um tanque octogonal todo de mármore, de 3 m de diâmetro e 1 m de profundidade. Por pouco uso e precisando destes apartamentos, Luis XIV, mandou cobrir com um estrado de madeira e uma cama emcima para uso do Conde de Toulouse, filho ilegítimo com a Madame de Montespan. Sobe Louis XIV, este tanque sai de Versalles como presente para Madame Pompadour, para ser colocado nos jardins da casa de sua preferida, L’Ermitage. De volta ao castelo, podemos ve-lo na L’Orangerie.
Obrigado a todos por tantos comentários elogiosos. Abraços. Tom
Brigida
Não é a toa que a França se tornou conhecida por seus famosos Perfumes, pois para mascarar tanto mau odor, as fragrâncias teriam de serpoderosas.
Breno Bacci Brunelli
Na realidade, embora tivesse tido relações com diversas mulheres da corte, suas únicas “maîtresses en titre”, amantes de fato foram 3 mulheres: Duquesa de La Vallière, Marquesa de Montespan e Marquesa de Maintenon. Seus únicos bastardos conhecidos e legitimados são os filhos que teve com as duas primeiras. Contabilizando 14. Além desses, quaisquer filhos que possa ter tido são desconhecidos.
A lenda de que Louis XIV tenha tomado apenas dois banhos na vida, pode ser desmentinda pelo de que no palácio de Versailles, o rei possui um “appartement de bain”, 4 grandes salas destinadas apenas a sua higiene. Ainda que escassa para nossa época, não deixava de ser existente. Vale a pena lembrar que o asseio insuficiente não se limitava apenas a ele, mas toda a sociedade. Banhos semanais só se popularizam no século XVIII.
As perucas do século XVII, as quais Louis XIV popularizou devido a sua calvice não eram empoadas. Tampouco homens usavam maquiagem naquela época. Perucas e cabelos empoadas popularizaram-se entre os corteSãos no século seguinte como uma solução para conter a oleosidade dos cabelos, assim como o “rouge” nas bochechas.