. Apéritif (aperitivo): bebida feita com plantas para facilitar a digestão. Como as plantas eram quase todas amargas, os farmacêuticos decidiram misturar os apéritifs com licores. Foi somente após a primeira guerra mundial que o apéritif foi assumido como bebida festiva e deixou de lado o álibi digestivo.
. Baionnete (baioneta): a baionnete é originária da Bayonne, cidade situada na costa basca francesa. Durante o século 17, os camponeses revoltados inventaram uma arma nova. Sem pólvora, eles tiveram a idéia de acrescentar uma longa faca na ponta do fusil. Invenção que as Forças Armadas francesas recuperaram rapidamente.
. Biscuit (biscoito): quando os soldados partiam para a guerra levavam nas sacolas um pão fino e cozido duas vezes (bis cuit). Ele era bem seco, crocante e resistente ao tempo e à umidade.
. Bonbon (bombom): quando Marie de Médicis, que adorava doces, trocou a Itália pela França para se casar com o rei Henri IV, ela trouxe consigo seu chef confiseur, especialista em balas e vários outros alimentos tendo o açúcar como ingrediente principal. As sucreries que ele preparava se tornou a alegria da meninada que vivia na corte real. Na hora da distribuição de balas as crianças corriam pelo castelo gritanto: C’est bon! C’est Bon! Aí a origem da palavra bonbon.
. Boycott (boicote): Charles Boycott, administrador de um rico fazendeiro irlandês, tratava tão mal os camponeses que um dia eles se revoltaram e não fizeram a colheita de 1879. A Europa toda ficou sabendo da revolta e desde o ano seguinte a França já tinha incorporado o verbo boycotter.
. Cravate (gravata): os mercenários croatas de Louis 13 e Louis 14 pertenciam ao Regiment du Royal Cravate. Eles chamavam a atenção pela coragem e também pelo fino tecido que eles enrolavam em torno do pescoço. Este acessório croata chamou a atenção dos nobres da corte que o adotaram no lugar do babado rendado usado na época. E assim a cravate entrou no armário dos franceses.
. Croissant (croissant): em uma manhã de 1683, os turcos tentaram atacar Viena. Mas os padeiros escutaram o barulho da cavalaria inimiga e alertaram os militares que conseguiram, a tempo, barrar os atacantes. Para festejar a vitória, os padeiros inventaram uma viennoiserie cuja forma lembrava a lua crescente (croissant de lune), emblema das bandeiras turcas. Em 1770 Marie Antoinette, vindo da Áustria, introduziu o croissant na corte francesa.
. Grève (greve): na época dos gauleses, a praça diante da, hoje, Prefeitura de Paris se chamava Place de Grève. Era lá que, na Idade Média, os trabalhadores se reuniam para procurar trabalho. Dizia-se na época que eles estavam em grève, à procura de trabalho. Foi no século XIX, com a industrialização, que a expressão passa de “procura de trabalho” para “interrupção do trabalho” e adquire o sentido que conhecemos hoje.
. Grog (grogue): esta palavra, hoje na França, designa uma preparação que tomamos quando estamos gripados: chá, uísque, limão e mel. Mas o grog foi um pequeno presente servido aos marinheiros à bordo dos navios da frota inglesa. Para diminuir brigas entre marinheiros bêbados, um almirante decidiu diluir o rum com água. Furiosos os marinheiros atribuiram à esta nova mistura o apelido do almirante, Old Grog, sempre vestido com uma sólida jaqueta cujo nome era grogram.
. Kir (kir): um terço de creme de cassis e dois terços de vinho branco. Depois da segunda guerra mundial, o padre e prefeito de Dijon Félix Kir inventa este coquetel que será servido em todas as recepções oficiais. Seu objetivo era aumentar a venda do cassis, produto típico da região.
. Silhouette (silhueta): durante curto tempo, Étienne de Silhouette foi encarregado das finanças de Louis 15. Bom administrador, ele criou vários impostos entre eles o imposto sobre “sinais exteriores de riqueza”. Detestado pelos nobres e pelos ricos Silhouette virou motivo de piadas: tudo que era feio, mal feito e sem graça era descrito através da expressão à la silhouette. Ele perdeu seu emprego em poucos meses mas legou à lingua francesa a palavra silhouette que designa, hoje, uma forma ou um desenho com contornos esquematizados.
. Sardine (sardinha): veio do provençal sardina e durante muito tempo designou todos os peixes pescados perto da Sardenha e ao lado da Córsega. Hoje, sardine é o delicioso peixinho que degustamos mais em conserva do que fresco.
. Soutien-gorge (sutiã): soutien vem de sustentar e gorge é garganta. Soutien-gorge é um eufemismo para dizer sustenta seio, peça íntima feminina que deu origem à expressão francesa “mentiroso como um soutien-gorge”. O sutiã dá ao seio uma aparência que não corresponde à realidade.
Podemos passar horas, de dicionário em dicionário, brincando com as palavras. Se quiserem, enviem outras histórias e outras palavras.
Na no site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
marta
Voces estão demais acompanho desde de 2010.Lina , adoro um quadro da tv5, Merci professeur, sempre traz a origem de expressões ou palavras.mas vcs apresentaram palavras do cotidiano, muito legal.merci
Rodrigo Lavalle
Marta, obrigado pelos comentários e elogios!
Abraços.
Claudia Borges
Amei!! Poderia passar horas lendo suas histórias, comendo suas palavras, salivando suas dicas. Merci encore!
Dillemba
O blog está cada vez melhor. Agora além das dicas quentíssimas nos dá informações sobre palavras às vezes muito comuns e das quais não sabemos a origem.
P.S.: Voltei!!!
Lina
Que bom que voltou Dillemba.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, espero que tenha voltado para ficar!
Abraços.
Nara Regina
Muito interessante a formação etimológica dessas palavras.Não seria o substantivo lais, do verbo laisser-lèguer um “ancestral” do vestuário conhecido como leg ou legging?!
Obrigado por dispor desse espaço para nos expressarmos um pouquinho.
Rose
Muito bom !!!
Emanuel Ribeiro
Uma delícia!!!!!
Gabriela
Ai que maravilhoso esse post!!!