Os parisienses recebem com frequência. Nada de jantares complicados com receitas que exigem horas de trabalho. Normalmente a refeição é preparada pelos donos da casa e conheço muitos homens que são responsáveis pela cozinha.
As fotos abaixo ilustram um estilo de vida e descrevem um jantar na casa de amigos um domingo do mês de junho. Todos chegaram respeitando os protocolares 15 minutos de atraso. Após aperitivo rápido, que dura no máximo uma hora, o jantar foi servido.
Belo apartamento perto da praça de Ternes.
Enquanto nossa amiga serve o aperitivo na sala, o dono da casa prepara postas de peixe na manteiga. Os pratos de porcelana são aquecidos no forno em baixa temperatura.
Durante todo o jantar foi servido champagne Ruinart Rosé ou vinho branco.
Após o prato principal, peixe e batatas cozidas, uma salade de alface e um plateau de queijos.
Como sobremesa, uma deliciosa torta de chocolate comprada no famoso traiteur de Ternes, a Maison Pou.
Cafezinho e pronto.
O aperitivo é uma fase relativamente rápida se comparada com os hábitos brasileiros. Ele é somente uma introdução onde somos apresentados aos outros convidados ou reencontramos velhos amigos. Os amuse gueules são leves como tomates cereja, azeitonas e castanhas. O momento nobre é o do jantar servido com calma. Entre os diversos serviços os franceses fazem uma pausa e esticam o tempo e o prazer da companhia, do vinho e da refeição. As receitas são simples para não complicar a vida dos donos da casa e o fundamental é a qualidade dos produtos.
Eu me adapto bem a este esquema de horários precisos, aperitivos curtos e refeições prolongadas. Na minha Minas Gerais o horário de chegada é largo, come-se e bebe-se durante três ou quatro horas antes das refeições e quando, enfim, alguém anuncia “o jantar está servido” já estou com vontade de voltar para casa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
94 Comentários
marcello brito
Voltando a ler alguns apartes rudes aqui e ainda com as lembranças quentes do On The Road que vi ontem, me lembrei de um famoso monologo que Tennessee Willians colocou na boca acho que de Geraldine Page em Doce Passaro da Juventude, e que diz algo como “a grande diferença entre as pessoas neste mundo não é entre quem é rico ou pobre, inteligente ou burro, bom ou mau. É entre quem tem ou teve prazer no amor e quem nunca teve prazer no amor, porque este apenas observou, e observou o outro e a diferença com inveja, inveja doentia!!”
Lina
Marcello
Grande Marcello.
Madá
Gostei muito do post. Eu, como turista, não tenho acesso a esse tipo de informação (a não ser em filmes e livros) e acho muito legal ver como funciona. Acho no mínimo bacana, se ter uma “certa ideia” de quando a comida será servida 🙂 Já saí de alguns almoços/jantares no Rio por não conseguir mais aguardar a refeição, mesmo com o papo divertido. Também gostei de não ter que preparar 3 opções de pratos principais (ao se oferecer um jantar/almoço) para satisfazer quem não come peixe, quem não come carne, quem não come porco e por aí vai. Pareceu tudo de fato simples, prático, prazeroso e sofisticado. Porém, não sei se acharia monótono se fosse sempre assim.
Jane Curiosa
: A gentileza é a elegância da inteligência. Não sei quem disse isso,mas para mim é algo gravado em pedra.
vania
Moro em Paris a nove anos e vou discordar deste post. Sou carioca e detesto o formalismo francês. Me sinto muito mal em jantares de franceses e os acho chatissimos com toda aquela burocracia, tudo muito certinho…na realidade não sabem se divertir!!! Viva o Brasil!!!!
eymard
Passando tarde. Mas em tempo de dizer que se “em Roma, como os romanos”, em “Minas, como os mineiros”, em Paris…bem…em Paris “como os parisienses”. Mas as grandes cidades também são cosmopolitas. Nao se recebe igual na capital e em pequenas cidades do interior. Seja nas Minas Gerais ou em Paris. Mas tudo que eu queria dizer, Marcello Brito disse antes e melhor do que eu. Lina, o post esta uma delícia. Está certo que não tem pao de queijo, mas essa saladinha estava ótima. E do café da manhã até a ceia, rendeu um “largo” papo regado com todo o tipo de comida e (des)tempero!
Rosana
Tenho a alegria de participar de uma refeição como esta anualmente na cidade de Torcy onde mora uma querida família francesa e a praticidade e a qualidade dos produtos é o que tem o lugar à mesa . Me encanta a participação de todos os membros da família !
Mauricio Christovão
Post com comida e barraco sempre rende muitos comentários…Quanto à culinária mineira, somos fãs(Mme S. e eu) e nas nossas andanças por lá sempre procuramos provar as variações locais dos pratos tradicionais e dos queijos, uai!!!
Cláudia Oiticica
Excelente post, Lina! Os detalhes determinam uma cultura, mas o mais importante, sempre, é a hospitalidade dos que nos recebem. Aqui, na França, ou em qualquer lugar do mundo. Voilà!!
Claudia Faria Khouri
Sr Indignado Brasileiro, indigne-se com sua falta de educação!
Mallu Calixto
O melhor de conhecer outras culturas é exatamente conhecer suas peculiaridades. A boa educação dita que você deve agir de acordo com a cultura de seus anfitriões. Eu, mineira de almoços extendidos, particularmente, fui excepcionalmente bem tratada na França, acredito que boa educação, simpatia e elegância sempre geram resposta positiva em quem tem um mínimo dela.