Não sei se vocês sabem, mas a França, na pessoa do Marquis de La Fayette, atravessou o Atlântico com o navio Hermione, em 1780, para ajudar os americanos na luta contra a tutela britânica.
Admiro estes projetos loucos exigindo energia, tempo e somas colossais para serem executados. Sobretudo se eles não possuem uma finalidade social evidente e admiramos, no início, simplesmente o gesto e a idéia.
Hermione foi o barco com a qual La Fayette fez a travessia do oceano. Mais tarde, em 1793, após participar de várias batalhas, o Hermione naufragou na costa francesa. Em 1984, seus restos foram encontrados. Somente a âncora e dois canões foram recuperados e expostos no castelo dos Duques de Bretagne, na cidade de Nantes.
A idéia da reconstrução do Hermione nasceu em Rochefort, onde ele foi construído em 1778. Foram necessários 18 anos para a reconstrução deste três mastros histórico.
Este empreendimento colossal foi financiado pela Estado, sponsors e mecenas. Ele contou também com a contribuição de milhões de pessoas que, durante estes 18 anos, compraram o ticket para a visita do estaleiro.
Dia 18 de abril 2015, Hermione levantou âncoras com destino a América do Norte. E, dia 5 de junho, após se anunciar com 21 tiros de canhões, ele acostou no porto de Yorktown, sua primeira etapa americana. Nesta cidade, as tropas americanas e francesas ganharam uma batalha decisiva contra os ingleses. Em seguida, o Hermione repartirá para mais algumas escalas entre elas Filadélfia e Boston.
A viagem foi financiada 50% pelos americanos, sobretudo pela associação Friends of Hermione La Fayette in America, cujo presidente de honra é o antigo secretário de Estado Henry Kissinger.
Além da beleza do barco, por que reconstruir o Hermione? Ele é sem dúvida alguma um elemento do patrimônio marítimo. E a sua reconstrução ajudou o desenvolvimento econômico e cultural de toda a região.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Jessica Costa
onde será que ele vai ficar depois de toda essa empreitada ? frança? EUA?
Mauricio Christovão
Belo relato!!! Na Primeira Guerra existiu uma Esquadrilha Lafayette formada por aviadores voluntários americanos que junto com os franceses combateram os alemães mesmo antes da entrada dos EUA na guerra, em 1917.
Lucia Carneiro
Esta beleza de fragata de guerra, Hermione comandada pelo Marquis de Lafayette levava dinheiro, homens e armas para ajuda a General George Washington na luta pela liberdade do domínio britanico na America do Norte.
Parece que esta réplica em tamanho real levou 17 anos para ser feita com os critérios de exigência à embarcação original. Estas artes me emocionam!
Simplesmente o máximo!