Por Tom Pavesi
Durante o reinado de Carlos X (1824 – 1830), o vice-rei do Egito, Mehmet Ali, conhecendo a paixão do rei francês pelas antiguidades egípcias achou oportuno fazer uma aliança diplomática e militar com a França contra a ameaçadora Inglaterra.
Para conquistar a simpatia de Carlos X, ofereceu três presentes bem exóticos e originais; uma girafa, chamada Zirafa, (1° girafa da França), dois obeliscos do templo de Luxor (somente um chegaria a Paris) e uma dezena de múmias em seus sarcófagos de granito, para o museu do Louvre.
A girafa Zirafa se tornou famosa, recebeu mais 600.000 visitantes somente no ano de 1827, morreu em 1845 no Jardin des Plantes em Paris.
O Obelisco de Luxor foi instalado em 1836 na Praça da Concordia no reinado de Luis Filipe I, (1830 – 1848).
As múmias foram recebidas em grandes pompas por Carlos X em 1827. Após a abertura dos sarcófagos e exposição das múmias, um cheiro horrível começou a se exalar pelas salas do Louvre. Devido ao forte calor da viagem e ao clima úmido da França, príncipes, generais, um faraó desconhecido e um grande sacerdote de nome “Pentamenou” começaram a se decompor rapidamente em míseros cadáveres ordinários.
Pânico geral entre os conservadores. O rei decepcionado ordena que todas as múmias fossem enterradas rapidamente nos jardins do Louvre.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Três anos depois, em 1830, Carlos X, tentou através de vários decretos a volta de uma monarquia absoluta. A pequena burguesia, sociedades secretas e o proletariado urbano proclamam uma 2° revolução francesa contra o rei. Nesta revolução, 32 patrióticos combatentes foram mortos e enterrados no mesmo local das múmias.
Essa revolução levou a destituição e banimento do rei Carlos X e tomou posse, no seu lugar, um primo liberal, progressista e constitucionalista chamado Luis Filipe I.
A paz reencontrada, Luis Filipe I, em 1831, comemorando o 1° aniversario deste acontecimento, ordenou que fosse construída no centro da Praça da Bastilha uma sepultura em homenagem a estes mortos.
Uma Coluna de bronze, a Colonne de Juillet, juntamente com uma grande sepultura na sua base se transformaram em moradia definitiva para 504 heróis revolucionários exumados por toda parte de Paris.
Em 1940, a cave é aberta para uma restauração e uma nova contagem dos mortos é feita. Surpresa geral, dois corpos a mais se juntaram ao número oficial. Depois de algumas análises, descobriu-se serem as múmias enterradas nos jardins do Louvre alguns anos antes. Assim sendo, duas múmias de mais de 3.000 anos, recebem até hoje homenagens patrióticas como verdadeiros heróis da liberdade e da democracia francesa.
Quanto às outras múmias, ninguém sabe se foram encontradas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Lenna
Que história interessante esta das múmias! É realmente um mistério com muitos pontos de interrogação…
wallydosantos
Segundo contam as historias no Egipto (contado pelo meu guia em Luxor) o sr Mehmet Ali fez a oferta dos obeliscos mas nunca pensou que os Franceses os fossem buscar. Dai a historia de terem eles que os ir buscar!
O na minha opiniao o obelisco que esta na Condordia devia ser devolvido a Luxor. Sempre gostei de o ver na praça da Concordia mas quando se esta em luxor a olhar para o pedestal onde ele devia estar ao lado do outro é que se percebe que o lugar dele é ali mesmo!
Tom Guia Louvre e Versalhes
Joe, a resposta é simples… foram 2 presentes de Mehmet Ali, mas na condição que os franceses tinham que ir buscar. Visto o trabalho que se deu para trazer um obelisco, custos altíssimos, 5 anos de viagem, construção de um navio, (“Louxor”) deixaram o 2° obelisco para mais tarde. Com o tempo e muitas controvérsias a França recusou o “presente de grego” quer dizer “do egípcio” ate a devolução oficial por François Mitterrand.
Em 31 de março de 2011, o ex-ministro da Cultura Frédéric Mitterrand, era Sarkozy, (sobrinho do ex-presidente François Mitterrand), em uma visita de cortesia ao Egito, anunciou sobre uma possível devolução também do obelisco da Praça da Concordia.
Joe
Li recentemente sobre o Obelisco de Luxor, onde se diz que foram doados dois obeliscos, mas apenas um chegou a França devido a tecnologia da época, mas li também que em 1990 o presidente François Mitterrand devolveu aos egípcios o outro obelisco. Pergunta: como devolveu se o outro não chegou a França na época da doação?
Tom Guia Louvre e Versalhes
O obelisco, símbolo muito antigo chamado “ben-ben” é uma representação do 1° pedaço de terra surgido do caos no momento da criação do mundo pelo Sol. Portanto era de costume decorar com este símbolo, “Obelisco/Sol”, com alegres babuínos na sua base com a função de guiar e dar assistência todos dias ao sol para entrada do mundo diurno. Então, juntamente com o obelisco da praça da Concordia, foi trazida do outro obelisco que ficou no templo de Luxor, um bloco de pedra de 5,7 toneladas, esculpidos em alto-relevo , 4 babuínos em pé, com as mãos levantadas aplaudindo, cantando e honrando o nascer do sol. Como o sexo deles estavam eretos, (simbolicamente excitados pela nascer do sol), Luis Filipe I, preferiu não coloca-los em praça pública, puro puritanismo da época, e manda-os para o Louvre. Se vocês forem visitar o Louvre, não deixe de passar pelo departamento egípcio, ala Sully, térreo, sala 11.
Abraços a todos.
eymard
Também representa essa época (a queda de Carlos X) a famosa pintura de Delacroix: A liberdade guiando o povo! Esse quadro tem uma história muito interessante e recentemente virou capa do CD do grupo ingles Coldplay.
Beth
Marcio Luis Marques
O obelisco da Concorde foi presente do Egito ao rei Carlos X…
Nada a ver com saques napoleônicos…
Danilo
Sobre o obelisco da concorde. Foram presenteados o que esta na praca e outro pelo governo do egito. Apenas um deles foi entregue. Teve inclusive uma cerimonia em que o presidente frances Mitterrand simbolicamente renunciou ao segundo obelisco. Assim este permanece no egito.
Miriam K R
Estou com a mesma dúvida do Marcio Luís Marques. Já ví até um documentário mostrando como o obelisco foi trazido de navio…
Adriana Pessoa
Lina, sim, é o Escriba Sentado.
Sempre dou uma passadinha por ele porque sou completamente fascinada pelos seus lindos olhos de pedras.
Já pesquisei e ele foi uma doação do governo egípcio ao setor de escavações do Louvre em 1854.
Foi encontrado em 19 de novembro de 1850, em Saqqara, região situada a 14 km ao sul do Cairo. Bjkas
Lina
Adriana
Nossa, quando tiver um tempinho vou trocar a foto. Risos.