História em quadrinhos do Castelo de Versailles? Claro, esta é uma das formas de atrair a atenção de jovens – e adultos – para a História do país e de iniciá-los ao amor e respeito aos monumentos que a encarnam.
Foi assim que nasceram três albuns de história em quadrinhos do Castelo de Versailles: dois em francês e um em francês e japonês.
Em 2002, o Castelo de Versailles assinou uma parceria com o maior editor de comics da França – Glénat – para a criação das duas primeiras revistas de desenho em quadrinhos sobre a história de Versailles.
História do Castelo de Versailles em quadrinhos
O primeiro, “Le Crépuscule du Roy”, começa descrevendo a pompa da corte do Rei da França com festas, bailes e intrigas amorosas entre flores e fontes. Aos poucos, uma incrível realidade aparece: os moradores do castelo são livres? Podem sair do castelo? Quem são estes personagens chamados Roberts, misteriosos servidores idênticos, eficazes e discretos?
História do Castelo de Versailles em quadrinhos
O segundo, “L’Ombre de la Reine”, relata a visita – nos dias de hoje – de jovem pintor americano ao Castelo de Versailles. Durante a visita, ao observar uma quadro reproduzindo Maria Antonieta ele perde os sentidos e acorda, três séculos atrás, diante da verdadeira rainha.
Com o terceiro album o Castelo, desta vez, deseja aumentar seu potencial de atração frente aos japoneses, considerados, aliás, como loucamente apaixonados por Versailles e Marie Antoinette.
História do Castelo de Versailles em quadrinhos
Assim foi lançado, dia 21 de setembro 2016, o manga “Marie Antoinette, la jeunesse d’une Reine” assinado por Fuyumi Soryo e publicado por Glénat e o editor japonês Kodansha.
Viena, 1770, Antoinette, filha da imperatriz Marie Thérèse, parte para a França para viver com seu esposo, Louis Anguste. Eles não se conhecem ainda, portanto se casaram e juraram fidelidade na tarefa de reconciliar suas duas nações. Após rápida apresentação, Antoinette se encontra no interior de um mundo complicado e diferente do seu: a corte de Versailles. É neste ambiente quase hostil que ela aprenderá a conhecer a personalidade do seu marido e futuro rei da França.
Este comics foi publicado durante a exposição da Mori Arts Center Gallery de Tokyo chamada “Marie Antoinette, uma rainha em Versailles”, organizada pelo Castelo de Versailles e Nippon Television.
História do Castelo de Versailles em quadrinhos
A autora, Fuyumi Soryo, se inspirou em quadros da época, nas roupas da corte francesa do século 18 conservadas no Kyoto Costume Institute e na sua estadia de três semanas em Versailles, quando foi guiada e aconselhada pelo conservateur chef do castelo.
Com este novo album, por um lado os japoneses descobrem sob uma outra forma a história da França e por outro os franceses possuem uma outra imagem do manga japonês.
Uma bela lembrancinha de Paris para aqueles que conhecem o idioma francês.
Editora Glénat, clique aqui.
Você pode também comprar estes três albuns pela Amazon.com.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Alcilene M. de Sousa
E.T. Ja chegou nas livrarias brasileiras?
Rodrigo Lavalle
Alcilene, infelizmente não.
Alcilene M. de Sousa
Bom dia CP. Existe esse livro em portugues?
Rodrigo Lavalle
Alcilene, infelizmente não.