Por Tom Pavesi
Durante o reinado de Carlos X (1824 – 1830), o vice-rei do Egito, Mehmet Ali, conhecendo a paixão do rei francês pelas antiguidades egípcias achou oportuno fazer uma aliança diplomática e militar com a França contra a ameaçadora Inglaterra.
Para conquistar a simpatia de Carlos X, ofereceu três presentes bem exóticos e originais; uma girafa, chamada Zirafa, (1° girafa da França), dois obeliscos do templo de Luxor (somente um chegaria a Paris) e uma dezena de múmias em seus sarcófagos de granito, para o museu do Louvre.
A girafa Zirafa se tornou famosa, recebeu mais 600.000 visitantes somente no ano de 1827, morreu em 1845 no Jardin des Plantes em Paris.
O Obelisco de Luxor foi instalado em 1836 na Praça da Concordia no reinado de Luis Filipe I, (1830 – 1848).
As múmias foram recebidas em grandes pompas por Carlos X em 1827. Após a abertura dos sarcófagos e exposição das múmias, um cheiro horrível começou a se exalar pelas salas do Louvre. Devido ao forte calor da viagem e ao clima úmido da França, príncipes, generais, um faraó desconhecido e um grande sacerdote de nome “Pentamenou” começaram a se decompor rapidamente em míseros cadáveres ordinários.
Pânico geral entre os conservadores. O rei decepcionado ordena que todas as múmias fossem enterradas rapidamente nos jardins do Louvre.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Três anos depois, em 1830, Carlos X, tentou através de vários decretos a volta de uma monarquia absoluta. A pequena burguesia, sociedades secretas e o proletariado urbano proclamam uma 2° revolução francesa contra o rei. Nesta revolução, 32 patrióticos combatentes foram mortos e enterrados no mesmo local das múmias.
Essa revolução levou a destituição e banimento do rei Carlos X e tomou posse, no seu lugar, um primo liberal, progressista e constitucionalista chamado Luis Filipe I.
A paz reencontrada, Luis Filipe I, em 1831, comemorando o 1° aniversario deste acontecimento, ordenou que fosse construída no centro da Praça da Bastilha uma sepultura em homenagem a estes mortos.
Uma Coluna de bronze, a Colonne de Juillet, juntamente com uma grande sepultura na sua base se transformaram em moradia definitiva para 504 heróis revolucionários exumados por toda parte de Paris.
Em 1940, a cave é aberta para uma restauração e uma nova contagem dos mortos é feita. Surpresa geral, dois corpos a mais se juntaram ao número oficial. Depois de algumas análises, descobriu-se serem as múmias enterradas nos jardins do Louvre alguns anos antes. Assim sendo, duas múmias de mais de 3.000 anos, recebem até hoje homenagens patrióticas como verdadeiros heróis da liberdade e da democracia francesa.
Quanto às outras múmias, ninguém sabe se foram encontradas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Pedro Troncoso
Doação? Não me faz rir! Franceses são saqueadores e ladrões contumazes, estudem um pouco de historia por favor.
Aníbal Mourão Ferreira.
Só hoje (02/03/2016) fiquei sabendo pelo wikipedia que o obelisco de Paris, foi presente do Egito, e não saque da invasão napoleônica.
Manuel Rodrigues
procuro Studio bom , limpo e barato pra mim e minha mulher para o período de 08 a 15 maio deste ano.
Rodrigo Lavalle
Manuel, nós não alugamos imóveis mas indicamos a empresa ‘À la Parisienne’: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/aluguel-de-apartamentos/a-la-parisienne/. Eles possuem uma série de apartamentos para locação. Escreva para o Vinícius no email: [email protected].
Abraços.
Armando Soares
Estive várias vezes no Louvre: entre antiguidade clássica e pintura foram várias manhãs / tardes.
No último fim de semana fiz uma visita guiada pelo TOM – guia do Louvre e de Versalhes.
Numa manhã aprendi mais do que nas 4 ou 5 visitas anteriores: foi quando conheci a correcta história do obelisco que afinal não foi roubado por Napoleão!
Recomendo que visitem o Louvre com o TOM: o homem é uma enciclopédia ambulante de história.
Vale o que custa !
Mariana Soares
Otimo texto! Pelos vistos, não sou apenas eu que achava que era relíquia dos saques napoleônicos!
José Rodrigues
Também tinha ouvido as versões de que era um saque napoleônico e que era doação, achei que as versões variavam de acordo com quem contava francês ou estrangeiro.
De qualquer forma é lindo assim como o entorno.
O escriba é um amigo de infância dos livros que tive o gosto de encontrar no Louvre.
Arimar França
Já que o post é de cultura, alguém poderia indicar uns sites onde eu encontro informações sobre cursos de francês na França, especificamente em Paris? Pretendo voltar para lá a partir de abril de 2013.
Lina
Arimar
Publico amanhã artigo sobre curso de francês em Paris.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Gostei muito do post! e aprendi um bocado também…o escriba com seus olhos atentos e a incrível história das múmias.